FWC Group

BLOG

Cinco tendências tecnológicas para sua empresa ficar de olho em 2021

Cinco tendências tecnológicas para sua empresa ficar de olho em 2021

Assim como em 2020, a nuvem será a chave no cenário do “novo-normal”

O ano de 2021 será uma extensão de cenário em que vivemos durante a maior parte do ano de 2020. A pandemia que tomou conta do mundo ainda não acabou e agora, mais do que nunca, as empresas que não se adaptaram serão obrigadas a se adequar ao modelo de trabalho imposto pelo Covid-19.

Pensando nesse novo cenário, a equipe FWC selecionou algumas tendências tecnológicas para a sua empresa ficar atenta nesse novo ano. Confira:

Foco em Cloud Computing

Não tem mais jeito. A cloud é uma tendência cada vez maior em todos os lugares. Seja qual for o seu segmento, você precisa conhecer os benefícios que a nuvem proporciona com relação à produtividade, performance, segurança e redução de custos.

O atual cenário de pandemia acelerou ainda mais o processo de migração dos sistemas que até então estavam locais para a estrutura em nuvem que possibilita acesso de qualquer lugar.

Trabalho remoto

Em 2021 observaremos a continuidade do modelo de trabalho remoto, em que os funcionários já não precisam mais estar presentes na empresa para desempenhar suas funções.

Resta às empresas proporcionar uma estrutura robusta para que o trabalho possa ser realizado de forma tranquila e segura tanto para os colaboradores, quanto para a própria empresa.

Segurança de Dados

A LGPD começou a valer nos últimos meses de 2020, mas é agora em 2021 que ela vai oficialmente começar a vigorar com suas sanções.

Mais do que nunca as empresas precisarão ficar muito mais atentas com a segurança dos seus dados, evitando que sejam punidas pela nova lei.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira esse outro artigo que escrevemos sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

Machine Learning

Uma pesquisa realizada pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) mostrou que 32% dos seus entrevistados (350 CIOs e CTOs de cinco países: Brasil, Estados Unidos, Reino únido, índia e China) apontou o “Aprendizado de Máquina” como a mais importante tendência para esse ano.

A grande quantidade de dados gerados a todo momento são os motores que impulsionam essa tecnologia. Aproveitando-se da inteligência artificial, o Machine Learning aplica análise de dados para automatização e tomada de decisões estratégicas que a partir de agora já não dependem do trabalho humano e podem ser realizados diretamente por máquinas.

Já são exemplos do uso dessa tecnologia: sistema de detecção de fraudes utilizado pelos bancos, soluções para detecção de ataque de TI, configuração dos horários e rotas mais eficientes no setor de logística, entre outros.

5G

Na mesma pesquisa citada anteriormente, a conectividade 5G apareceu em segundo lugar com 20% das menções. Ela é considerada a geração de internet móvel que revolucionará essa nova década em que estamos entrando e vai ter relação direta com todas as outras tendências apontadas, pois quanto melhores as possibilidades com a conectividade sem fio, mais as empresas apostarão no universo digital  para as atividades do seu dia-a-dia.

E aí na sua empresa, como está o planejamento de TI para esse novo ano que começou?

Confira no vídeo abaixo com o nosso Gerente Comercial Rodrigo Arruda uma dica super importante para alavancar os seus resultados em 2021:

Se interessou em saber mais sobre esse assunto? Então entre em contato com um dos nossos especialistas. Estamos à disposição para atendê-lo e desenvolver a melhor solução para a sua empresa chegar a outro patamar com as nossas soluções em Cloud e Banco de Dados.