4 pontos em que a Cloud Computing auxilia na Gestão Fiscal das empresas
Tecnologia proporciona mais agilidade e segurança para operações vitais do negócio
Continuação do artigo publicado no LinkedIn do Diretor Comercial da FWC, Fábio de Mauro.
Confira na sequência mais 3 contribuições que a Cloud traz para esse setor:
2 – Redução de custos e atendimento sob demanda
Dependendo do tamanho da sua empresa, o setor fiscal precisaria de um servidor exclusivo para armazenamento das suas informações e isso demanda gastos para a empresa, com aquisição dos equipamentos. Na Cloud, esse gasto não é necessário, pois a infraestrutura a ser utilizada será fornecida pela empresa provedora da solução, o que representa uma redução de custos significativa para o departamento.
Outro ponto importante que a Cloud Computing proporciona para as empresas é a questão da escalabilidade. Já escrevemos um artigo sobre esse assunto. Clique aqui para conferir esse material.
3 – Segurança das informações
De acordo com dados da Axur, apresentados no fim do ano passado, em 2020 a quantidade de ataques virtuais cresceu quase 100% aqui no Brasil. Isso se deu principalmente por muitas empresas terem adotado o trabalho remoto sem ferramentas de segurança adequadas durante a pandemia do Coronavírus.
A Cloud Computing também é uma aliada na segurança das empresas por aumentar o nível de proteção dos dados que estão alocados nela. Isso porque as empresas passam a contar com a infraestrutura de um Datacenter com classificação Tier III, uma das mais avançadas existentes no Brasil, e certificações como a ISO 27001, PCI-DSS (Transações financeiras) e ISO 37001.
4 – Inteligência artificial
De acordo com um Relatório do Banco Mundial, as empresas gastam aproximadamente 2 mil horas por ano com exigências fiscais. E esses processos, na maioria das vezes manuais e repetitivos, diminuem a produtividade dos colaboradores da área fiscal das empresas. Por esse motivo é importante investir na modernização do parque tecnológico e adotar ferramentas que podem automatizar algumas etapas do trabalho ou até mesmo tarefas completas de forma independente.
A Inteligência Artificial surge nesse cenário como a principal aliada para ganho de produtividade e tempo. Com a capacidade de processamento das máquinas hoje em dia, utilizar a IA para uma automação fiscal permite analisar e estabelecer padrões de forma muito mais rápida garantindo mais produtividade aos processos.
Toda essa tecnologia é sustentada pela Cloud Computing, que proporciona a infraestrutura necessária para esse processamento mais robusto de dados. Entenda mais sobre como a Cloud Computing contribui para a adoção de processos tecnológicos como a Inteligência Artificial, clicando nesse link.
No próximo dia 27/05 a FWC realiza em parceria com a Analize e a Tasso & Scalzer o Webinar Tecnologias que auxiliam a realizar uma Prestação de Contas eficiente. Iremos abordar os principais pontos de uma boa gestão fiscal e como a Cloud Computing potencializa o setor fiscal e contábil das empresas.
Para participar, clique no banner abaixo e cadastre-se. Ficamos esperamos por você!
