FWC Group

BLOG

Banco de Dados em Compliance: entenda porque é importante!

Banco de Dados em Compliance: entenda porque é importante!

Investir na licença de banco de dados evita uma série de prejuízos que podem ser catastróficos

Como sua empresa cuida dos dados e informações importantes e vitais para o seu funcionamento? Considerado o petróleo do novo século, os dados são os ativos mais importantes que uma empresa possui e, sem eles, os prejuízos são incalculáveis.

Cuidar dos dados da sua empresa não é uma tarefa simples. Mas existe um passo fundamental que você precisa se atentar para garantir que tudo esteja em conformidade e com a segurança necessária para a sua atuação: a Compliance do seu Banco de Dados.

O que é Compliance?

Compliance é o termo em inglês para a palavra “conformidade” que significa que determinada empresa encontra-se regularizada com relação a algo. Na nossa realidade, significa que a empresa X possui uma licença válida para o uso de determinado sistema de Banco de Dados.

Para que serve?

Estar em Compliance, significa que está sendo feito o uso de um software genuíno, com todos os entregáveis previstos em contrato. Também significa que a empresa provedora do software está ciente que sua aplicação está sendo utilizada e está à disposição para qualquer tipo de suporte necessário.

Não estou em Compliance, corro riscos?

SIM. E muitos!

Em primeiro lugar, o uso de softwares piratas implica multas. Caso a empresa desenvolvedora perceba que está sendo feito o uso de uma cópia pirata, ela pode aplicar sansões com base na lei que vão custar um bom dinheiro da sua empresa.

Em segundo lugar, sua empresa corre o risco de a qualquer momento perder o acesso e todos os dados que estão aplicados no software não licenciado. Afinal de contas, não existe nenhuma garantia de pleno funcionamento por conta da empresa que desenvolveu a aplicação. E o pior, sua empresa não terá a quem recorrer no caso de alguma falha. É uma verdadeira catástrofe.

E em terceiro lugar, vale a pena lembrar que a LGPD está em vigor. Trata-se de mais um mecanismo para garantir a segurança dos dados que a sua empresa possui e no caso de um vazamento, sua empresa também será responsabilizada e pode arcar com multas de até 2% do faturamento anual.

Não deixe que o barato saia mais caro!

A única “vantagem” de um software pirata é o seu baixo valor com relação ao praticado para se adquirir um software licenciado. Mas depois de tudo o que foi dito e depois de entender todos os riscos de se utilizar um banco de dados sem estar em Compliance, será que vale realmente a pena arriscar? Nós temos certeza que não!

Economia de verdade

Mas se a economia é uma das suas preocupações, você pode entrar em contato com a FWC, contamos com soluções em Cloud e Banco de Dados dentro da legalidade, com todas as garantias de funcionalidade e segurança e que também podem proporcionar uma grande redução de custos para o seu ambiente de TI. Assim você terá um ambiente seguro, performático, em Compliance e ainda vai poder economizar de verdade.

Acesse o material banner e entenda como nossas soluções podem te ajudar.