FWC Group

BLOG

Como ganhar mais eficiência e reduzir custos com a gestão fiscal e tributária em nuvem?

Como ganhar mais eficiência e reduzir custos com a gestão fiscal e tributária em nuvem?

 

A tecnologia Cloud Computing vem impulsionando soluções práticas e eficazes por vários motivos.  Principalmente, ligados à otimização de processos de dados, segurança da informação, armazenamento em massa e melhorias na colaboração entre equipes. Por isso, optar por uma gestão fiscal e tributária em nuvem é uma das principais apostas das empresas. Ainda mais para o alcance de uma maior eficiência e, consequente, redução de custos.

 

Então confira, a seguir, alguns motivos para que sua empresa apostar na nuvem como importante ferramenta para gestão fiscal e tributária!

 

Benefícios da gestão fiscal e tributária em nuvem

As empresas vêm passando por um grande processo de digitalização das informações contábeis, fiscais e tributárias. Ou seja, a implementação de programas como o SPED Fiscal, Contábil e eSocial, por exemplo, demonstra que, no futuro, tudo será digital.

 

Por isso, essa é uma importante oportunidade para as empresas reduzirem custos, visto que possibilita a automação de diversas atividades. Assim, garante lisura ao processo, menor tempo para execução das atividades e elimina as chances de erro.

 

Nesse sentido, contar com  solução baseadas em Cloud Computing pode ser essencial para que as empresas consigam ser mais eficazes. Desta forma, na nuvem, você pode implementar diversas aplicações, conforme sua necessidade, a fim de obter o máximo de automação.

 

Além disso, você pode implementar múltiplos recursos para o gerenciamento de informações em larga escala. Consequentemente, torna as soluções em nuvem ideais para o manuseio de grandes quantidades de documentos fiscais eletrônicos. 

 

Confira a seguir outras vantagens de realizar a gestão fiscal e tributária em nuvem:

 

Disponibilidade e flexibilidade

Com o uso da nuvem, você poderá acessar seus documentos emitidos e recebidos a qualquer momento, de qualquer lugar. Ou seja, você não precisa mais perder tempo vasculhando arquivos físicos. Assim, todas as informações estarão disponíveis com apenas alguns cliques.

 

Logo, outra vantagem é a versatilidade para acessar informações de vários dispositivos, como smartphones, laptops, desktops e tablets. 

 

Segurança da informação

O manuseio de grandes quantidades de documentação eletrônica envolve trabalho organizacional, mas também segurança e proteção de informações. 

 

Assim, um provedor capacitado oferece o máximo de segurança aos seus dados, utilizando ferramentas, como VPN, criptografia, antivírus, firewall, etc.

 

gestão fiscal e tributária em nuvem_1

 

Além disso, a nuvem é muito mais eficiente e barata para a realização de procedimentos de backup e Disaster Recovery.  Ou seja,  garante que seus dados não serão rapidamente recuperados, caso acontece algum incidente na sua empresa.

 

Assim, esse é um ponto de grande importância para a gestão fiscal e tributária em nuvem. Sendo que diversos documentos possuem tempo mínimo de salvaguarda, determinados em lei.

 

Tudo em um só lugar

Ao contrário do que muitos possam imaginar, a nuvem não serve apenas para armazenamento. Além disso, você pode contar com sistemas, como o ERP Sankhya, que oferece maior controle e eficiência para o seu dia a dia.

 

Assim, com ele, registra e controla suas operações contábeis e fiscais, além de possuir integração com a Receita Estadual e Federal.

 

Portanto, as equipes contábeis e fiscais pode ter tudo o que precisa para realizar suas funções em um só lugar. Consequentemente, isso contribui para o aumento da produtividade. Uma vez que não é necessário a utilização de vários sistemas que, muitas vezes, não “conversam” entre si.

 

            Veja também:

 

 

Escalabilidade

Um dos principais objetivos dos empresários é conseguir expandir seu empreendimento. No entanto, muitas vezes, sua infraestrutura de  TI acaba se tornando um grande obstáculo. Assim, uma vez que ela não é capaz de suportar o aumento de fluxo de trabalho e processamento de dados.

 

Portanto, ao utilizar soluções em nuvem, você utiliza armazenamento, poder de processamento e infraestrutura, que podem ser dimensionada conforme necessidade.

 

Ou seja, caso sua empresa tenha sazonalidade ou expanda suas atividades, o provedor suportará esse crescimento de demanda sem problemas.

 

Da mesma forma, sua empresa poderá aumentar a capacidade de armazenamento em nuvem, para preservar todos os seus documentos.

 

Como vimos, a gestão fiscal e tributária em nuvem possui muitos benefícios.  Ou seja, as empresas que não seguirem essa tendência, muito em breve, sofrerão com a perda de competitividade. Além de ficar dependente diversos procedimentos manuais, que são reconhecidamente mais suscetíveis a erros.

 

Então, para usufruir de todas vantagens da nuvem, é essencial contar com um provedor de nuvem qualificado e com experiência comprovada. Nesse sentido, a FWC oferece soluções personalizadas de acordo com a necessidade do seu negócio. Além de infraestrutura necessária para elevar o nível do seu core business. 

 

Além disso, seus dados são armazenados isoladamente com backups diários, acesso aos mais avançados recursos de software e hardware, alta performance e escalabilidade. Assim, sua empresa ainda economiza com recursos físicos, licenciamentos e conta com atendimento 24x7x365.

 

Se você deseja saber mais sobre as soluções em nuvem da FWC, clique aqui e entre em contato conosco!