FWC Group

BLOG

Banco de dados na nuvem: qual a vantagem para sua empresa?

Banco de dados na nuvem: qual a vantagem para sua empresa?

Você já deve ter lido ou ouvido falar que migrar para cloud é uma tendência dos negócios. No entanto, ter seu banco de dados na nuvem não é apenas mais uma moda no mundo corporativo, é uma forma estratégica de redução de custos e de gerenciamento de recursos valiosos de maneira escalável e eficiente.

Atualmente, as organizações criam uma enorme quantidade de dados e informações continuamente. Cada um desses dados é fundamental para entender o mercado em que elas atuam, seus produtos e os clientes em potencial que desejam alcançar.

Para o sucesso dos negócios, é importante contar com ferramentas para organizar os dados coletados de forma otimizada, além de tê-los facilmente acessíveis a todo momento. Assim, é possível transformá-los em uma poderosa vantagem competitiva e de diferenciação da concorrência. Continue a leitura para saber mais!

Banco de dados mais adequados para a nuvem

Ter o banco de dados na nuvem é importante, no entanto, é preciso optar por uma solução completa, na qual seja possível agregar novas funcionalidades e ferramentas de gestão.

Algumas soluções de banco de dados na nuvem possuem baixa escalabilidade, uma vez que não foram projetadas nativamente para este tipo de ambiente.

Nesse sentido, vale mencionar o Database em nuvem da Oracle como uma boa alternativa. Essa solução permite que desenvolvedores e profissionais de TI ampliem, conectem e protejam aplicativos em nuvem.

Além disso, a abordagem completa e integrada da Oracle facilita para as empresas que desejam começar a usar a nuvem e possibilita a expansão à medida que o negócio cresce.

Gerenciamento do banco de dados na nuvem

Em um DBaaS padrão, por exemplo, o provedor mantém a infraestrutura física e o banco de dados, deixando o gerenciamento a cargo do cliente.

Por outro lado, contratar um serviço de hospedagem gerenciada, no qual o provedor executa o gerenciamento, monitoramento, instalação e configuração do seu banco de dados é uma ótima alternativa.

Essa opção pode ser especialmente atraente para empresas de pequeno e médio porte, que precisam de um banco de dados para armazenar e gerenciar suas informações valiosas. Isso porque, geralmente, essas empresas não têm a experiência adequada ou uma equipe de TI robusta o suficiente para gerenciar essa operação de maneira ideal e profissional.

Benefícios do banco de dados na nuvem

Em comparação com os bancos de dados tradicionais, o modelo de banco de dado na nuvem, também conhecido como Database as a Service (DBaaS) apresenta algumas particularidades.

Em suma, ele é um serviço de assinatura paga no qual o banco de dados é executado na infraestrutura física do provedor de serviços. Dentre as vantagens desse modelo, as principais são:

Eliminação de infraestrutura física

Em um ambiente de banco de dados na nuvem, o provedor é responsável pela manutenção e disponibilidade dos dados. Ou seja, toda a infraestrutura necessária é de responsabilidade do provedor. No entanto, os dados estão sempre acessíveis, como se estivem armazenados em um Datacenter local.

Redução de custos

Por meio da eliminação de uma infraestrutura física e operada por um departamento de TI, economias significativas podem ser obtidas com redução de hardware, de pessoal, menor custo de energia elétrica e uma quantidade menor de espaço físico necessário.

Escalabilidade

Se o tamanho do banco de dados tiver uma demanda variável, devido a picos comerciais sazonais ou picos inesperados na demanda, o provedor pode oferecer rapidamente capacidade adicional com base em taxas, desempenho e largura de banda.

Em uma infraestrutura tradicional, você provavelmente precisaria esperar semanas ou meses até concluir a  aquisição e instalação de recursos adicionais de servidor, armazenamento ou comunicação.

Conhecimentos especializados

Hoje em dia, encontrar especialistas em bancos de dados pode ser difícil e torna-se proibitivo mantê-los como parte de sua equipe. Em um ambiente DBaaS gerenciado, o provedor pode atender milhares de clientes e, portanto, manter e reter talentos é economicamente possível para eles.

Queda dos preços

Com os grandes e contínuos avanços em tecnologia, dentro de um mercado intensamente competitivo entre os principais provedores de serviços, os preços da chamada cloud computing passam por uma recalibração contínua.

Banco de dados na nuvem: um caminho sem volta

A migração do banco de dados para a nuvem é um caminho sem volta. Cedo ou tarde, as empresas que desejam ter maior eficiência e competitividade nos seus negócios terão que adotar essa solução. Por isso, quanto antes isso for feito, melhor. No entanto, esse passo deve ser dado com cautela e segurança, por isso, contar com serviços especializados e um banco de dados adequado para a nuvem é essencial.

Se você gostou deste conteúdo, vai gostar deste também sobre as 4 vantagens de migrar seu ERP para cloud. Boa leitura!