FWC Group

BLOG

Conheça 3 benefícios da Cloud para a indústria de manufatura

Conheça 3 benefícios da Cloud para a indústria de manufatura

 

À medida que os fabricantes enfrentam uma pressão crescente para otimizar suas operações, mesmo as organizações mais relutantes ficam com poucas opções a não ser abraçar a transformação digital. Nesse sentido, a computação nuvem se destaca como uma das principais soluções disponíveis para as empresas que desejam modernizar sua configuração de TI. Mas, quais são exatamente os benefícios da Cloud para a indústria de manufatura? Descubra a seguir!

 

1. A nuvem torna as empresas mais ágeis

A tecnologia continua a avançar em um ritmo acelerado, abrindo novos e interessantes horizontes para as empresas de manufatura. Porém, muitas companhias não estão aproveitando essas oportunidades e ainda continuam insistindo em uma infraestrutura de TI desatualizada.

 

Com isso, essas empresas são duplamente penalizadas:

 

Primeiro, elas não conseguem melhorar a produtividade, nem preparar seu ambiente de TI para novas tecnologias, como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial. Segundo, elas perdem muito dinheiro, investindo em soluções On-Premise, que julgam ser mais baratas.

 

E não é somente isso. Segundo a Forbes, os sistemas baseados na nuvem são mais rápidos do que os sistemas tradicionais. Assim, facilitando o acompanhamento dos novos desenvolvimentos dos fabricantes. Além disso, eles também são mais fáceis de personalizar e dimensionar.

 

Dessa forma, um dos grandes benefícios da Cloud para a indústria de manufatura é torná-la mais ágil. Logo, é possível responder rapidamente às mudanças de demanda de recursos de TI e facilitar a adoção de novas tecnologias. Em outras palavras, a nuvem é essencial para as empresas que desejam se modernizar e embarcar na transformação digital.

 

2. A Cloud facilita o acesso a recursos poderosos

Graças à Cloud, as empresas não precisam mais se limitar à tecnologia que podem hospedar e gerenciar internamente. Nesse sentido, hoje, existem soluções baseadas em nuvem para praticamente qualquer tipo de desafio de TI:

 

  • A infraestrutura como serviço (IaaS) concede aos usuários acesso a recursos de computação virtual, como servidores e armazenamento;
  • A plataforma como serviço (PaaS) fornece recursos normalmente necessários para o desenvolvimento de softwares e aplicativos;
  • O software como serviço (SaaS) fornece acesso a aplicações que são hospedadas, gerenciadas e mantidas pelo provedor especialista.
  •  

Por isso, devido à computação em nuvem, tudo, do software ao poder de processamento bruto, pode ser implementado com uma velocidade sem precedentes. Assim, basicamente a nuvem democratiza hardware e software de TI avançados, trazendo-a ao alcance de empresas de todos os tamanhos e nichos de mercado.

 

Ou seja, outro grande benefício da Cloud para a indústria de manufatura é fornecer recursos avançados de TI a preço acessíveis. Por isso, sem a necessidade de investimentos pesados em hardware e manutenção, as empresas podem voltar seus recursos financeiros para sua operação principal.

 

3. A Cloud traz redução de custos para a indústria de manufatura

Configurar e manter uma excelente infraestrutura de TI exige muitos recursos. Desde servidores poderosos e inúmeras licenças até uma equipe qualificada para manter tudo funcionando adequadamente. Então, como você sabe, tudo isso demanda muitos custos. Felizmente, a nuvem os torna mais acessíveis.

 

De acordo com o relatório Cloud for Manufacturing da Microsoft e da Invensys, as soluções de manufatura baseadas na nuvem podem reduzir até 54% dos custos. Então, essa economia é percebida principalmente na infraestrutura de TI, manutenção e ciclo de vida de projetos operacionais novos ou existentes e na melhoria de processos.

 

Além disso, a utilização da Cloud na indústria de manufatura ajuda a melhorar a receita, ao mitigar riscos, preparar o ambiente tecnológico para adotar novas tecnologias e dar agilidade e flexibilidade aos processos.

 

Comece a desfrutar dos benefícios da Cloud para a indústria de manufatura agora mesmo

A indústria 4.0 já é uma realidade e as empresas que não começarem a se modernizar agora mesmo correm o risco de desaparecerem nos próximos anos.

 

Logo, investir em tecnologia é mais que uma estratégia de negócios, é uma necessidade. No entanto, é preciso optar por soluções confiáveis, seguras e que sejam moldadas para atender às necessidades de sua empresa.

 

A Cloud, nesse sentido, é essencial no processo de transformação digital das empresas de manufatura.

 

Sabendo disso, a FWC projeta soluções de Cloud sob medida para seus clientes. Ou seja,  oferecendo todos os benefícios dessa tecnologia, tais como redução de custos, segurança, alta disponibilidade, performance e agilidade.

 

Além disso, ao migrar para a Cloud com a FWC, você passa a contar com todos os benefícios do Oracle Cloud Infrastructure (OCI), um conjunto de serviços em nuvem integrados, com a qualidade e confiança Oracle, extremamente úteis para sua empresa.

 

Entre em contato com a FWC agora mesmo para que nossos especialistas possam projetar as soluções de Cloud sob medida para o sua empresa! E não se esqueça de fazer um diagnóstico gratuito conosco!

 

diagnostico_cloud_computing