FWC Group

BLOG

Como melhorar a produtividade agrícola com a Cloud Computing

Como melhorar a produtividade agrícola com a Cloud Computing

Setor que impulsiona a economia brasileira pode se beneficiar ainda mais com a tecnologia Cloud

O agronegócio representa mais de 1/5 do PIB brasileiro, 21,4% de acordo com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), e possui um dos setores produtivos mais modernos do mundo. Já se foi o tempo em que o agro era considerado um setor ultrapassado e com técnicas arcaicas.

 

Hoje, tanto as pequenas quanto as grandes propriedades agrícolas já possuem tecnologias que há pouco tempo eram inimagináveis para o setor. Alguns exemplos que já fazem parte do dia-a-dia do produtor rural são a agricultura de precisão, os drones e a inteligência artificial.

 

Todas essas técnicas e inovações possuem o objetivo principal de aumentar a produtividade, qualidade e lucratividade do setor agrícola. E a tecnologia Cloud surge como uma nova tendência que, se somada aos avanços já existentes, poderá impulsionar ainda mais os resultados do setor.

Como a nuvem pode ajudar?

A Cloud Computing é a base para a adoção de diversos processos tecnológicos, pois agora a quantidade de dados gerados aumentou muito e necessita de uma estrutura de armazenamento e processamento segura e eficaz. Por esse motivo a nuvem é ideal para a modernização do campo. Ela oferece a infraestrutura necessária para esse processo. 

Além disso, a escalabilidade da nuvem é mais uma vantagem considerável. Sabemos que o agro possui diversos fatores que influenciam diretamente em seus resultados. Portanto, em determinada época, a demanda pode ser maior do que a esperada. E se a estrutura produtiva não puder ser aumentada para dar conta desse aumento? Com a estrutura em nuvem, as empresas agrícolas conseguem ajustar o tamanho de sua estrutura com relação ao volume de dados sem se preocupar com aquisição, configuração e manutenção de servidores e demais equipamentos de TI.

Outro diferencial competitivo da adoção da Cloud Computing é a redução de custos que ela traz. É possível que os gastos com soluções em Ti caiam em até a 80% dentro de um prazo de até 5 anos. O que significa maior investimento em produtividade e novas técnicas que vão ajudar a melhorar ainda mais os resultados operacionais.

Quer saber mais sobre como a Cloud Computing pode colaborar com o setor agrícola? Então acesse e baixe o E-book Agro 4.0 – Computação em nuvem para gestão agrícola.  Ainda, se preferir entre em contato com um dos especialistas aqui na FWC para uma consultoria gratuita sobre a implantação da tecnologia Cloud no seu negócio. Basta acessar o banner abaixo.