FWC Group

BLOG

Implantação da Cloud Computing: o que considerar antes de migrar?

Implantação da Cloud Computing: o que considerar antes de migrar?

A maioria das empresas já estão convencidas dos benefícios da implantação da Cloud Computing em sua estratégia de negócios. No entanto, como era de se esperar, a migração para a nuvem não acontece da noite para o dia. É preciso muito planejamento para desenvolver uma estratégia que resultará em uma execução bem-sucedida.

Por isso, além de considerar a escalabilidade, flexibilidade, redução de custos e segurança, é preciso olhar para sua operação e infraestrutura. Em seguida, decidir quais aplicações migrar e definir como essa migração será efetuada.

A seguir, você irá descobrir os principais pontos a serem observados antes da implantação da Cloud Computing na sua empresa!

Escolha a nuvem correta para Implantação da Cloud

As nuvens públicas, privadas e híbridas apresentam benefícios distintos. Por isso, escolher a que melhor atende às suas necessidades de negócios é uma tarefa essencial.

Assim, antes de planejar a implantação da Cloud Computing, é preciso considerar qual modelo será adotado. Somente dessa forma é possível avaliar a melhor estratégia de migração e o funcionamento dos aplicativos no ambiente cloud.

Determine quais aplicações serão migradas para cloud

Embora a nuvem ofereça maior flexibilidade e escalabilidade, nem todo aplicativo precisa ser migrado.

Além disso, nem todas aplicações precisam ser migradas de uma vez.  É recomendável que você mova os aplicativos de menor risco ou aplicativos que aproveitam muito a elasticidade da nuvem.

Enquanto isso, você deve planejar como migrar aplicações mais complexas, como sistemas ERP e Banco de Dados.

Preveja como seus aplicativos serão executados na nuvem

Infelizmente, muitas empresas pulam essa etapa – e outras confiam em palpite ou em uma aproximação com base em dados incompletos.

Para entender como seus aplicativos funcionarão na nuvem, você precisa conhecer seu perfil de desempenho atual.  Além de saber como isso se traduz no desempenho dos recursos de computação e armazenamento do aplicativo em uma determinada instância.

Somente assim, poderá determinar os recursos que devem ser empregados na nuvem, bem como a capacidade de armazenamento e processamento adequadas.

Considere a segurança da Implantação da Cloud

À medida que as empresas optam pela implantação da Cloud, a depender do tipo de nuvem adotado, o ônus da responsabilidade e da segurança muda da empresa para os provedores de serviço em nuvem. Por isso, é necessário planejar possíveis violações, falhas do sistema e recuperação de incidentes.

Como o Gartner alerta, não assuma que os provedores de nuvem não são seguros, mas também não presuma que eles são. É preciso verificar como o provedor trata a questão da segurança. Além disso, verificar quais ferramentas são utilizadas e avaliar se elas são suficientes para garantir a proteção dos seus dados.

Escolha o provedor adequado para Implantação da Cloud

A escolha do provedor de nuvem é um passo fundamental para ser considerado antes da implantação da Cloud Computing. Fatores como segurança, suporte, monitoramento, desempenho e experiência são de extrema importância para que sua empresa alcance alto desempenho na nuvem.

Nesse sentido, a FWC se destaca no mercado. Com mais de 11 anos de atuação no mercado de tecnologia, a empresa conta com equipe especializada em Cloud, Database e infraestrutura.

A FWC Group disponibiliza atendimento 24x7x365, alto desempenho dos serviços oferecidos, segurança para seus dados, monitoramento, instalação e configuração rápida. Além de oferecer soluções customizadas com a necessidade de cada cliente.

A implantação da Cloud Computing pode trazer muitos benefícios para sua empresa, no entanto, para que isso seja possível, antes de mais nada, é necessário contar com um parceiro provedor de serviços que seja autoridade no assunto.

Como você pode ver, há muitos fatores que as empresas devem considerar antes de implantar a nuvem. Avaliar esses fatores irá ajudá-los a tomar as melhores decisões para seu negócio.

Agora que você já sabe os principais pontos a serem considerados antes de implantar a nuvem, que tal conhecer o passo a passo para uma migração sem esforços? Clique aqui e boa leitura!