FWC Group

BLOG

Cloud Computing e IoT: por que as tecnologias unidas são ainda mais potentes?

Cloud Computing e IoT: por que as tecnologias unidas são ainda mais potentes?

IoT e Cloud Computing

IoT e Cloud Computing são tecnologias que trabalham para aumentar a eficiência das tarefas cotidianas e ambas têm um relacionamento complementar. Por um lado, a IoT é capaz de gerar muitos dados e, por outro lado, a computação em nuvem possibilita o transporte, processamento, armazenamento e segurança dessas informações.

Quando utilizadas juntas, elas são capazes de alcançar muitos benefícios, de forma a permitir o pleno desenvolvimento de suas soluções.

Continue a leitura para saber porque a união dessas duas tecnologias é mais benéfica para sua empresa!

Primeiramente, o que é IoT?

A Internet das Coisas (IoT), como o nome sugere, significa pegar as coisas do mundo e conectá-las à internet. Mas por que isso essa tecnologia é importante?

Quando algo está conectado à internet, isso significa que ele pode enviar informações ou receber informações, ou ambos. Essa capacidade de enviar/receber dados e executar comandos é o que torna as coisas inteligentes.

Ou seja, para ser inteligente, uma coisa não precisa ter super armazenamento ou uma super capacidade de processamento. Tudo o que ela precisa é se conectar a uma central de armazenamento e processamento e transmitir dados e/ou receber comandos e executar ações. E é aí que entra a tecnologia de cloud.

Produzir “coisas” conectadas e com poder de processamento e armazenamento torna a IoT muito cara e, em muitos casos, inviável. No entanto, ao construir dispositivos baseados em Cloud, esse desafio é facilmente superado. Entenda melhor a seguir!

ebook-tecnologia

O link entre IoT e Cloud Computing

Assim como a computação em nuvem é construída com base nos princípios de velocidade e escalabilidade, os aplicativos de IoT são construídos com base no princípio da mobilidade e da ampla rede de contatos.

Juntas, essas duas tecnologias são capazes de alcançar plenamente o seu propósito. Confira os principais casos em que IoT e Cloud Computing funcionam melhor em conjunto:

IoT e Cloud Computing: Escalabilidade

Os dispositivos IoT são capazes de gerar um grande fluxo de dados e, por isso, exigem uma grande capacidade de armazenamento. Nesse sentido, a nuvem é capaz de prover o quanto de espaço esses dispositivos necessitarem.

Além disso, muitos provedores oferecem a modalidade de Storage as a Service (SaaS), ou seja, os clientes pagam pelo espaço utilizado nos servidores. Dessa forma, não é preciso se preocupar como a capacidade de armazenamento, apenas com o bom funcionamento dos dispositivos.

IoT e Cloud Computing: Segurança e privacidade

Um dos grandes desafios da Internet das Coisas é lidar com a segurança dos dados coletados. Muitas vezes, estão em jogo informações confidenciais de usuários e, principalmente após o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), esse passou a ser um grande entrave para o desenvolvimento dessa tecnologia.

IoT e Cloud Computing

Utilizando IoT e Cloud Computing em conjunto é possível superar muitos desses obstáculos. Provedores em nuvem certificados são capazes de oferecer um alto nível de segurança de armazenamento de dados por meio de firewalls, antivírus, criptografia e configurações e infraestrutura adequadas.

Além disso, é possível obter segurança também na transmissão dos dados, por meio de criptografia de ponta a ponta e VPN.

IoT e Cloud Computing: Flexibilidade

Este é outro aspecto em que IoT e Cloud Computing trabalham bem juntas. Muitas vezes, os dispositivos inteligentes são utilizados em diversas localidades. Desta forma, não é conveniente depender de uma rede local para armazenamento e processamento, visto que demandaria muito trabalho a cada mudança de espaço físico.

Os dispositivos IoT que utilizam a nuvem não precisam de nada além de uma conexão com a internet. A cloud atua como uma ponte na forma de um mediador ou facilitador de comunicação. Ela possibilita que os dispositivos “conversem” tanto com as centrais de processamento como entre si.

Colaboração

A computação em nuvem também permite melhor colaboração entre os desenvolvedores, o que é a ordem do dia no campo da IoT. Ao facilitar o acesso remoto de dados, a nuvem permite a implementação de alterações e otimizações de forma rápida e fácil.

Esses são apenas alguns pontos em que IoT e Cloud Computing funcionam melhor unidas. Como você pode perceber, a nuvem é essencial para que a IoT alcance todo seu potencial.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir nossas dicas essenciais para redução de custos de TI. Boa leitura!