FWC Group

BLOG

7 benefícios de contêineres na nuvem para os projetos de TI

7 benefícios de contêineres na nuvem para os projetos de TI

 

A tecnologia de contêineres na nuvem está moldando o futuro do desenvolvimento de software. Assim, causando uma mudança estrutural no mundo da computação em nuvem. 

 

Um contêiner consiste em tudo que um aplicativo precisa executar: o próprio aplicativo e suas dependências. Por exemplo, bibliotecas, utilitários, arquivos de configuração, todos agrupados em um pacote.

 

Os contêineres encapsulam apenas os recursos mínimos necessários para que um aplicativo seja executado e funcione como pretendido. Ou seja, permitindo executar software de maneira confiável quando movido de um ambiente de computação para outro.

 

Mas por que essa tecnologia está ganhando cada dia mais popularidade? Assim, vamos analisar melhor como ela funciona e os benefícios que pode trazer para sua empresa!

 

Como funcionam os contêineres na nuvem?

Contêineres na nuvem oferecem mecanismo de empacotamento lógico onde os aplicativos podem ser abstraídos do ambiente que realmente são executados.

 

Ou seja, esse desacoplamento permite que aplicativos baseados em contêiner sejam implantados de maneira fácil e consistente. Isso, independentemente do ambiente de destino ser data center privado, nuvem pública ou até o laptop pessoal de um desenvolvedor. 

 

Por isso, a conteinerização fornece uma separação clara de preocupações, pois os desenvolvedores se concentram em suas lógicas e dependências de aplicativos. Assim, equipes de operações de TI se concentram em implantar e no gerenciar sem se preocupar com detalhes do aplicativo. Ou seja, como versões de software e configurações específicas do aplicativo.

 

Por isso, para aqueles provenientes de ambientes virtualizados, os contêineres são frequentemente comparados com máquinas virtuais (VMs). Nesse contexto, você já deve estar familiarizado com as VMs: um sistema operacional convidado, como Linux ou Windows. Além disso, é executado sobre um sistema operacional host com acesso virtualizado ao hardware subjacente. 

 

Como as máquinas virtuais, os contêineres permitem empacotar seu aplicativo junto com bibliotecas e outras dependências. Consequentemente, fornecendo ambientes isolados para a execução dos serviços de software. 

 

Como você verá abaixo, as semelhanças terminam aqui, pois os contêineres oferecem uma unidade muito mais leve para os desenvolvedores. Além disso, ela agrega uma infinidade de benefícios.

 

Quais os benefícios dos contêineres na nuvem?

1. Independência da plataforma

Um grande benefício dos contêineres é sua portabilidade. Por exemplo, um contêiner agrupa aplicativos com tudo o que ele precisa para executar. Como arquivos de configuração e dependências. 

 

Isso permite que você execute aplicativos de maneira fácil e confiável em diferentes ambientes. Por exemplo, como a área de trabalho local, servidores físicos, servidores virtuais, testes, preparo, ambientes de produção e nuvens públicas ou privadas. 

 

Assim, essa portabilidade concede às organizações uma grande flexibilidade. Ou seja, acelera o processo de desenvolvimento e facilita a troca para outro ambiente ou provedor em nuvem, se necessário.

 

2. Eficiência e densidade de recursos

Como os contêineres não exigem um sistema operacional separado, eles usam menos recursos. Enquanto uma VM frequentemente mede vários gigabytes de tamanho, um contêiner geralmente mede apenas algumas dezenas de megabytes. Ou seja,  possibilitando a execução de muito mais contêineres do que as VMs em um único servidor. 

 

Como os contêineres têm um nível de utilização mais alto em relação ao hardware subjacente, você precisa de menos hardware, resultando em uma redução nos custos totais de TI.

 

3. Isolamento eficaz e compartilhamento de recursos

Embora os contêineres na nuvem sejam executados no mesmo servidor e usem os mesmos recursos, eles não interagem entre si. Assim, se um aplicativo falhar, outros contêineres com o mesmo aplicativo continuarão funcionando perfeitamente e não terão problemas técnicos. 

 

Então, esse isolamento também diminui os riscos à segurança: se um aplicativo for invadido ou violado por malware, os efeitos negativos resultantes não se espalharão para os outros contêineres em execução.

 

4. Velocidade: inicie, crie, replique ou destrua contêineres em segundos

Como mencionado anteriormente, os contêineres são leves e iniciam em menos de um segundo. Isso porque, não exigem uma inicialização do sistema operacional. Por exemplo, criar, replicar ou destruir contêineres também é apenas uma questão de segundos. Assim, acelerando bastante o processo de desenvolvimento, o tempo de colocação no mercado e a velocidade operacional. 

 

A velocidade aumentada também oferece grandes oportunidades para melhorar a experiência do cliente. Isso, permite que organizações e desenvolvedores ajam rapidamente, por exemplo, quando se trata de corrigir bugs ou adicionar novos recursos.

 

5. Escalabilidade garantida

Um grande benefício dos contêineres é que eles oferecem a possibilidade de escalar sua infraestrutura horizontalmente. Isso significa que você pode adicionar mais contêineres idênticos em um cluster para expandir. 

 

Com o dimensionamento inteligente, você executa apenas os contêineres necessários em tempo real, podendo reduzir drasticamente os custos de recursos e acelerar o retorno do investimento.

 

6. Simplicidade operacional

Ao contrário da virtualização tradicional, em que cada VM tem seu próprio sistema operacional. Nesse sentido, os contêineres na nuvem executam processos de aplicativos isoladamente do sistema operacional host subjacente. 

 

Isso significa que seu sistema operacional host não precisa de software específico para executar aplicativos. Assim, simplifica o gerenciamento do sistema host e a aplicação rápida de atualizações e patches de segurança.

 

7. Melhor produtividade para desenvolvedores

Uma infraestrutura baseada em contêiner oferece muitas vantagens, promovendo um pipeline de desenvolvimento eficaz. Como mencionado anteriormente, os contêineres garantem que os aplicativos sejam executados e funcionem conforme projetado localmente. 

 


Essa eliminação de inconsistências ambientais torna o teste e a depuração menos complicados e demorados. Pois há menos diferenças entre a execução do aplicativo no trabalho, no servidor de teste ou em qualquer ambiente de produção. 

 

O uso de contêineres na nuvem está crescendo. Não é à toa que gigantes como Google, Twitter e Netflix usam essa tecnologia há anos. Já que os contêineres oferecem muitos benefícios em comparação às máquinas virtuais.

 

A FWC oferece conteinerização com o Cloud Experience, uma nova experiência para o usuário com soluções personalizadas de acordo com cada demanda. Com a gestão da FWC, você terá suas aplicações acessíveis de qualquer lugar o tempo todo, aumentando a capacidade de entrega e a produtividade do seu time. 

 

E você, pronto para começar? Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas!

 

diagnostico_cloud_computing