FWC Group

BLOG

Gestão de riscos em Cloud Computing: o que levar em consideração antes de migrar

Gestão de riscos em Cloud Computing: o que levar em consideração antes de migrar

 

A gestão de riscos em Cloud Computing, assim como em qualquer outro ambiente de TI, é vital para todas as empresas. E, à medida que os incidentes de segurança e privacidade aumentam em frequência e gravidade, essa atividade se torna ainda mais relevante. Isso sem falar nos regulamentos aos quais toda entidade precisa seguir.

 

E não é para menos: as consequências de uma violação de dados incluem não apenas as multas regulatórias e as despesas legais, mas também o custo de danos à reputação da marca.

 

A nuvem já comprovou que é uma tecnologia que agrega muita segurança às atividades operacionais, tanto no armazenamento quanto no processamento das informações. Por isso, algumas empresas tem negligenciado seus procedimentos internos, fundamentados na falsa ideia de que basta migrar para a Cloud para mitigar todos os riscos.

 

De fato, a nuvem é um ambiente muito seguro. No entanto, precisa ser acompanha de boas práticas e procedimentos internos voltados à garantir a segurança da informação. Confira a seguir alguns dos pontos mais importantes que precisam ser abordados pela gestão de riscos em Cloud Computing!

 

Gestão de riscos em cloud computing baseados em processos

Para uma gestão de riscos em Cloud Computing eficaz, é preciso que as empresas adote uma estratégia baseada em processos. Isso inclui, mas não se limita a, revisar regularmente as permissões e restringir os acessos apenas àqueles com uma necessidade absoluta.

 

Também é necessário restringir o acesso e o compartilhamento de conteúdo ao máximo possível, para que você possa reduzir o ônus do monitoramento intenso apenas nas áreas onde é permitido a existência de conteúdo sensível. 

 

Além disso, preste atenção especial a onde os dados sensíveis podem ser expostos a um grande número de usuários ou a usuários externos.

 

Por fim, audite seus funcionários o máximo possível para determinar como a interação deles está criando riscos em sua organização. Explique a importância do motivo pelo qual essas auditorias estão ocorrendo e forneça incentivos e recompensas positivos para incentivar um comportamento proativo voltado à segurança da informação.

 

Sua equipe de segurança para lidar com uma carga de trabalho contínua

Com a migração para a nuvem, sua equipe de TI ganha em produtividade e passa a ter mais tempo livre para se dedicar a outras atividades importantes da empresa. A gestão de riscos em Cloud Computing é uma delas.

 

As empresas precisam de profissionais de segurança que possam se dedicar a analisar os fluxos de trabalho e como eles podem comprometer a segurança na nuvem.

 

Isso lhes permitirá fazer sugestões sobre como modificar processos de negócios para reduzir riscos e fornecer treinamento e recursos contínuos para manter os funcionários atualizados.

Lembre-se que frequentemente surgem novas ameças e novas formas de atuação dos cibercriminosos. Por isso, o treinamento deve ser o mais contextual e relevante possível para as funções dos funcionários.

 

Escolha do provedor de nuvem

A gestão de riscos em Cloud Computing também passa pela escolha de um provedor capaz de garantir a segurança das informações.

De nada adianta você tornar o seu ambiente interno seguro, se sua nuvem não for igualmente segura.

Portanto, antes de contratar um serviço, seja para infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) ou software como serviço (SaaS), questione sobre os métodos utilizados pelo fornecedor para garantir a segurança.

 

Alguns pontos interessantes a serem observados são:

  • Backup, para salvaguardar seus dados em um ambiente virtual separado, caso algum incidente aconteça;
  • Firewall, para analisar o tráfego na rede e bloquear qualquer acesso indevido;
  • VPN para garantir que seus dados sejam transmitidos de forma segura;
  • Antivírus profissional, para detectar qualquer arquivo malicioso;

 

Além disso, seu provedor deve ter uma infraestrutura adequada para suportar a operação e uma equipe especializada e experiente para realizar a migração de forma correta e oferecer o suporte apropriado, sempre que for necessário.

 

Nesse sentido, você pode contar com a FWC, uma empresa especialista em fornecer soluções em nuvem e que conta com mais de 11 anos de experiência e mais de 700 clientes atendidos no Brasil o no exterior.

Na FWC você encontra todas as ferramentas necessárias para garantir a segurança dos seus dados, bem como equipe especializada para fornecer todo o suporte necessário.

 

Não perca mais tempo: entre em contato conosco agora mesmo para que nossos especialistas possam elaborar um proposta sob medida para atender às necessidades da sua empresa!

 

checklist