FWC Group

BLOG

VPN: Porque você deve usar uma e como escolher a melhor?

VPN: Porque você deve usar uma e como escolher a melhor?

 

A mobilidade das relações de trabalho tem permitido que as empresas formem equipes com profissionais em todo o mundo. Não é mais necessário estar no mesmo escritório para acessar as informações e os dados da empresa. Nesses casos, a segurança deve ser redobrada. Por esse motivo, a VPN é um recurso tão necessário para as corporações.

 

A tecnologia permite que os profissionais acessem a rede da companhia com total segurança, protegendo os dados de vazamentos, ciberataques e outros riscos. Neste artigo, você vai descobrir como escolher a melhor VPN para sua empresa. Confira!

 

 

Por que a sua empresa deve usar uma VPN?

A VPN (Virtual Private Network) é um recurso de segurança que permite o tráfego de informações de forma privativa. O mecanismo permite que usuários em diferentes locais possam acessar a rede corporativa de forma segura.

 

Isso é possível, pois a VPN conta com diferentes ferramentas de segurança, como a criptografia, que codifica os dados de envio ou recebimento. Dessa forma, mesmo que um cibercriminoso consiga invadir a rede não conseguirá acessa e identificar quais são as informações que estão trafegando naquela rede.

 

O recurso é muito utilizado por pontos de conexão que precisam enviar e receber informações. É o caso de filiais e matriz, por exemplo, ou ainda de profissionais que trabalham remotamente. Independentemente de onde o usuário está, será possível acessar a rede corporativa.

 

Há também profissionais que trabalham alocados na empresa do cliente ou na rua, fazendo atendimentos. Nesse caso, em vez de sobrecarregar o dispositivo móvel com uma série de documentos e apresentações, a empresa pode hospedar esses materiais em sua rede e o colaborador acessa remotamente sempre que for preciso.

 

Como escolher a melhor VPN para a empresa?

O esse recurso torna a comunicação entre redes de dados mais segura. Com isso, podemos considerar que todas as VPNs são iguais e oferecem os mesmos benefícios para as empresas? Não. Existem diversos tipos e fornecedores de VPNs no mercado, o que faz com que o recurso não seja universal e ofereça as mesmas soluções.

 

Muitas empresas optam por utilizar VPNs gratuitas sem questionar os riscos que a ferramenta pode oferecer. É importante entender que o serviço é complexo,  que foi desenvolvido por alguém e precisa sofrer atualizações de segurança. Nesse sentido, qual interesse o desenvolvedor teria em oferecer o recurso de forma gratuita?

 

Veja a seguir quais são as características que uma VPN deve oferecer antes de contratar a sua.

 

Protocolo seguro da VPN

O protocolo PPTP foi muito utilizado no passado, mas hoje é considerado ultrapassado e não oferece segurança. Por isso, evite VPNs que utilizam esse recurso. Invista em um OpenVPN™ ou superior.

 

Queda no serviço

O ideal é contar com um serviço que ofereça garantias, caso alguma instabilidade aconteça. Por exemplo, se o serviço de VPN cair durante a sua utilização, o acesso não pode ser direcionado para uma conexão aberta, deixando suas informações desprotegidas.

 

Nesse caso, se o serviço não oferece uma alternativa, o usuário deve ser notificado e ter a opção de continuar navegando de forma desprotegida.

 

Registro de informações

Ao se conectar a um serviço de VPN, a empresa está confiando seus dados àquele recurso. Alguns fornecedores fazem o registro dos dados e outros não. Antes de contratar, verifique essa informação com o fornecedor e, caso o serviço armazene os dados da empresa, informe-se sobre onde as informações ficarão registradas.

 

Mobilidade

O uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, já faz parte das rotinas de trabalho. Uma VPN deve oferecer suporte para esse tipo de acesso também. Do contrário, poderá limitar ou colocar em risco o acesso à rede da empresa.

 

Proteções oferecidas pela VPN

A VPN é um recurso que oferece segurança para o acesso à rede. Porém, assim como a maior parte das ferramentas, não evita que a empresa sofra com possíveis ameaças e ataques. A diferença está na forma com que esses riscos são tratados.

 

A VPN deve oferecer ferramentas adicionais de segurança, como proteções contra vírus e spyware, escaneamento de arquivos baixados etc.

 

A FWC oferece diversos recursos de segurança, como a VPN e conta com um serviço e conta com um serviço de firewall que atua como uma VPN. Dessa forma, protege o acesso à rede criando um bloqueio contra ameaças e ciberataques.

 

Além disso, o serviço da FWC conta com as melhores tecnologias do mercado, como Fortinet, Cisco entre outros.

 

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre VPN, veja porque o recurso é imprescindível para sua empresa.