FWC Group

BLOG

Disaster Recovery (DR): saiba por que a sua empresa definitivamente precisa de um

Disaster Recovery (DR): saiba por que a sua empresa definitivamente precisa de um

 

Desastres acontecem. E geralmente nos momentos mais inconvenientes. Essas frases podem parecer clichê, mas trazem uma realidade que todos nós precisamos aceitar, vide a chuva dos últimos dias em São Paulo. Diante disso, a única coisa que nos resta é tentarmos nos proteger ao máximo dessas ocorrências ou, pelo menos, minimizar seus danos.

Seja um desastre natural, como incêndios e inundações, ou algo causado pelo homem, como uma invasão hacker ou um erro humano, o fato é que nunca é fácil lidar com esses imprevistos. Portanto, se você não tiver um plano de recuperação em funcionamento, o que nós chamamos de Disaster Recovery (DR), sua empresa poderá ter grandes prejuízos.

Um estudo realizado pela Câmara de Comércio Britânico mostrou que 93% das empresas que sofreram perda de dados por mais de 10 dias decretaram falência dentro de um ano após o desastre.

Então, veja bem, um plano de recuperação de desastre é como um colete salva-vidas quando o barco tomba. Você provavelmente nunca entraria no barco se soubesse que não havia coletes salva-vidas; então, por que deixar sua empresa vulnerável a uma possível catástrofe?

O que é o Disaster Recovery?

Um bom DR é composto por uma lista de ações que devem ser tomadas para minimizar os efeitos de um desastre e garantir que sua organização possa retomar funções essenciais. A maioria das empresas realiza uma análise de impacto nos negócios e uma análise de risco para estabelecer o objetivo do tempo de recuperação e o objetivo do ponto de recuperação.

Em outras palavras, você deverá analisar todos os aspectos de sua operação de cima para baixo e lateralmente para identificar seus processos mais críticos e quais são suas necessidades específicas. Com base nessas informações, você desenvolverá um plano abrangente do que fazer se – ou quando – ocorrer um desastre.

Para começar, é fundamental que você tenha um ambiente preparado para substituir o principal em situações de colapso ou falha.

Mas onde colocar esse novo ambiente?

Uma opção que vem sendo muito utilizada nos últimos anos é a nuvem, pois ela oferece alta escalabilidade, flexibilidade e segurança, já que seus dados serão armazenados em servidores externos que já atendem a rigorosos padrões de confiabilidade.

Além disso, como já dissemos em outro texto, é importante que você contrate essa nuvem junto a um provedor que consiga comprovar esses padrões de segurança por meio de certificações e que conte com uma infraestrutura adequada. Também é essencial que ele ofereça soluções sob medida para a sua empresa, o que inclui, dentre outras coisas, a oferta de diferentes tipos de nuvem, para que você escolha qual a mais adequada para seu modelo de negócio. Hoje em dia, inclusive, já existem ofertas específicas para Disaster Recovery, que possibilitam a recuperação rápida de toda infraestrutura de TI da sua empresa.

Caso você ainda não esteja convencido, listamos abaixo dois dos principais motivos pelos quais você precisa desenvolver um plano de Disaster Recovery ainda neste ano:

– Economia

Você provavelmente já ouviu falar que custa mais dinheiro adquirir um novo cliente do que reter um antigo. E isso é definitivamente verdade. Mas quando ocorre um desastre de TI e você não está preparado, você pode realmente perder a confiança do cliente. E recuperar essa confiança será quase impossível e, portanto, dispendioso.


É muito mais barato prevenir, ou pelo menos, preparar-se para um desastre do que tentar recuperar novamente os clientes perdidos após uma catástrofe.

– Segurança

Não importa o quanto a tecnologia evolua, máquinas e hardware sempre irão falhar em algum momento. Não importa quanto dinheiro gaste nos melhores sistemas e soluções digitais, você nunca estará 100% imune a falhas no disco rígido ou na sua conexão à Internet. Logo, ter um plano de recuperação de desastre em vigor é a única maneira de garantir que uma falha de hardware não interrompa seu serviço ou cause perda de dados.

Ou seja, se você deseja economizar dinheiro e tempo, é importante desenvolver um sólido plano de recuperação de desastres de TI. Nenhum negócio está protegido contra desastres e a importância de ter um plano abrangente em vigor não pode ser subestimada.

Aqui na FWC nós trabalhamos com os clientes para ajudá-los a se preparar para o inesperado. Nosso pacote de Disaster Recovery protege seus dados e permite recuperar seu ambiente com base no funcionamento de seus negócios e na maneira como sua infraestrutura é projetada. Fale com os nossos consultores e saiba mais.

 

checklist