FWC Group

BLOG

BYOD: como a cloud ajuda a garantir a segurança dos dados da sua empresa?

BYOD: como a cloud ajuda a garantir a segurança dos dados da sua empresa?

 

Bring your own device (BYOD) (tradução: traga seu próprio dispositivo) é uma tendência cada vez mais difundida no meio empresarial. No entanto, a utilização da internet móvel e dos dispositivos inteligentes pode comprometer a segurança dos dados nas empresas.

 

Por isso, para muitas organizações, é difícil implementar soluções que garantam proteção dos dados sem interferir na privacidade dos usuários.

 

Porém, atualmente, é impensável abrir mão dessa estratégia que contribui para o aumento da produtividade e da satisfação dos colaboradores. Então, o que fazer?

 

Então confira, a seguir, como usufruir dos benefícios do BYOD, sem abrir mão da segurança, e como a nuvem pode ajudar!

 

Conceito de BYOD

BYOD é uma estratégia de trabalho que se popularizou nos últimos anos. Assim, como o nome sugere, consiste na liberação das organizações para que os colaboradores utilizem seus dispositivos portáteis nas atividades. Ou seja, implica em permitir que eles se conectem à rede e/ou aos recursos corporativos fora da rede local.

 

Assim sendo, essa prática contribui para que os colaboradores tenham mais autonomia para executar tarefas do dia a dia. No entanto, dispositivos pessoais e aplicativos não gerenciados podem representar um risco para a segurança dos dados.

 

Segurança: o desafio do BYOD

Então, se por um lado a falta de gerenciamento é um problema para a segurança dos dados. Por outro, um controle muito rigoroso também não é a solução.

 

Assim sendo, em uma tentativa de proteger seus dados, muitas empresas optam pela implementação do gerenciamento de dispositivos móveis. Consequentemente, isso envolve a instalação de software nos telefones e tablets dos colaboradores. Assim, dão aos departamentos de TI controle efetivo sobre todo o tráfego que entra e sai do dispositivo.

 

Dessa forma, essa abordagem fornece aos gerentes de TI maior controle sobre a segurança dos ambientes BYOD. Porém, quebra o equilíbrio porque não leva em conta a privacidade dos funcionários.

 

Então, quando um software de gerenciamento é instalado no dispositivo pessoal, toda atividade passa a ser canalizada através da rede corporativa. Assim, permite que a equipe de TI monitore os dados corporativos para melhorar a segurança e evitar vazamentos. No entanto, todo tráfego privado, como transações bancárias, redes sociais e outras atividades, também passa pela rede da empresa.

 

Por isso, essa abordagem causa insatisfação entre os funcionários, pois a equipe de TI pode ter acesso a suas informações pessoais.

 

 

Privacidade

Os usuários estão cada vez mais preocupados em como as suas atividades na rede impactam em sua privacidade. Da mesma forma, as constantes notícias sobre violações de dados e as regulamentações criadas, como a LGPD, contribuem  para isso.

 

Por isso, há um certo receio por parte dos colaboradores em permitir que a empresa efetue o monitoramento de seus dispositivos. Por outro lado, em função das pressões por cumprimento de prazos, eles também esperam poder trabalhar quando e onde quiserem.

 

Ou seja, essas questões acabam criando um impasse quanto à efetividade de um ambiente BYOD.  Assim, isso porque a segurança dos dados da empresa não deve ser negociada.

 

Mobilidade

Como vimos, devido aos problemas de ter visibilidade excessiva ou insuficiente dos ambientes de BYOD, alguns departamentos de TI podem optar por proibir completamente o uso de dispositivos pessoais no trabalho. Isso, de certo modo, soluciona os problemas de segurança e privacidade.

 

No entanto, essa abordagem faz com que a empresa dê um passo para trás. Assim, uma vez que deixam de avançar, porque dificulta a mobilidade e a flexibilidade. Além disso, segundo pesquisa da Deloitte, os funcionários apreciam e valorizam as empresas que lhes permitem trabalhar quando e onde querem. Assim sendo, limitar o acesso a arquivos às instalações da empresa, nesse sentido, é um fator que reduz a produtividade.

 

A solução para uma estratégia BYOD

Ou seja, como você pôde perceber, instituir o BYOD na sua empresa pode ser conflituoso. Mas, afinal, existe uma solução?

 

A resposta é SIM e está na nuvem. Assim, se você migrar as suas aplicações para Cloud é possível preservar a segurança dos seus dados e a privacidade dos usuários.

 

Portanto, utilizando criptografia, além de VPN, Firewall e antivírus, os provedores de nuvem conseguem garantir um alto nível de proteção.

 

Por isso, é essencial contar com um provedor com experiência em Cloud e que ofereça soluções de segurança, como a FWC.

 

Além das ferramentas citadas anteriormente, oferecemos a sua empresa o FWC Connect. Acima de tudo, com ele, você pode se conectar com mais flexibilidade e agilidade à todas aplicações, de onde estiver e com total segurança. Além disso, você ganha muito mais mobilidade, acessando seu portal personalizado através de browser ou dispositivos móveis.

 

 

Então, não perca mais tempo! Entre em contato conosco para descobrir as soluções sob medida para garantir a segurança dos dados da sua empresa.