FWC Group

BLOG

4 maiores tendências em Cloud Computing até 2025

4 maiores tendências em Cloud Computing até 2025

tendencia-cloud

 

Atualmente, conhecer as tendências em Cloud Computing é uma necessidade imperativa para as empresas. Isso porque essa tecnologia oferece várias vantagens. Seja na forma como armazenam seus dados ou como protegem suas informações, a computação em nuvem está beneficiando todos os negócios em todos os setores.

 

Mas, não para por aí. Novas soluções baseadas em nuvens estão surgindo com frequência. Por isso, as empresas precisam se preparar, desde já, para incorporar as novas ferramentas e desfrutar de todos os benefícios que essa tecnologia pode oferecer.

 

A seguir, confira algumas das maiores tendências em Cloud Computing até 2025!

 

1. Desenvolvimento da Internet de Tudo (IoE)

Provavelmente, você já está familiarizado com o termo Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT). Com inovações contínuas em análise de dados, em tempo real, e na computação em nuvem, cada vez mais você irá ouvir falar de outro termo – Internet de Tudo ou Internet of Everything (IoE).

 

A computação em nuvem terá um papel fundamental no desenvolvimento da IoE. Isso porque esse processo possui grande dependência com a forma com que como as pessoas, processos, dados e coisas estão sendo conectadas. Com uma infraestrutura já consolidada, a Cloud Computing será capaz de simplificar e impulsionar a IoE e todas essas interações.

 

2. Integração entre nuvem e inteligência artificial

Uma das principais tendências em Cloud Computing, desde 2017, é uma maior integração com outras tecnologias. Com o crescimento da Inteligência Artificial (IA), em diversas indústrias, é inevitável que sejam oferecidas várias soluções que englobem recursos dessas duas tecnologias.

 

Em outubro de 2018, a HTF Market Intelligence, empresa especialista em análise de mercado, divulgou um relatório afirmando que a IA deverá ter uma taxa de crescimento de 53% até 2023.

 

Assim, podemos constatar que a computação em nuvem é essencial para o crescimento da IA, já que a maioria dos tipos de hardware não possui recursos para executar seus aplicativos de maneira eficiente. 

 

A tecnologia Cloud Computing melhora a velocidade e a precisão do processamento da IA que, em contrapartida, pode ser usada para operar e gerenciar a computação em nuvem. À medida que cada setor cresce, ele permite que o outro também se expanda.

 

3. Serveless Computing

A computação sem servidor, também conhecida como serverless, ainda é relativamente nova no cenário tecnológico. Apesar disso, ela já é considerada um avanço que pode revolucionar a maneira como as empresas operam.

 

De maneira resumida, trata-se de um tipo de serviço em nuvem no qual os provedores gerenciam aplicativos e distribuem recursos para as empresas conforme sua necessidade. Um dos seus diferenciais é que a cobrança é feita de acordo com a quantidade de vezes em que o serviço é utilizado, o que pode significar redução de custos em períodos com baixa atividade.

 

A computação sem servidor tem como objetivo economizar quantidades significativas de tempo, dinheiro e recursos, hospedando, executando e gerenciando as principais aplicações de um negócio. 

 

4. Popularização dos Cloud Brokers (corretores de nuvem)

À medida que as opções de serviços em nuvem aumentam, simultaneamente, também crescerá a necessidade de provedores de serviços que possam auxiliar as organizações na tomada de melhores decisões. Os chamados Cloud Brokers (ou corretores de nuvem) desempenham esse papel, ou seja, ajudando a decidir quais os melhores serviços de nuvem e qual a infraestrutura certa para cada empresa.

 

Embora esse segmento já exista há alguns anos, ele se expandirá e se popularizará, conforme as outras tendências em Cloud Computing forem se concretizando. A FWC, além de prover soluções em TI e em nuvem, também atua como Cloud Brokers, oferecendo uma gestão completa para as empresas.

 

Esteja atento às tendências em Cloud Computing

Você acabou de conhecer algumas tendências em Cloud Computing. No entanto, este é um mercado em que inovações surgem a cada momento. E uma das poucas certezas que se pode ter é que esta tecnologia continuará se expandido e trazendo diversos benefícios para as empresas.

 

Por isso, é importante analisar todos as soluções que são apresentadas e entender se elas podem ajudar o seu negócio a aumentar a produtividade, a segurança e a reduzir custos.

 

Além disso, se algumas dessas tendências em Cloud Computing lhe interessam, você deve começar a pesquisar mais sobre elas e a preparar sua empresa para a adoção futura.

 

Gostou do conteúdo de hoje sobre tendências em Cloud Computing? Se sim, então, você vai gostar deste também  com dicas sobre redução de custos em TI! Aproveite também para baixar o nosso material abaixo:

tendencia_cloud