FWC Group

BLOG

Servidor de Arquivos em Cloud: entenda os benefícios e saiba como escolher o seu

Servidor de Arquivos em Cloud: entenda os benefícios e saiba como escolher o seu

Os smartphones foram os grandes responsáveis por apresentar para o público geral o serviço de armazenamento de dados em nuvem (principalmente para fotos e vídeos, neste caso), mas os Servidores de Arquivos em Cloud vem se tornando realidade também no universo corporativo.

 

De fato, são muitos os benefícios que essa tecnologia oferece, principalmente nos quesitos segurança, praticidade e facilidade de acesso.

 

Ao optar por um servidor de arquivos na Cloud, por exemplo, não importa o que aconteça com o seu computador, servidor on premise ou prédio de escritórios, você sempre terá uma cópia segura dos seus dados salva em um ambiente confiável e com acesso restrito. Além disso, o armazenamento de dados na nuvem também fornecem camadas adicionais de segurança contra ataques virtuais.

 

Outra vantagem muito significativa, principalmente no atual momento em que o mundo se encontra, é que com um Servidor de Arquivos na Cloud é muito mais fácil liberar os funcionários para trabalhar remotamente, por exemplo. Quando todos os seus arquivos de trabalho são armazenados na nuvem, eles podem ser acessados de qualquer lugar com conexão à Internet.

 

Mas como escolher a melhor opção?

A quantidade de players padrão disponíveis no mercado é imensa, mas é preciso ter em mente que as necessidades de uma empresa são bem diferentes das necessidades de um usuário comum. Por isso, deixar de lado esses players e buscar um Servidor de Arquivos na Cloud privada irá permitir que você tenha uma entrega totalmente personalizada, baseada no seu modelo de negócio e que atenda às suas necessidades.

 

Além disso, outro diferencial importante é que a empresa te ofereça um atendimento humanizado, suporte com alta disponibilidade e, em tempos de moeda instável, te permita fazer toda a negociação em Reais, para evitar surpresas durante a vigência do contrato.

 

E pensando nessa necessidade de personalização conforme a demanda do cliente, aqui na FWC nós oferecemos cinco tipos de diferentes de modelos de File Server com tecnologia Cloud. Confira como funciona cada um deles:

 

1. Servidor de Arquivos via Rede (mapeamento) (VPN Site to Site e/ou Client to Site)

Através de uma VPN, que pode ser Client to Site ou Site to Site, conectamos os usuários ao servidor de arquivos. Se a escolha for pelo modelo Client to Site, a conexão é usada para conectar um dispositivo individual, como um laptop ou telefone celular, à rede da empresa. Já a conexão Site to Site é mais indicada quando vários locais precisam estabelecer conexões seguras pela Internet ou outras redes públicas, prática muito comum em empresas que possuem matriz e filiais, por exemplo.

 

2. Servidor de Arquivos via FWC Connect (com Microsoft Office no servidor)

O FWC Connect também pode ser a porta de entrada ao seu Servidor de Arquivos na Nuvem. Com isso, além de todos os benefícios da ferramenta, como flexibilidade de acesso e segurança aprimorada, você ainda consegue se conectar ao seu servidor, de maneira prática e confiável. A grande vantagem desse modelo específico, é que ele vem com o Microsoft Office instalado no servidor virtual para que os usuários possam abrir um documento no Word, Excel, Powerpoint, etc, diretamente no servidor, sem a necessidade de realizar o download na máquina de acesso. Para isso, no entanto, é necessário adquirir à parte o licenciamento do Office no servidor.

 

3. Servidor de Arquivos via FWC Connect (sem Microsoft Office no servidor)

Caso o acesso ao Microsoft Office não seja necessário na sua empresa, também temos o mesmo modelo de File Server citado acima, mas sem necessidade do licenciamento do pacote Office.  Todos os benefícios do FWC Connect se mantém e a única diferença é que os usuários irão precisar baixar os arquivos em sua máquina para realizar as edições necessárias e, depois, subi-lo novamente no servidor digital.

 

4. Servidor de Arquivos via Portal de Acesso

Neste quarto modelo, o acesso não é realizado através do FWC Connect, mas sim de um portal exclusivo para arquivos, também desenvolvido pela equipe da FWC. O dashboard é bem similar ao GDrive e OneDrive, porém, assim como o modelo acima, ele também não permite criação e edição de arquivos diretamente no servidor. No entanto, sua principal vantagem é que ele pode ser instalado e sincronizado em uma máquina específica, exatamente igual ao GSUITE, criando um novo espaço de armazenamento que ficará diretamente linkado ao servidor, o que facilita muito o acesso aos arquivos.

 

5. File Server via NAS (NETWORK ACCESS STORAGE) – Venda e/ou Serviço

Para finalizar, temos um pacote especialmente voltado aos clientes que possuem um NAS (Local/On premise). Neste caso, nós fornecemos a gestão do NAS com backup dos arquivos na nossa nuvem. O acesso também se dá por um portal web e, assim como os anteriores, o arquivo ser precisa ser baixado na máquina local e, após a edição, ser upado novamente. Esse modelo também é muito recomendado para quem faz uso de arquivos pesados como Autocad, Photoshop, etc, já que o NAS possui um espaço de armazenamento muito maior (com capacidade, muitas vezes, para vários Terabytes) e com redundância.

 

Portanto, se você está em busca de uma opção de File Server em Cloud que atenda às necessidades específicas do seu negócio e possa ser personalizada de acordo com essas demandas entre em contato com a nossa equipe comercial, tire suas dúvidas e peça um orçamento.