Redução de custos em TI: 5 dicas essenciais
Devido à alta competitividade do mercado, grande parte das empresas adotam estratégias de redução de custos e de aumento da qualidade. Entretanto, o problema é que essa meta nem sempre é possível. Ela exige um esforço muito grande por parte dos gestores para uma efetiva redução de custos em TI.
Esse tipo de dificuldade acontece porque reduzir custos em TI e manter a qualidade dos serviços são dois objetivos empresarial. Porém, geralmente são tratados isoladamente nas empresas. Afinal, muitos acreditam que, para se alcançar um, é preciso abrir mão do outro.
Por esse motivo, a redução de custos em TI acaba se tornando um objetivo difícil de ser alcançado. Todavia, algumas estratégias podem ser aplicadas para reduzir o custo de forma considerável.
A seguir, algumas dicas imprescindíveis para aplicar a redução de custos em TI na sua empresa:
1. Faça uma auditoria de software
As licenças de software costumam ser caras, por isso uma auditoria vai ajudar a identificar qual o rendimento que cada sistema gera. Dessa forma, sua empresa poderá eliminar os sistemas que exigem um alto investimento e que não condizem com o retorno esperado.
2. Avalie a produtividade da equipe
Em tempos de redução de custos tudo deve ser avaliado. Principalmente, no que diz respeito à produtividade das equipes. Por isso, é recomendável realizar análises periódicas para entender como está o fluxo de trabalho e de entrega dos colaboradores. Além disso, tente identificar quais são as causas das quedas no rendimento.
Outros fatores que comprometem e causam interrupções do trabalho também devem ser levados em consideração. Entre eles: queda de energia, reinicialização de sistemas, atualização de softwares, entre outros problemas que costumam interromper as rotinas de trabalho. Assim, ter essas informações ajudará a definir as melhores estratégias para superar essas dificuldades.
3. Analise os fornecedores para uma efetiva redução de custos em TI
Empresas que atuam há muitos anos com o mesmo fornecedor pode ter contratos com valores altíssimos e que não são necessários.
Por isso, faça uma análise dos fornecedores da empresa, quais os serviços que oferecem e se são realmente utilizados no negócio. Assim, reduzir o número de fornecedores e centralizar os serviços em menos prestadores pode ser uma solução.
4. Automatize os processos
Diversas atividades manuais exigem muito esforço, dedicação, atenção e tempo de um colaborador. Por isso, processos que podem ser automatizados tornam o trabalho em equipe mais estratégico e objetivo.
Automatize as atividades operacionais que exigem alto grau de repetição. Assim, você vai gerar economia de tempo e custo. E ainda vai eliminar erros humanos e conquistar melhor qualidade nas entregas.
Além de impactar diretamente na produtividade, quando processos são automatizados, se torna mais fácil identificar os gargalos e diagnosticar falhas.
5. Invista na Cloud Computing
Especialistas afirmam que a Cloud Computing pode reduzir até 25% dos custos das empresas. Para Mark Hurd, CEO da Oracle, as empresas podem economizar até US$ 300 bilhões por ano, depois que migrarem suas infraestruturas de TI para a Cloud.
O serviço impacta especialmente em:
- Despesas de manutenção e investimento com hardware e software: ao contratar a nuvem, a empresa não precisará mais investir em equipamentos que ocupam espaço e precisam ser trocados;
- Armazenamento que por ser feito de forma remota: a empresa não terá que contar com um espaço adequado para receber os servidores;
- Economia com o investimento e a manutenção de uma infraestrutura de TI: a empresa não terá custos com data centers, máquinas, eletricidade, ambiente adequado e segurança;
- Manutenção de uma grande equipe de TI com profissionais exclusivamente técnicos: a responsabilidade de administrar e manter o serviço será do fornecedor. Com isso, os profissionais de TI podem se especializar em áreas mais estratégicas;
- A produtividade terá um impacto positivo: sempre que houver qualquer instabilidade na rede da empresa, os profissionais continuarão acessando os servidores de qualquer dispositivo.
- Investimentos em licenças e outras despesas fixas também serão eliminados: com a Cloud Computing, a empresa paga por aquilo que utilizar. Ou seja, não precisará manter serviços e equipamentos, que não estão proporcionando escalabilidade para o negócio apenas para manter contratos.
A Cloud é uma solução que oferece diversos benefícios que impactam não só na redução de custos da área de TI. Mas não apenas nisso, também em diversos processos da empresa. Porém, para isso, é importante contar com fornecedores especializados no mercado.
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