FWC Group

BLOG

5 dicas de inovação em gestão de TI essenciais para sua empresa

5 dicas de inovação em gestão de TI essenciais para sua empresa

gestao-de-ti

Os gerentes de TI de hoje precisam fazer mais do que apenas ajudar a reduzir os custos de suas empresas. A tecnologia da informação é cada vez mais o motor que impulsiona a transformação, aumentando o valor de produtos e serviços. A inovação na gestão de TI é, portanto, uma necessidade e um posicionamento estratégico na condução dos negócios.

A inovação é importante, em suma, porque permite que uma empresa mantenha a competitividade no futuro. Mas, não é só isso. Confira a seguir outros 5 motivos para apostar nessa estratégia!

1. Sua empresa preparada para crescer

Escalabilidade é a palavra de ordem no mundo dos negócios. Diante da dinamicidade das operações, as empresas precisam estar preparadas para mudanças repentinas em sua carga de trabalho.

Além disso, respostas rápidas são necessárias, ou seja, qualquer minuto de inatividade ou lentidão pode significar a perda de muitas vendas.

Nesse sentido, a tecnologia cloud computing é indispensável para empresas que desejam contar com soluções escaláveis e estar preparadas para mudanças. Não se trata apenas de software como serviço (SaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

Estas soluções, obviamente, são facilitadoras rápidas e relativamente baratas para o crescimento corporativo. No entanto, um dos principais ganhos da nuvem é permitir que grupos de TI atendam a empresa de maneira estratégica.

gestão-de-ti

2. Aumento da produtividade com gestão de ti

Se sua equipe de TI está atolada e luta para dar conta das tarefas, é hora de ser mais produtivos. E isso, na grande maioria dos casos, só é possível com o auxílio da tecnologia.

Investir em automatização de processos é uma forma eficiente de reduzir a carga de trabalho manual e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Por isso, é importante entender os fluxos de trabalho, identificar pontos de melhoria e buscar soluções que ajudará melhorar os processos.

3. Criação de uma infraestrutura hiperconvergente

Hiperconvergência é uma estrutura de TI que combina armazenamento, computação e rede em um único sistema. Ou seja,  em um esforço para reduzir a complexidade do data center e aumentar a escalabilidade.

As plataformas com hiperconvergência incluem um hypervisor para computação virtualizada, armazenamento definido por software e rede virtualizada. Assim, normalmente são executados em servidores padronizados e prontos para uso.

Contar com parceiros especializados que ofereça ferramentas de gerenciamento e virtualização é essencial no processo de inovação na gestão de TI. Isso ajuda a criar uma infraestrutura projetada para ser mais flexível e mais simples do que a utilizada no modelo corporativo tradicional.

4. Alta disponibilidade, desempenho e segurança na gestão de ti

Esses são os três pilares de sustentação dos negócios na era digital. Por isso, a inovação na gestão de TI deve estar focada nesse propósito.

Dessa forma, é preciso contar com uma infraestrutura flexível que suporte a incorporação de novas ferramentas.

Acima de tudo, para que a empresa consiga responder de forma tempestiva às mudanças que ocorrem nos negócios.

Além disso, é preciso contar com profissionais que ajudem a identificar às necessidades da empresa e proponham soluções para o problema.

gestão-de-ti

5. Criação da cultura da inovação na gestão de TI

Para que a inovação tenha sucesso, a cultura deve mudar para acomodar o risco e a incerteza que acompanham esse processo.

Por exemplo, várias alavancas importantes podem ajudá-lo nesse propósito, incluindo o comprometimento da alta administração, comunicação eficiente, treinamento e métricas.

No entanto, é importante envolver todas as equipes nesse processo. Um estudo da PWC realizado em 44 países demonstrou que 60% das inovações nos negócios foram baseadas em iniciativas dos colaboradores.

Isso demonstra a importância de agregar a inovação ao DNA da empresa e oferecer ferramentas capazes de estimular ideias inovadoras.

Agora você já sabe porque a inovação na gestão de TI é essencial para manter sua empresa mais lucrativa e competitiva.

Se você gostou desse texto, também irá gostar de como a experiência do seu cliente  influencia no sucesso da sua empresa. Tenha uma boa leitura!