FWC Group

BLOG

Alta disponibilidade em nuvem: o que as empresas de sucesso não contam para você!

Alta disponibilidade em nuvem: o que as empresas de sucesso não contam para você!

 

A tecnologia Cloud Computing surgiu há relativamente pouco tempo e se popularizou muito rapidamente entre empresas de todos os tipos e tamanhos. Essa rápida expansão não surpreende quando paramos para analisar todos os benefícios que essa tecnologia pode oferecer. Um dos seus carros-chefes, sem sombra de dúvidas, é a alta disponibilidade em nuvem.

 

Mas o que isso significa na prática? Como ter alta disponibilidade em nuvem pode fazer a diferença para a sua corporação? Por que ter alta disponibilidade se tornou um benefício tão desejado pelas empresas atualmente? Descubra a resposta para essas e outras perguntas a seguir!

 

O que vem a ser o conceito de alta disponibilidade em nuvem?

A alta disponibilidade é, em última análise, o santo graal da nuvem. Ele incorpora a ideia de acesso em qualquer lugar e a qualquer momento a serviços, ferramentas e dados e é a base das empresas modernas. 

 

A disponibilidade também está relacionada à confiabilidade: um serviço que funciona 24×7, mas fica constantemente instável não é considerado bom. Para se ter verdadeira alta disponibilidade na nuvem, seus serviços precisam não apenas estarem sempre ativos, mas também ter 99,2% de disponibilidade.

 

Vale ressaltar, nem todos os seus serviços em nuvem precisam estar disponíveis todo esse tempo. A disponibilidade de um sistema se torna mais importante à medida que o serviço se torna mais crítico.

 

Por que é importante ter alta disponibilidade?

A alta disponibilidade em nuvem foi projetada para preservar seu recurso mais valioso: o tempo. Cada segundo que seu sistema está inativo custa dinheiro a você e a seus clientes. Assim, a cada segundo que o administrador do sistema gasta resolvendo problemas custa ainda mais.

 

Como é possível alcançar alta disponibilidade em nuvem?

Talvez, o segundo ponto mais importante para alcançar a alta disponibilidade em nuvem seja o suporte técnico oferecido pelos provedores de Cloud Computing. 

 

No entanto, não basta ser um serviço disponível 24×7, ele precisa ter qualidade técnica para resolver qualquer tipo de problema rapidamente. Além disso, o provedor precisa atuar de forma preditiva, realizando monitoramento constante e solucionando incidentes antes que eles causem inatividades.

 

Isso nos leva ao ponto-chave para a garantia da alta disponibilidade em nuvem: a segurança! Esse é um aspecto extremamente amplo que envolve uma série de fatores, sendo que o monitoramento é um deles.

 

As principais causas de inatividade dos sistemas de TI nas empresas estão relacionadas aos incidentes de segurança e a desastres naturais. 

 

Vale lembrar que, no Brasil, quase 60% das empresas relatam sofrer ao menos um tipo de ataque de segurança por semana. Por isso, essa deve ser uma questão prioritária.

 

Diante desse cenário, a nuvem é extremamente eficaz para lidar com esse tipo de problema. Tudo começa com uma infraestrutura projetada para alcançar os mais altos padrões de segurança. Os melhores provedores contam com um sistema de redundância descentralizado de seus servidores, o que garante que seus serviços continuarão operantes mesmo se houver queda do servidor principal.

 

A importância do Cloud Backup

O Cloud Backup é outra solução que ajuda a proteger seus dados e a garantir a alta disponibilidade na nuvem. Assim, se você for vítima de um sequestro de dados ou sofrer com algum desastre natural, você poderá restaurar todas suas informações de forma rápida, garantindo que sua operação não seja impactada.

 

Os melhores provedores de nuvem, por exemplo, ainda contam com uma série de ferramentas capazes de proteger as informações da sua empresa contra a investida de cibercriminosos. Dentre as soluções podemos citar VPN, criptografia, firewalls, antivírus e o mais alto padrão de configuração de acesso.

 

Garanta a alta disponibilidade de acesso com a FWC

Agora que você já conhece a importância da alta disponibilidade e sabe como a nuvem trabalha para oferecer esse benefício para as organizações, você, provavelmente, deseja obter essas vantagens para sua empresa, correto?

 

A FWC, empresa com mais de 11 anos de experiência no mercado e com mais de 700 clientes em todo Brasil, oferece a alto disponibilidade para você!

 

Nossas soluções de nuvem são projetas sob medida para atender às necessidades da sua empresa, garantindo alto desempenho de suas aplicações, melhoria dos processos, redução de custo, alta disponibilidade e muito mais.

 

Não perca tempo e muito menos dinheiro! Entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas e tenha acesso às melhores soluções de nuvem do mercado!

 

 

diagnostico_cloud_computing