7 erros de TI que sua empresa precisa corrigir agora mesmo
Se a sua empresa comete algum desses, já pode acender a luz amarela no setor de TI
Com a intensificação do uso das tecnologias por parte das empresas de todos os segmentos, o setor de TI ganhou uma importância ainda maior em comparação a um período de 10 anos atrás, por exemplo. Mais profissionais e tendências surgiram em todo o mundo e as empresas se adequaram e ainda estão se adequando a essa nova realidade.
Esse departamento deixou de ser apenas mais um para se tornar um dos mais estratégicos dentro de qualquer organização. O serviço desse setor é responsável por proporcionar redução de custos sem perda de performance, segurança, flexibilidade de acesso e toda a infraestrutura que o seu negócio necessita para todo e qualquer tipo de operação.
Tão importante quanto ter um setor de TI dentro da sua empresa, é que esse setor seja efetivo e que possa prover soluções tecnológicas para facilitar os processos diários. Pensando nesse cenário, a FWC fez um levantamento de 7 erros que algumas empresas apresentam em seu setor de TI e que podem impactar negativamente os seus resultados. Vamos a eles?
1 – Não se atualizar de acordo com o mercado
Selecionamos esse como número 1, pois ele não se relaciona exclusivamente com o setor de TI. Em tudo relacionado ao mercado de trabalho, se uma empresa, departamento ou profissional não está atualizado, ele fica para trás. Com um setor de TI não é diferente.
Já imaginou o seu concorrente utilizando os mais potentes computadores do mercado, enquanto você ainda está usando uma máquina de escrever para fazer o seu trabalho? Inimaginável, não é mesmo?
Por isso é sempre importante estar atento às tendências tecnológicas para entender quais podem ser colocadas em prática aí na sua empresa.
2 – Utilizar softwares piratas
Outro ponto que jamais deve ser considerado por qualquer setor de TI é o uso de softwares piratas. Mesmo que aparentemente, em um primeiro momento, seja mais viável economicamente, os riscos e prejuízos são muito maiores para a sua empresa. Sobre esse assunto, confira o vídeo da nossa Executiva de Contas Júlia Santos. Ela vai falar sobre Banco de Dados, mas o mesmo alerta pode se aplicar para qualquer sistema utilizado na sua empresa:
3 – Focar apenas na solução de problemas técnicos
Esse é um erro muito comum em empresas que ainda estão engatinhando nesse universo da transformação digital. Mas atente-se: o setor de TI precisa fazer parte da estratégia da sua empresa. Você não conta com uma equipe apenas para arrumar a internet quando ela cai ou para consertar os equipamentos que podem ter falhas de operação. Claro, isso faz parte da rotina de um profissional de TI, mas apenas isso fica muito aquém do que ele pode oferecer.
Um setor de TI precisa propor projetos, soluções para que os processos diários da sua empresa sejam mais rápidos, que os seus colaboradores sejam mais produtivos e que a tecnologia seja uma verdadeira aliada do crescimento da sua empresa.
4 – Ver a tecnologia como um custo, não como investimento
Todo investimento demanda custo. Mas nem todo o custo é um investimento. Ter isso em mente é fundamental na hora de pensar na tecnologia. Ao mesmo tempo em que ela vai representar um custo para a sua empresa, você precisa entender de fato o quanto ela vai trazer de benefício em troca, tornando-se um investimento que vale a pena.
É função do departamento de TI apresentar e mostrar como determinada tecnologia vai auxiliar a mudar sua empresa de patamar, bem como apresentar as estimativas de custo e de retorno para o setor financeiro analisar e seguir ou não com o direcionamento de verba.
5 – Ter mais de um fornecedor de soluções
“Cachorro com muitos donos morre de fome.” Você já ouvir essa frase alguma vez?
É exatamente sobre isso que estamos falando agora. Se você possui mais de um provedor em soluções tecnológicas, é muito comum que no momento de algum problema, você não saiba para quem recorrer ou recorra ao fornecedor errado, perdendo tempo na resolução da questão.
Obviamente que nem sempre um fornecedor vai oferecer todas as soluções necessárias e então a contratação de um segundo passa a ser uma obrigação. Mas sempre que possível é interessante que você integre e centralize o relacionamento.
Financeiramente isso também é muito mais viável, pois as empresas costumam oferecer preços mais em conta por pacotes completos de serviço. Vale a pena pesquisar.
6 – Não configurar uma rotina de backup
Os dois últimos tópicos são temas um pouco mais técnicos, mas ainda assim de suma importância para a segurança do seu ambiente de TI.
O primeiro deles é referente ao backup. Muitas empresas não possuem essa rotina de fazer as cópias de segurança com periodicidade e acabam fazendo apenas quando lembram e na maior parte das vezes, acaba sendo tarde demais. Afinal de contas um erro que ocasiona a perda de dados não vai esperar sua equipe fazer o backup, portanto é importante que sua empresa conte com backups no máximo semanalmente e dependendo da natureza das suas operações, indica-se que ele seja feito diariamente. Assim todas as informações estão seguras.
7 – Não ter um plano de contingência para desastres
Acidentes e desastres podem ocorrer a qualquer momento e sua empresa precisa estar preparada para eles. Como citado no item anterior, a rotina de backup é fundamental para manter as informações protegidas. Mas além disso, o que mais sua empresa pode fazer?
Em primeiro lugar, definir uma equipe de gestão de crise. Será ela a responsável por determinar as diretrizes a serem tomadas caso algo aconteça.
No plano de contingência precisa estar especificado todos os processos que sua empresa adotará no caso de algum acidente ocasionado por falha humana ou por algum desastre natural. Perguntas como: como o sistema será recuperado? Não poderemos utilizar a infraestrutura da empresa por um tempo, como iremos continuar acessando os sistemas necessários?
Uma vez que a empresa não pode ficar parada, ter conhecimento sobre esse plano é muito indicado para todos os setores. Quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o artigo que escrevemos sobre Disaster Recovery.
E então, sua empresa está cometendo algum desses erros? Não se preocupe, como você percebeu, alguns são comuns e podem acontecer. O importante é que agora você pode identificar cada um deles e trabalhar para corrigi-los.
Se quiser fazer uma avaliação do seu ambiente de TI, acesse o nosso checklist. Com ele nossa equipe conseguirá fazer uma análise sobre o seu atual ambiente de TI e indicar possíveis melhorias e soluções para a sua empresa ter uma infraestrutura mais performática e segura. Basta clicar no banner abaixo.
