FWC Group

BLOG

Backup e Disaster Recovery: como a Cloud Computing contribui para segurança dos dados

Backup e Disaster Recovery: como a Cloud Computing contribui para segurança dos dados

Backup-Disaster-Recovery

 

Seus dados corporativos estão sob constante ameaças. Ataques cibernéticos, desastres, perdas devido ao mau funcionamento ou mau uso de hardwares são causas que podem comprometer sua empresa. Por isso, ter uma estratégia de backup e disaster recovery é essencial.

 

Isso, porque, qualquer minuto de inatividade pode causar a perda de clientes, oportunidades negócio e, claro, de receita. Portanto, não basta ter um plano de recuperação de dados. A solução adotada pela empresa precisa ser, acima de tudo, segura e rápida. Nesse sentido, a Cloud Computing tem muito a oferecer.

 

Confira a seguir como essa tecnologia pode ajudar as empresas a terem uma estratégia de backup e disaster recovery mais eficaz!

 

Disaster recovery: armazenamento seguro 

Para proteger seus dados, é preciso ter uma cópia de segurança armazenada em uma região geograficamente distante do seu Datacenter. Isso garante que, em caso de uma tragédia de grandes proporções, seus dados ainda poderão ser restaurados.

 

Essa recomendação, no entanto, nem sempre é seguida. Muitas organizações armazenam suas mídias de backup na própria empresa, expondo desnecessariamente seus dados ao risco de incêndio ou inundação.

 

Além disso, o tempo e o dinheiro que você precisa gastar para recriar podem ser caros demais. Não apenas em termos de perda de produtividade, mas também em termos de perda de receita e da confiança dos clientes.

 

Por outro lado, em uma estratégia de disaster recovery em nuvem, seus dados são transferidos para os servidores do provedor. Em seguida,  replicados em locais geograficamente distantes e seguros.

 

Dessa forma, não importa que tipo de desastre atinja sua organização, seus dados estarão seguros e poderão ser recuperados.

 

Backups: proteção de dados constante

Se um incidente acontecesse agora na sua empresa, você conseguiria recuperar integralmente todos os dados salvos nas últimas duas horas? Se você não contar com um solução em nuvem, provavelmente a resposta é não.

 

Pode parecer pouco tempo, mas você pode perder um dia inteiro de trabalho. Além disso, informações que não poderão ser recuperadas comprometerão a imagem de sua empresa.

 

Em soluções on premise, os backups acontecem no final do dia, para não comprometer o desempenho da rede e dos servidores. Dessa forma, muitas informações recentes podem ser perdidas, caso ocorra um incidente no meio do dia, por exemplo.

 

As soluções de backup e disaster recovery em nuvem resolvem esse problema. Transmitem automaticamente as alterações em arquivos e bancos de dados para os servidores do provedor de forma contínua ou programada.

 

Restauração rápida com backups

As organizações têm uma grande necessidade de dados em tempo real. Acessar desde arquivos de folha de pagamento e de clientes até e-mails e outros aplicativos importantes. Quando ocorre um desastre, você não pode se dar ao luxo de esperar horas e horas para recuperar seus dados.

 

Sua organização não pode arcar com o custo de tempo de inatividade, perda de receita e outras consequências. Por isso, é essencial contar com uma solução de backup e disaster recovery na nuvem. Asso, com ela é possível restaurar seus dados rapidamente. Tudo o que você precisa é de uma boa conexão com a internet.

 

Maior segurança

Backup-Disaster-Recovery

 

Com uma estratégia de backup on premise, além de se preocupar com os dados, você precisa salvaguarda das mídias físicas. Isso envolve o manuseamento, transporte para outras localidades e armazenamento em salas especiais.

 

Por maiores os cuidados, há sempre o perigo de roubo das mídias físicas, sem falar no risco de danificação.

 

Com uma solução de backup e disaster recovery baseada na nuvem, você não precisa se preocupar com essas questões.

 

Os melhores provedores de soluções em nuvem oferecem diversas ferramentas de segurança, tais como criptografia, VPN, firewall, antivírus, entre outras.

 

Além disso, ao usar um provedor de Cloud, como a FWC, você está aproveitando sua experiência em garantir a segurança na nuvem e em fornecer acesso ininterrupto a todos os seus dados. Você obtém vantagens competitivas significativas aproveitando a tecnologia, a infraestrutura e a escalabilidade mais recentes que uma solução de backup em nuvem pode oferecer.

 

Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto, clique aqui e descubra o que a FWC pode oferecer para sua empresa em matéria de segurança na nuvem!