FWC Group

BLOG

ERP na nuvem para Construção Civil: 4 motivos para adotar

ERP na nuvem para Construção Civil: 4 motivos para adotar

engenheiro-construção-com-tablet

A maioria das empresas de construção percebeu a necessidade de  implementar um sistema ERP em sua operação. Esse software serve para gerenciar e usar seus recursos com eficiência, como capital humano, finanças, ativos, materiais e outros. Mais recentemente, a tendência é adotar uma solução de ERP na nuvem.

Pela dinamicidade da operação de Construção Civil, a opção em nuvem tem se mostrado extremamente adequada. Assim, ela agrega flexibilidade, comodidade e permite que as empresas façam um melhor uso de seus dados e trabalhem de maneira mais inteligente.

Confira a seguir os principais motivos para adotar uma solução ERP na nuvem no ramo da Construção Civil:

1. Redução de custo com ERP em Nuvem

Uma das principais ambições de toda empresa é reduzir custos para melhorar seu resultado. Como você deve saber, o investimento em solução ERP legada é muito alto e consome uma parcela significativa do CAPEX.

Além disso, com o passar do tempo, é preciso ter mais gastos significativos com atualizações e novas versões do produto.

Utilizando um ERP na nuvem, as empresas contratam planos anuais, semestrais ou mensais, que possuem impacto muito menor no orçamento. Além disso, você pode pagar por número de usuários. Isso significa uma melhor utilização dos seus recursos, caso haja aumento ou diminuição do número de colaboradores.

2. Maior eficiência com uma solução ERP na nuvem

Para gerenciar uma obra é preciso acompanhamento constante da evolução do projeto e também dos custos. Assim, é possível ter um controle maior dos materiais empregados, da previsão de entrega e atualizar o orçamento final.

Além disso, isso também impacta em fatores contábeis, visto que são esses dados que irão determinar o reconhecimento da receita e o faturamento.

Se você estiver utilizando uma solução local, será preciso realizar medições em campo, anotar em planilhas e efetuar lançamento no ERP.

Entretato, esse procedimento, além de gerar retrabalho, pode ocasionar erros e perda de informações que comprometem todo o projeto.

Com um ERP na nuvem voltado para o segmento de Construção Civil, como a solução da Globaltec, os colaboradores simplesmente inserem os dados em seus dispositivos móveis e as informações são automaticamente sincronizadas com os servidores remotos.

Ou seja, com o ERP sua empresa terá todas as informações da obra quase que em tempo real. Assim, você tem um gerenciamento muito melhor e consegue identificar os problemas assim que eles acontecem.

Saiba mais sobre a Globaltec neste link aqui.

3. Alta disponibilidade

Quando você possui um ERP legado, você possui alta dependência da infraestrutura local. Ou seja, se um servidor “cair”, provavelmente toda sua operação ficará parada até que a equipe de TI consiga identificar o problema e restabelecer os serviços.

Isso pode gerar horas de improdutividade e, acima de tudo, perda de oportunidades de negócio. Sendo assim, com a utilização do ERP em nuvem, você terá toda a garantia de disponibilidade com ambientes redundantes e com alta segurança.

Por exemplo, utilizando serviços em nuvem de um provedor bem estruturado, como a FWC, sua aplicação poderá ser distribuída em diferentes regiões e zonas de disponibilidade

Ou seja, seu ERP poderá ser executado em Data Centers diferentes, com estruturas totalmente separadas. Assim, mesmo que haja queda de um servidor, sua aplicação continuará funcionando normalmente.

infografico-erp

4. Segurança dos dados

Utilizando um ERP na nuvem, seus dados críticos ficam armazenados nos servidores do provedor de serviços em nuvem, que tendem a ser mais seguros que as infraestruturas locais de muitas empresas.

Além disso, graças ao uso de firewalls, antivírus, VPN, criptografia e outras ferramentas, os provedores conseguem oferecer um ótimo nível de segurança para os seus dados.

Agora você já sabe porque o ERP na nuvem é ideal para as empresas de Construção Civil. Se você gostou deste conteúdo também irá gostar de conhecer o case de sucesso da construtora TIISA e descobrir como a parceria com a FWC proporcionou significativas reduções de custos. Boa leitura!