FWC Group

BLOG

Base de homologação: o que é e como ela pode ajudar a sua empresa?

Base de homologação: o que é e como ela pode ajudar a sua empresa?

O segmento de TI é extremamente dinâmico. A velocidade com que surgem novas tecnologias, produtos e serviços é cada vez maior. As empresas que desejam se manterem competitivas precisam estar atentas a essas novidades. E, por isso, é preciso ter uma base de homologação para testar essas novas tecnologias. 

Essas novas soluções tecnológicas, na maioria das vezes, são capazes de agregar maior segurança, melhorar a produtividade e reduzir custos. Uma base de homologação é muito importante para que as empresas consigam usufruir de todos esses benefícios.

Isso porque, para garantir o bom funcionamento de novas aplicações, é preciso testar levando em consideração as características da infraestrutura de TI. Continue a leitura para saber mais!

O que é base de homologação?

Uma base de homologação pode ser uma cópia do ambiente de produção, independente e semelhante em termos de localização, carga de banco de dados. Isso possibilita testar com precisão e definir padrões para liberar novos recursos na produção com um alto nível de confiança.

Esse ambiente é usado, entre outras coisas, para testes de carga e desempenho, teste de carga e desempenho da aplicação, ao mesmo tempo em que avalia o uso dos recursos do hardware como memória, CPU e disco.

Acesse também:

Por que uma base de homologação é tão importante?

Uma base de homologação traz muitos benefícios para a sua empresa, dentre os quais destacam-se:

Melhor desempenho e maior segurança

Ter um ambiente de preparação é importante e permite testar correções de bugs, novos recursos e outras melhorias em um ambiente semelhante ao que sua empresa está lidando.

Obviamente, novos softwares e aplicativos são testados em ambientes de desenvolvimento. No entanto, este tipo de ambiente não é idêntico ao de produção.

Sendo assim, é possível que problemas importantes, como possíveis bugs funcionais, gargalos de desempenho e importantes brechas de segurança passem despercebidos.

Ou seja, uma base de homologação é muito importante e leva em consideração os recursos de TI presentes em sua infraestrutura. Portanto, permite uma avaliação de desempenho  e segurança muito próximo de sua realidade.

Além disso, não ter esse ambiente de teste pode envolver riscos de implementação e problemas de desempenho e impactar seus clientes. Isso pode levar a um custo muito maior do que o necessário para manter uma base de homologação.

Melhor experiência do usuário

A base de homologação também pode ser utilizada para treinamento de funcionários ou para avaliação de um cliente antes de executar a implementação.

É um ponto crucial para gerar familiaridade dos colaboradores com as novas ferramentas. Ou seja, possibilita uma melhor experiência do usuário e, consequentemente, um aumento da produtividade.

Nesse ambiente, os colaboradores podem explorar o máximo dos recursos das aplicações, sem medo de comprometer a operação da empresa.

Como vimos, a base de homologação pode ser muito útil para as empresas. Assim, podem melhorar seus processos por meio do uso da tecnologia. A adoção de novas ferramentas acontecem de forma fluída e segura, além de possibilitar a identificação de erros e falhas.

infografico-base-homologação

Agora você já conhece já conhece um pouco mais sobre a base de homologação. Se você gostou deste conteúdo, você também irá gostar de conhecer nossas 5 dicas de inovação em gestão de TI essenciais para sua empresa. Boa leitura!