FWC Group

BLOG

Benefícios da Cloud Computing: conheça 7 realmente importantes

Benefícios da Cloud Computing: conheça 7 realmente importantes

beneficios-cloud

 

Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estimam que os serviços em nuvem crescerão, até o ano de 2021, 27% ao ano. Segundo a pesquisa, esse incremento se deve aos benefícios da Cloud Computing para os negócios.

 

Entretanto, muitas empresas no Brasil desconhecem os reais benefícios da Cloud Computing. Por isso, neste artigo, mostraremos como o serviço pode impactar positivamente na infraestrutura de TI das empresas. Acompanhe:

 

O que é Cloud Computing?

A Cloud Computing é uma tecnologia que permite o acesso remoto. Em suma, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora, de softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados pela internet.

 

Na prática, a organização substitui sua infraestrutura de TI, como servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, software, do plano físico para o digital. Assim, todos os recursos que a empresa precisa usar em sua rotina passam a ser acessados pela web.

 

Dessa forma, não será mais necessário manter a equipe em um mesmo espaço físico e suas atividades não serão interrompidas em caso de falha operacional.

 

Os mitos sobre a nuvem

Alguns gestores até conhecem ou já ouviram falar sobre os benefícios da Cloud Computing, mas se sentem inseguros em relação ao serviço. Assim, o fato é que existem muitas especulações sobre o que a nuvem proporciona de verdade. Veja algumas situações abaixo:

 

Não é seguro

O fato de não ter um Data Center físico, faz com que os profissionais de TI desconfiem da capacidade de segurança da Cloud Computing. Porém, os Datas Centers físicos são mais vulneráveis, se comparados à nuvem.

 

Além disso, ficam estar sujeito a ataques, o modelo físico pode ser roubado, sofrer com enchentes, incêndio, poeira, praga, entre outros.

 

Ao mesmo tempo, a Cloud Computing está protegida por não ser acessada fisicamente e ter os dados divididos em diversos servidores.

 

Apresenta riscos com a falta de Backup

O risco de falta de backup é comum em Data Centers físicos, causado por falhas ou esquecimentos e resultando na perda de informações. Logo, o que não acontece com a Cloud Computing, que faz o backup de forma automática.

 

Tem custo elevado

Assim, por ser uma tecnologia consideravelmente nova, existe o mito de que a Cloud Computing é um serviço caro.

 

Porém, ao colocar na ponta do lápis, é fácil identificar os altos custos. Por exemplo, o investimento em equipamentos, manutenção, operação e energia para manter um Data Center funcionando é mais custoso do que um serviço digital.

 

Assim, os mitos que permeiam o serviço, são facilmente combatidos, quando apresentamos os reais benefícios da Cloud Computing. Confira quais são a seguir.

 

Benefícios da Cloud Computing

1. Aumente a escalabilidade do negócio

A escala da Cloud Computing é feita sob demanda para suportar as cargas de trabalho. Com isso, mesmo em situações oscilantes, a empresa consegue manter o seu crescimento.

 

2. Tenha mais opções de armazenamento

Ao contratar um serviço de Cloud Computing, a empresa escolhe as opções de armazenamento – público, privado ou híbrido. Dessa forma, a escolha deve considerar quais são as necessidades de operação e segurança do negócio.

 

3. Construa a solução adequada

Com base em uma série de recursos e ferramentas, pré-determinadas, a empresa pode construir a solução mais adequada. Sobretudo, para atender suas necessidades operacionais e específicas.

 

4. Garanta a segurança do seu negócio

beneficios-cloud

 

A Cloud Computing oferece inúmeros recursos de segurança que podem ser aprimorados, de acordo com o tipo de serviço contratado e ainda seguindo a legislação atual sobre proteção de dados.

 

Por exemplo, estão a criptografia e a definição de chaves API que ajudam a manter os dados seguros.

 

Além disso, falhas de hardware não causarão a perda de informações, pois os backups estarão em rede.

 

5. Tenha total acessibilidade é um dos Benefícios da Cloud Computing

Ao contratar um serviço cloud a empresa não ficará limitada ao acesso em máquinas e servidores específicos. Logo, os aplicativos, dados e informações baseados na nuvem são acessíveis a qualquer dispositivo conectado à internet e com permissão de acesso.

 

6. Reduza os custos com equipamentos

Um dos principais benefícios da Cloud Computing é o uso de recursos remotos. Nesse sentido, a empresa não terá que investir em servidores, ar condicionado e outros equipamentos, além de uma grande economia de energia e espaço físico.

 

Em contrapartida, com a Cloud Computing a empresa paga por aquilo que utilizar.

 

7. Ganhar em produtividade é um dos Benefícios da Cloud Computing

A interrupção dos processos, causada por falhas operacionais, reduzem a produtividade dos colaboradores. Logo, por permitir o acesso de qualquer local com internet, a Cloud Computing ajuda a aumentar a produtividade da equipe. Dessa forma, a empresa também pode contratar profissionais no mundo inteiro.

 

Ao mesmo tempo, a corporação não terá que investir em servidores, máquinas ar-condicionado e outros equipamentos. Assim, consequentemente, gerando uma grande economia de energia elétrica e espaço físico.

 

Os benefícios da Cloud Computing ajudam empresas que querem se destacar no mercado, ganhar escalabilidade e manter o crescimento.

 

Por outro lado, a contratação da solução deve ser feita com especialistas técnicos. A FWC pode ajudar a sua empresa a implantar a Cloud Computing, acesse o site e conheça nossas soluções.

Deixe um comentário