FWC Group

BLOG

Como saber se preciso de um ambiente dedicado para minhas aplicações Cloud?

Como saber se preciso de um ambiente dedicado para minhas aplicações Cloud?



Se você já entendeu a premissa básica de funcionamento da Cloud Computing e conhece seus inúmeros benefícios, precisa saber, também, que existem formas diferentes de se trabalhar com essa tecnologia. Por exemplo: você pode optar por hospedar suas aplicações em um ambiente dedicado ou em um ambiente compartilhado. Ambos os cenários oferecem benefícios semelhantes, incluindo relação custo-benefício, desempenho, confiabilidade e escalabilidade, mas, dependendo das particularidades e das necessidades do seu negócio, um pode se tornar mais interessante do que o outro.

 

De forma simples, podemos dizer que o ambiente dedicado geralmente é indicado quando as especificações de um ambiente compartilhado não atendem a alguns critérios da empresa, como, por exemplo, quando existe a necessidade da equipe de TI ter total controle do seu ambiente cloud. Isso porque as plataformas dedicadas apresentam recursos que serão usados exclusivamente pela sua empresa ou organização, facilitando a personalização do ambiente e atendendo aos requisitos específicos de suas aplicações.

 

Não por acaso, esses ambientes dedicados são frequentemente usados por agências governamentais, instituições financeiras e quaisquer outras organizações de médio e grande porte com operações críticas para os negócios e que buscam controle aprimorado sobre seu ambiente.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, separamos as três principais vantagens que você obtém quando escolhe um ambiente dedicado para hospedar suas aplicações em Cloud:



1. Maior eficiência e controle

Optar por um ambiente dedicado permite que a equipe de TI da empresa tenha mais controle sobre seus dados e infraestrutura, permitindo que você intervenha rapidamente caso sejam necessárias alterações.



2. Personalização

Não existe uma solução única para todos. Por isso, um recurso importante das nuvens em ambiente dedicado é o nível de personalização que elas oferecem. Cada organização possui um conjunto de requisitos técnicos e de negócios que geralmente variam de acordo com o tamanho da empresa, o setor, os objetivos de negócios, etc. Logo, optando por esse formato, você pode escolher uma infraestrutura com características específicas de armazenamento e rede, para que o sistema atenda perfeitamente às suas necessidades individuais.

 

3. Desempenho

Somado a tudo isso, se analisarmos as duas opções do ponto de vista operacional e de performance, o ambiente dedicado também leva vantagem no quesito desempenho. Isso porque como os usuários não compartilham recursos, é possível garantir máxima performance das aplicações em 100% do tempo. Além disso, os recursos disponíveis podem ser distribuídos em tempo real, dependendo do fluxo de trabalho.



Mas, como saber se o ambiente dedicado é a melhor opção para a minha empresa?

Como já dissemos anteriormente, isso vai depender – e muito!! – das necessidades e particularidades do seu negócio. Ou seja, será preciso avaliar requisitos como flexibilidade, segurança, conformidade, custo e, principalmente, considerar as aplicações que são usadas e qual ambiente é mais adequado para cada uma delas.

 

Vale lembrar que um provedor cloud sério e de qualidade poderá te ajudar com todas essas avaliações e ainda fazer recomendações específicas para sua organização.

 

Entre em contato com a nossa equipe e peça um diagnóstico completo das suas necessidades. Nosso time de especialistas irá apresentar uma solução sob medida para a sua empresa e esclarecer todas as suas dúvidas



checklist