FWC Group

BLOG

Nuvem certa: como escolher a melhor para sua empresa

Nuvem certa: como escolher a melhor para sua empresa

nuvem-certa

 

O uso de tecnologias baseadas em cloud tornou-se uma necessidade para todas as empresas, sejam de grande porte ou mesmo startups em virtude de seus grandes benefícios. Este mercado está se expandindo em um ritmo rápido. Dessa forma, atualmente, você conta com diversas opções disponíveis e, por isso, escolher a nuvem certa tornou-se uma tarefa complicada.

 

Pode ser realmente desafiador, especialmente, para empresários sem muito conhecimento técnico sobre o tema, encontrar a melhor solução para a estratégia da empresa. O processo de seleção de uma nuvem pode ser complicado, principalmente, pelo fato de não haver um esquema comum para avaliar fornecedores e ofertas, pois todos eles oferecem recursos específicos e cada organização tem necessidades próprias.

 

Antes de você conhecer alguns critérios, que podem ser utilizados para escolher a nuvem certa, conheça os tipos disponíveis atualmente:

 

Tipos de nuvem

Nuvem privada

Também conhecida como nuvem interna ou corporativa, trata-se de um modelo no qual a infraestrutura da nuvem é dedicada a um único cliente ou empresa. Ela pode ser hospedada localmente, utilizando o data center da empresa, ou externamente, caso a empresa contrate um provedor de serviços e armazenamento.

 

Por possuir uma infraestrutura dedicada, esse modelo de nuvem oferece alta escalabilidade, performance e segurança. As nuvens privadas funcionam bem diante de mudanças de modelos de negócios e necessidades imprevisíveis, uma vez que a solução é customizada de acordo com o projeto do cliente.

 

Nuvem pública

O principal diferencial entre nuvens públicas e privadas é que, na pública, seus dados são armazenados no data center do provedor de serviços e hospedagem, o qual é responsável por todo gerenciamento e manutenção do sistema.

 

Esse modelo é atraente para muitas empresas porque costuma ser mais barato e reduz os tempos de espera no teste e na implantação de novos produtos.

 

É comum que haja preocupações com a segurança de nuvem pública, visto que a infraestrutura é compartilhada com outros clientes. No entanto, é importante ressaltar que todos os dados permanecem separados e são acessados somente por quem possui permissão. Vale lembrar que, quando implementada corretamente, a nuvem pública é tão segura quanto a nuvem privada. Basta que o provedor utilize os métodos de segurança adequados.

 

Nuvem híbrida

Combina os melhores recursos das duas opções mencionadas acima. Este modelo consiste em várias nuvens privadas e públicas, onde a empresa pode intercalar suas cargas de trabalho entre elas. Com isso, é possível alcançar o máximo de flexibilidade e maior agilidade no acesso aos dados.

 

Nesse modelo, a nuvem pública se torna efetivamente uma extensão da nuvem privada para formar uma nuvem única e uniforme.

 

Critérios para escolher a nuvem certa

nuvem-certa

 

Atualmente, existem vários recursos importantes que devem ser considerados para entender qual nuvem você deve escolher. No entanto, você terá condições de fazer uma decisão mais acertada se levar em consideração três critérios:

 

1. Suas necessidades empresariais

O primeiro passo é determinar as necessidades específicas do seu negócio. Para fazer isso, você deve considerar os seguintes pontos:

 

  • O tipo de dados que será armazenado: O que você irá hospedar na nuvem? A resposta desta pergunta irá ajudá-lo muito a escolher a nuvem certa. Pense a longo prazo e analise as várias opções disponíveis para sua empresa. Você pode, por exemplo, migrar seu ERP para cloud.
  • O número de dispositivos que irão se conectar: examine o tamanho do seu negócio e a escalabilidade do serviço. A ambição de todo empresário é ver sua empresa crescer. Então, o serviço contratado deve atender a esse propósito.
  • O orçamento: existem provedores que são especialistas em fornecer soluções para micro, pequenas e médias empresas.  Logo, seus preços são mais acessíveis do que os de empresas líderes no mercado.

2. Recursos da nuvem

Quando você tiver decidido qual a nuvem certa para sua empresa, verifique se os principais recursos satisfazem seus requisitos de negócios em relação aos seguintes itens:

 

  • Segurança;
  • Gerenciabilidade;
  • Apoio e suporte;
  • Custo.

Como você vê, esses critérios são interdependentes. Para escolher a nuvem certa, você precisa entender quais deles são mais relevantes para o seu negócio.

 

3. Gestão dos serviços

Além de optar pela nuvem certa, você também precisará contratar um provedor de soluções, independentemente de qual arquitetura escolhida. É outra escolha muito importante, pois determinará se sua empresa utilizará a Cloud da forma mais eficaz. Por isso, é especialmente importante analisar alguns itens, tais como:

 

  • Segurança: verifique se o provedor oferece serviços de backups diários, se seus dados são armazenados separadamente e ainda se ele disponibiliza acesso seguro de qualquer browser, etc. A FWC, além de oferecer tudo isso, utiliza firewall para proteger os dados. Isso garante toda segurança da rede, visto que todo tráfego de dados é monitorado. Assim, toda entrada e saída é analisada e o programa decide se bloqueia ou libera o acesso, de acordo com um conjunto de parâmetros determinados por seus especialistas em segurança. Além disso, a empresa utiliza antivírus e VPN.
  • Alta disponibilidade e escalabilidade: sua solução em nuvem deve suportar tanto o crescimento do seu negócio, como a adoção contínua de novos recursos.
  • Atendimento: contar com suporte técnico 24x7x365 é essencial para que sua empresa não venha a sofrer com paralisação da atividade.
  • Conhecimento: para contratar uma solução em nuvem certa, você precisa contar com profissionais que possuem conhecimento técnico e experiência, visto que estarão lidando com dados críticos de sua empresa.

Conheça as soluções da FWC

Com mais de 10 anos de experiência no mercado e mais de 600 clientes, a FWC oferece soluções em nuvem personalizadas, de acordo com a necessidade do seu negócio.

 

A FWC Cloud Experience disponibiliza toda infraestrutura necessária para melhorar a produtividade e a eficácia do seu negócio. Além disso, seus dados são armazenados isoladamente com backups diários, acesso aos mais avançados recursos de software e hardware, alta performance e escalabilidade. Sua empresa ainda economiza com recursos físicos, licenciamentos e conta com atendimento 24x7x365.

 

Gostou do conteúdo de hoje com dicas para a escolha da nuvem certa para a sua empresa? Ficou interessado? Então conheça nossa empresa e nossas soluções. E não deixe de baixar o material abaixo: