Como a Cloud Computing auxilia na redução de custos de TI?
Contar com uma redução de custos eficiente será um diferencial competitivo para a sua empresa
Quais são os principais custos do setor de TI da sua empresa? Você saberia elencar de cabeça os principais? A infraestrutura física (servidores, máquinas, hardwares em geral) é sempre o primeiro ponto lembrado, mas é importante que os custos ocultos do seu ambiente também estejam inclusos na hora de colocar tudo no papel.
Custos ocultos de um ambiente de TI
Quando falamos em custos, costumamos relacionar um ambiente de TI com um iceberg. Onde à mostra estão os gastos com servidores físicos e demais equipamentos que, num primeiro momento podem mostrar-se como os principais. Porém, submersos e ocultos estão outros pontos que podem ser ainda mais relevantes e pesados na hora de fechar a conta. Confira na imagem abaixo alguns custos que nem sempre estão visíveis, mas que são expressivos no seu ambiente de TI.
Redução de custos na prática
Um relatório de tendências do IDC Brasil apontou que 45% das empresas da América Latina possuem o objetivo de reduzir custos em TI.
Uma empresa ganha mais quando os seus custos operacionais são enxutos. A grande chave está em reduzir os custos, sem perder a qualidade e a eficiência dos processos diários da empresa.
E nesse sentido, a Cloud Computing surge como grande aliada. Vamos analisar alguns números e entender como essa tecnologia ajuda sua empresa a conter gastos? Elaboramos um cenário completo para que fique mais fácil de identificar a redução:
Cenário on-premise
A empresa X hoje conta com um servidor local depreciado e no final de sua vida útil e está estudando adquirir outro servidor para manter todos os seus sistemas.
Para esse investimento ela vai demandar no mínimo R$ 5 mil para adquirir o novo servidor (com as configurações mais básicas), mais o custo médio com climatização e energia elétrica de aproximadamente R$ 275,00 mensais, que em um ano representa o custo de R$ 3.300,00. Isso imaginando que ele já conte com uma sala preparada com ar-condicionado para receber o novo equipamento.
Essa mesma empresa também conta com um Banco de Dados Oracle Standart que representa um custo com licença perpétua de aproximadamente R$ 210 mil e taxa de renovação e garantia de R$ 42 mil. Para fazer a gestão desse banco de Dados, precisará contratar um Administrador de Banco de Dados (DBA) e desembolsar mensalmente a média salarial para essa função que é de R$ 6 mil, o que em um ano representa R$ 72 mil.
Somando apenas esses gastos iniciais em um período de um ano, a empresa em questão teria o gasto de aproximadamente R$ 330 mil.
Com a FWC Cloud você elimina todos esses custos. Afinal, toda a infraestrutura necessária para a sustentação do seu negócio será utilizada como serviço e nós também contamos com uma equipe de DBA’s e outros profissionais de TI que vai fazer todo o processo de migração e monitoramento do seu ambiente de modo que sua empresa foque apenas no core business. Ou seja, sua empresa estará pronta para seguir com uma economia de R$ 330 mil.
Além de toda essa redução, com a Cloud você também contará com vantagens como otimização de segurança, aumento de performance e mais escalabilidade para o seu ambiente de TI.
Quer identificar ainda mais pontos de melhoria para o seu ambiente de TI? Então confira o checklist que a FWC desenvolveu para analisar sua atual infraestrutura e indicar possíveis contribuições que a Cloud Computing pode trazer. Basta acessar o banner abaixo:
2 Comentários