FWC Group

BLOG

E-commerce na nuvem: como a cloud pode ajudar a focar no que realmente importa!

E-commerce na nuvem: como a cloud pode ajudar a focar no que realmente importa!

 

Nas últimas duas décadas, a ascensão do comércio eletrônico causou um enorme impacto na forma como as empresas funcionam atualmente. Hoje em dia, já é uma realidade para todas as lojas virtuais de grande porte ter uma a sua própria solução de e-commerce na nuvem. Para isso, é imprescindível contar com um bom provedor de migração e hospedagem cloud.

 

Um e-commerce na nuvem oferece grandes benefícios para quem optar por usá-lo! Velocidades mais rápidas, uso aprimorado do servidor e segurança mais rígida apenas para citar alguns. Além disso, as grandes empresas que acompanham a nuvem desfrutam de uma economia considerável no orçamento devido aos custos mais baixos de configuração e manutenção.

 

Em suma, é isso que torna as soluções em nuvem o caminho do futuro. Mas, porque muitas empresas agora estão comprando a tecnologia em nuvem? A resposta é simples! Por que elas desejam investir no que realmente importa: o core business do seu negócio.

 

Neste artigo, vamos analisar um pouco mais os detalhes do que está envolvido com este sistema revolucionário.

 

Abaixo estão cinco fatores que empresas que possuem um comércio eletrônico precisam considerar sobre a transferência do comércio eletrônico para a nuvem!

 

1. Menor custo de instalação e manutenção

O software de e-commerce na nuvem é fornecido como um serviço (é por isso que usamos o termo Software como Serviço ou SaaS). Isso significa que você economiza logo no início. Migrar sua empresa para um novo sistema é sempre uma grande mudança, que, geralmente, também significa grandes investimentos. Porém, não dessa vez!

 

Ao optar por uma solução baseada em nuvem, você evita grandes investimentos iniciais para comprar os servidores e instalações físicos necessários para gerenciar e manter o software, bem como as próprias licenças de software. A troca do seu sistema antigo pode ser feita em estágios com pouco ou nenhum impacto em suas operações diárias.

 

Enquanto você continua usando o serviço, as soluções locais envolvem alguns custos contínuos, como manutenção de hardware e atualizações de software, armazenamento de dados, backups de segurança, energia e refrigeração etc. E, em alguns casos, os custos adicionais de atender normas regulamentares de proteção dados pessoais

 

Com a solução em nuvem, é o fornecedor (e não você e seu departamento de TI) que hospeda o software e mantém a infraestrutura de hardware. Para você, como proprietário de uma empresa, isso significa que os custos iniciais e os custos de manutenção normalmente serão muito mais baixos porque você simplesmente implementa o software e o ajusta para atender aos seus requisitos. 

 

2. Menos problemas para você e sua equipe de TI

O e-commerce na nuvem é conhecido por ser muito amigável ao desenvolvedor. Tudo está configurado para tornar a experiência da sua equipe de TI o mais fácil e agradável possível.

 

Você deve deixar que o fornecedor se preocupe com o hardware e as principais manutenções de software. Não há necessidade de sua equipe reinventar recursos, pois existem muitas soluções prontas com código de código aberto facilmente acessível. 

 

Portanto, sua equipe de TI pode se concentrar no que é mais importante para os seus negócios — personalizando os recursos para atender perfeitamente às suas necessidades e trabalhando no desenvolvimento de estratégias que ajudarão você a crescer e expandir.

 

3. O e-commerce na nuvem está sempre atualizado

As soluções locais tendem a funcionar bem quando você as configura e as personaliza totalmente de acordo com suas necessidades… até que o provedor lança uma atualização.

 

O problema com esse tipo de configuração é que todas as personalizações ou integrações feitas estão vinculadas à versão do software existente. Assim que uma atualização for implementada, elas serão apagadas. Em muitos casos, sua equipe de TI terá que começar a re-customizar do zero.

 

Não é preciso dizer que isso pode consumir muito tempo (e recursos), razão pela qual muitas empresas optam por não atualizar e ficar com uma versão desatualizada perdendo muitos novos recursos e tendências de negócios mais recentes. Mas, mesmo assim, sempre existe o risco de perder o acesso aos recursos integrados sempre que houver uma alteração na estrutura da sua equipe.

 

Os provedores de e-commerce na nuvem garantem que as personalizações implementadas anteriormente sejam automaticamente transmitidas quando a plataforma for atualizada. 

 

4. Melhor organização e rastreamento

Manter todos os seus dados armazenados na nuvem, com fácil acesso online, ajudará sua empresa a funcionar da maneira mais eficiente possível, reduzindo a possibilidade de erros e ajudando sua cadeia de suprimentos a funcionar sem problemas.

 

Você pode ter várias lojas na mesma plataforma em nuvem com um ponto de controle central. Os concessionários regionais têm uma maneira fácil de ingressar no sistema principal, com a opção de fazerem suas próprias personalizações exclusivas.

 

Isso significa melhor organização e rastreamento de pedidos e itens de estoque em vários locais físicos, atualizações de status mais rápidas e todas as informações necessárias disponíveis para você em qualquer lugar e a qualquer momento.

 

5. Mais flexibilidade

Sua empresa está em constante evolução e é absolutamente essencial ter uma solução de comércio eletrônico que possa crescer e evoluir junto com ela. Quem quer ficar preso no mesmo lugar?

 

Com a solução de e-commerce na nuvem, você pode responder a qualquer oportunidade de mercado mais rápida adicionando rapidamente novos sites para novos modelos de negócios (B2B ou B2C), marcas ou países, tudo na mesma plataforma. Campanhas de marketing, vendas cruzadas e até soluções não padronizadas são fáceis de implementar.

 

As soluções de comércio eletrônico estão progredindo rapidamente e você não deseja ficar para trás! No entanto, é importante considerar o que é certo para você e sua empresa. Cada empresa é única, com suas próprias necessidades e exigências. Felizmente, o e-commerce na nuvem cobre uma ampla variedade delas.

 

Ficou interessado em migrar seu e-commerce para a nuvem? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!