FWC Group

BLOG

Como a Cloud Computing está revolucionando o mercado de saúde

Como a Cloud Computing está revolucionando o mercado de saúde

Fatores como segurança e disponibilidade dos dados são os maiores benefícios proporcionados por essa tecnologia

De acordo com o Global Marketing Insights, a computação na nuvem no mercado da saúde movimentará 55 bilhões de dólares até o ano de 2025. Um resultado que mostra que a Cloud Computing vem se tornando uma grande aliada a este que é um dos mercados mais essenciais.

Mas quais são os fatores que fazem com que a Computação na nuvem seja tão vantajosa assim para as empresas de saúde? Separamos algumas respostas que esclarecem essa questão: 

1 – Atendimento otimizado

A falha de servidores pode provocar grandes problemas para as empresas de saúde e aos seus pacientes. Não é incomum nos depararmos com situações de hospitais que registraram muito tempo para a entrega de um exame ou, até mesmo, precisaram refazer exames de pacientes por conta de falhas no sistema de TI. 

A adoção da Cloud Computing vem para favorecer esse cenário. Como o sistema apresenta alta disponibilidade, essas falhas são minimizadas e a equipe ainda ganha tempo, pois o acesso aos prontuários e exames fica muito mais simples, pois pode ser feito de qualquer dispositivo.

2 – Segurança

A área de saúde lida constantemente com dados sensíveis e a exposição ou indisponibilidade dos mesmos pode ocasionar resultados desastrosos. Recentemente um hospital alemão teve seus dados sequestrados por hackers e o resultado foi catastrófico: uma paciente precisou ser transferida para outro centro médico, mas não resistiu à espera. 

 

Por esse motivo uma estrutura de segurança eficaz tanto para transmissão, quanto para o armazenamento desses dados é fundamental para evitar graves problemas. Nesse sentido, a Cloud Computing é essencial, pois conta com um alto nível de segurança e soluções como VPN, criptografia, firewall, entre outras.

3 – Alicerce para novas tecnologias

A Telemedicina já é uma realidade e pode ser realizada graças à adoção de novas tecnologias que possibilitaram o atendimento remoto de pacientes e reduziram as filas de esperas nos centros médicos, facilitando o dia a dia dos pacientes. 

 

Com a Pandemia do Coronavírus, a telemedicina proporcionou atendimento fácil e rápido a pacientes com sintomas, sem a necessidade de que eles saiam de casa, reduzindo o risco de infecção pelo vírus. 

Todo esse cenário é proporcionado pela computação em nuvem que possibilita o acesso de sistemas, prontuários e exames de qualquer lugar. A equipe médica e os pacientes conseguem acessar os resultados, agendar e realizar consultas sem maiores complicações.

4 – Redução significativa de custos

A partir do momento em que a migração para a Cloud Computing ocorre, abre-se mão de uma série de gastos com uma estrutura local de servidor, nos quais estão inclusos hardware, qualificação de equipe técnica, licenciamento de softwares. Assim, as empresas conseguem direcionar seus maiores esforços e orçamento para melhorar otimizar seus processos internos e investir em outras áreas, deixando o gerenciamento do setor de TI com uma equipe especializada.

Como escolher um provedor de confiança?

A migração para um sistema na nuvem não é um processo simples, mas contando com uma empresa da sua confiança, ela pode ser realizado com muita tranquilidade. Procure por uma provedora que tenha tempo de mercado, equipe especializada e, um ponto super importante, que possua experiência no seu ramo de atuação. 

 

Aqui na FWC você encontra uma solução perfeita e que vai agregar todos esses benefícios à sua empresa. Contamos com know-how nesse setor, atendendo grandes players do mercado de saúde. 

 

Quer conhecer mais sobre os benefícios que a Cloud Computing está proporcionando para o mercado de saúde? Então acesse esse link e faça o download do e-book “Tecnologia Cloud aplicada à Saúde”.

 

Ou, se preferir, entre em contato com um dos nossos especialistas para saber como podemos migrar o seu sistema para a nuvem. Nossa equipe vai fazer um estudo do seu ambiente e apresentar um projeto completo para você levar à equipe de gestores da sua empresa.