FWC Group

BLOG

5 tendências tecnológicas para as empresas em 2020

5 tendências tecnológicas para as empresas em 2020

 

Em um mundo cada vez mais tecnológico, onde diariamente surgem novas ferramentas para ajudar a otimizar a execução de tarefas e acelerar os processos já existentes em uma empresa, estar atento às novidades e tendências do mercado é fundamental para descobrir novas oportunidades de expandir seus negócios. Pensando nisso – e aproveitando que ano está apenas começando – separamos 5 tendências tecnológicas para 2020 que você precisa conhecer.

 

1. Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade há alguns anos, mas a aposta dos especialistas é que em 2020 ela ficará ainda mais inteligente e poderosa. Na última edição do CES (Consumer Electronics Show), realizado em Las Vegas no começo deste mês, ela estava presente em boa parte dos produtos que foram apresentados, do robô da Samsung ao espelho inteligente da LG. No dia a dia das empresas, a IA pode ser utilizada para automatizar processos, melhorar a experiência do cliente, otimizar seus esforços de marketing digital, tomar decisões de negócios baseadas em dados e assim por diante. Além disso, outra vantagem é que essas ferramentas estão se tornando bem mais acessíveis, permitindo que empresas de qualquer porte já possam tirar proveito dessa tendência.

 

2. Cloud Computing

A definição de Cloud Computing mudou drasticamente ao longo dos anos, graças ao seu constante crescimento e às suas inúmeras possibilidades de aplicação. De acordo com o portal alemão Statista, que disponibiliza dados coletados por institutos de pesquisa de mercado e de opinião, os investimentos em nuvem tiveram um aumento de cinco vezes ao longo da última década e devem aumentar ainda mais neste e nos próximos anos. Destaque para o mercado de ERP cloud, responsável por uma parte desse crescimento devido à constante necessidade de otimizar processos de negócios e gerenciar efetivamente a utilização de recursos em toda a empresa.

 

3. DARQ

Muitas empresas estão atualmente experimentando uma ou mais tecnologias DARQ, sigla que engloba as tecnologias de registro Distribuído (DLT), inteligência Artificial (IA), Realidade estendida (XR) e computação Quântica. Em muitas delas, por exemplo, a realidade estendida foi adotada como recurso para transformar a integração dos funcionários. Nesses locais, ao invés de fazer com que os novos funcionários leiam um manual de treinamento, eles usam a tecnologia para proporcionar uma experiência simulada, permitindo que o colaborador possa vivenciar uma situação para entender como funciona determinado processo.

 

4. Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT)  também é uma das tendências que vêm revolucionando o mundo dos negócios. A tecnologia inteligente ganha cada dia mais espaço em todos nichos de mercado – do varejo aos serviços de saúde, das finanças à logística e, neste ano de 2020, atingirá quatro componentes: sensores, redes (comunicações), análises (nuvem) e aplicativos, com diferentes graus de impacto. Nos EUA, por exemplo, a IoT e os dispositivos inteligentes já estão otimizando as métricas de desempenho das principais fábricas, cobrindo questões rotineiras de gerenciamento e aumentando a produtividade em cerca de 40-60%.

 

5. Big Data

Estima-se que, diariamente, sejam gerados mais de 2,5 quintilhões de bytes de dados em todo o mundo. E a previsão é de que esse número cresça exponencialmente a cada ano que passa. Logo, um dos maiores desafios atuais é conseguir processar e interpretar todos esses dados. Pensando nisso, as soluções de Big Data tendem a se tornar cada dia mais fundamentais para que as empresas consigam tomar decisões acertadas e sem perda de timing.

 

E como se adequar a tudo isso?

Bom, diante de tantas opções é fundamental saber como escolher a tecnologia mais adequada para as suas necessidades. Para isso, avalie seus sistemas atuais e identifique quais ineficiências podem existir em suas operações. Feito isso, é só pensar em como você poderia resolvê-las. Seguem alguns exemplos de questionamentos válidos:

  • É possível armazenar informações de forma mais segura e com economia de tempo?
  • Já pensou em ter seus dados e arquivos com alta disponibilidade de acesso e garantir que seu fluxo de trabalho seja otimizado? 
  • Existem obstáculos tecnológicos que podem ser eliminados, simplificando um processo complexo de assistência técnica para facilitar a resolução de problemas de TI?
  • Como reduzir seus custos com infraestrutura, sem perder a capacidade produtiva?

Além disso, você também pode baixar nosso checklist online, totalmente gratuito, e descobrir a real situação do seu ambiente de TI. Em caso de dúvidas, consulte nossos especialistas.

 

Um excelente 2020 para todos!!

 

 

checklist