FWC Group

BLOG

Escalabilidade em Cloud Computing: por que ela é essencial?

Escalabilidade em Cloud Computing: por que ela é essencial?

 

Cada vez mais as empresas migram para a nuvem em busca de redução de custo, melhor desempenho e mais segurança. Porém, esses não são os únicos benefícios dessa tecnologia. Uma das vantagens mais importantes diz respeito à escalabilidade em Cloud Computing.

 

Mas você sabe, de fato o que isso quer dizer? Por que este ponto é tão importante? Continue a leitura para responder essas e outras perguntas!

 

O que é a escalabilidade em Cloud Computing?

A escalabilidade diz respeito à capacidade de um sistema se expandir sem perder o desempenho. Simplificando, se um sistema de computação em nuvem (redes, armazenamento, servidores, aplicativos e serviços) puder responder rapidamente para atender a novas demandas – em tamanho ou volume – ele é escalável.

 

Por que investir em escalabilidade de dados em Cloud Computing?

A escalabilidade é uma ferramenta valiosa a para organizações de todos os tipos e tamanhos. Atualmente, responder de forma rápida a todos os tipos de mudanças é essencial. Pois, isso garante a produtividade dos colaborares, uma boa experiência do cliente e o crescimento da operação.

 

Para muitas empresas, o futuro pode ser, em grande parte, previsível. No entanto, isso não significa que não haverá pontos fora da curva ao longo do caminho.

 

Os varejistas, por exemplo, conseguem prever um aumento de demanda durante a Black Friday ou próximo ao Natal. No entanto, é um pouco provável que eles consigam prever o fechamento de um concorrente e – crucialmente – tirar proveito da situação.

 

Assim, as organizações que não contam com a escalabilidade em Cloud Computing estão fortemente ligadas às restrições físicas, como servidores e storages, etc. Muitas vezes, esses pontos são grandes impeditivos na concretização de novos negócios ou no aproveitamento de oportunidades inesperadas.

 

Por outro lado, com a computação em nuvem, essas restrições são substituídas por uma infraestrutura que pode aumentar ou diminuir e adaptar-se em harmonia com as necessidades da empresa. A elasticidade em Cloud Computing torna mais fácil reagir rapidamente todo tipo de evento. A grande vantagem é que você só paga pelos recursos que utilizar, quando utilizar.

 

Dessa forma, se sua empresa deseja se manter competitiva no mercado, precisa começa a investir em escalabilidade em Cloud Computing agora mesmo!

 

Quais são os tipos de escalabilidade de dados em Cloud Computing?

Basicamente, existem dois tipos de escalabilidade em Cloud Computing: a vertical e a horizontal.

 

Escalabilidade vertical

Refere-se à adição de mais recursos ao servidor conforme a demanda. Esse tipo de escalabilidade é mais comumente usado em aplicativos e produtos de médio porte, bem como em pequenas e médias empresas.

 

Escalabilidade vertical geralmente significa atualização do hardware do servidor. Alguns dos motivos mais comuns incluem o aumento de IOPS (operações de entrada / saída), amplificação da capacidade da CPU / RAM e da capacidade do disco.

 

Escalabilidade horizontal

O dimensionamento horizontal envolve adicionar mais unidades de processamento ou máquinas físicas ao seu servidor ou banco de dados. Isso envolve aumentar o número de nós no cluster e reduzir as responsabilidades de cada nó membro, expandindo o espaço principal e fornecendo pontos de extremidade adicionais para novas conexões.

 

Embora isso não altere a capacidade de cada nó individual, a carga diminui devido à distribuição entre nós de servidor separados.

 

Alguns dos motivos pelos quais as organizações devem escolher escalar horizontalmente incluem o aumento da simultaneidade de E/S, a redução da carga nos nós existentes e o aumento da capacidade do disco.

 

Como a escalabilidade pode ajudar em momentos de picos de acesso?

Tradicionalmente, um dos grandes problemas das empresas é lidar com picos de acesso. Muitas vezes, esses eventos específicos acabam gerando instabilidade, lentidão e até mesmo inacessibilidade.

 

Com a nuvem esse problema pode ser facilmente resolvido. Pois, recursos de processamento, memória RAM, espaço de disco e até mesmo largura de banda podem ser dimensionados de forma super ágil ou até mesmo automática.

 

Assim, as aplicações de sua empresa podem funcionar de forma estável e fluída 100% do tempo. Dessa forma, além de aumentar a satisfação dos usuários, sua empresa otimiza recursos e auxilia na minimização de custos, uma vez que você só paga pelo que utilizar.

 

Fale com a FWC

Agora você já sabe o porquê a escalabilidade em Cloud Computing é um dos principais atrativos dessa tecnologia. O próximo passo é implementá-la em sua empresa para garantir um alto desempenho, fluidez na operação e ainda reduzir custos.

 

Nesse sentido, contar com uma empresa altamente capacitada e experiente é essencial. A FWC conta com um time de profissionais altamente especializados, que estão prontos para oferecer a melhor solução para sua empresa.

 

Entre em contato agora mesmo e comece a desfrutar da escalabilidade e de todos os outros benefícios da Cloud Computing! E não esqueça de fazer um diagnóstico agora mesmo! Clique no banner abaixo!

 

 

diagnostico_cloud_computing