FWC Group

BLOG

Monitoramento de banco de dados: qual importância para a eficiência da sua empresa?

Monitoramento de banco de dados: qual importância para a eficiência da sua empresa?

O monitoramento de banco de dados é o acompanhamento da disponibilidade, funcionalidade e do desempenho dos recursos do database. Esse procedimento visa criar e manter uma infraestrutura de aplicações eficazes e altamente disponíveis para o usuário final. Com isso, as empresas ganham maior eficiência, além de reduzir custos.

Os bancos de dados são a base do funcionamento dos negócios. Por isso, representam um dos sistemas mais críticos de muitas empresas. Atualmente, a complexidade das aplicações está aumentando e as infraestruturas de TI estão se tornando muito mais diversificadas, mesclando serviços locais e em nuvem.

Com aplicações complexas trabalhando em infraestruturas heterogêneas, o monitoramento de banco de dados possibilita a identificação de problemas de maneira rápida e precisa. Esse procedimento ajuda a equipe de TI a solucionar incidentes antes que eles afetem os usuários finais. Saiba mais a seguir!

A importância do monitoramento de banco de dados

Nos dias de hoje, quase todas as atividades desempenhadas nas empresas dependem de uma aplicação da TI. Por isso, quando o banco de dados não funciona como esperado, isso afeta diretamente o desempenho de quase todas as áreas. Além disso, quando os problemas não são solucionados rapidamente, a inatividade de diversas operações resulta em perda de receita e menor produtividade.

Ademais, muitas empresas oferecem serviços on-line a seus clientes, que dependem do bom funcionamento do banco de dados. Dessa forma, um desempenho eficiente do Database também impacta diretamente no nível de satisfação do cliente.

Os serviços de monitoramento de banco de dados permitem acompanhar o desempenho das aplicações e fornecem informações abrangentes. Dessa forma, é possível determinar os procedimentos necessários que podem ser efetuados antes que ocorra uma falha nas operações vitais do negócio.

Dicas para um projeto de monitoramento de banco de dados

O esboço a seguir é uma lista de itens a serem considerados ao se implementar um sistema de monitoramento de banco de dados:

Como monitorar?

  • Utilize uma ferramenta de monitoramento que conte com um sistema de alertas sobre problemas de desempenho ou disponibilidade para componentes do banco de dados;
  • Correlacione os problemas do Database com as métricas de resposta do usuário final para uma avaliação precisa do desempenho;
  • Gere relatórios abrangentes, com base no histórico de desempenho, para avaliar problemas de utilização e capacidade e elaborar estratégias de melhorias.

O que constitui um problema?

  • Ficar sem recursos essenciais que o banco de dados precisa para executar corretamente (CPU, memória, armazenamento, tráfego, etc.);
  • Alarmes ou alertas gerados pelo banco de dados;
  • Incapacidade de acessar o banco de dados;
  • Baixo desempenho e tempo de resposta;
  • KPIs que excedem os valores limite;

O que você deve fazer quando um problema é identificado?

  • Priorizar e encaminhar alertas de alta gravidade com mensagens de texto ou alertas por e-mail, SMS, telegram e etc.
  • Para problemas recorrentes, criar notas detalhadas no alerta para acelerar a resolução.

 Quais são os benefícios do monitoramento de banco de dados?

  • Reduz o tempo e os recursos necessários para suportar bancos de dados;
  • Melhora o desempenho do usuário final;
  • Melhora o planejamento de capacidade, determinando se os problemas podem ser resolvidos com a atualização de configurações;
  • Soluciona problemas de desempenho de maneira proativa antes que eles sejam percebidos pelos usuários finais.

Conheça o FWC Monitor

O FWC Monitor é uma ferramenta de monitoramento e análise, na qual é possível verificar, em tempo real, qualquer modificação anormal nos processos do ambiente ou somente do seu banco de dados. Assim, é possível indicar a indisponibilidade de um sistema ou baixa performance nos serviços. Além disso, ele é capaz de identificar riscos e problemas pontuais de forma antecipada, agilizando a recuperação do funcionamento normal do ambiente. 

Essa ferramenta também proporciona o envio do histórico de dados sobre o funcionamento do ambiente. Essas informações auxiliam no desenvolvimento de melhorias, ajustes e upgrades de forma racional. Ademais, o cliente consegue visualizar e acompanhar todas as métricas do ambiente.

O FWC Monitor já vem integrado para sua utilização. É acessível via web e possui um layout intuitivo e elegante. Tudo isso para uma melhor visualização das métricas, facilitando a navegação e garantindo uma experiência única para você. 

Funcionamento do FWC Monitor

Os dados são coletados dos servidores em tempo real. Em cada um desses equipamentos existem agentes que enviam os dados coletados para uma base central, onde o FWC Monitor retira a informações para compor os gráficos de controle.

As informações servem para monitoramento do desempenho do processador, memória, discos, tráfego de rede e do banco de dados. Com isso, é possível obter os seguintes benefícios:

  • Detecção e registros de incidentes;
  • Redução de custos de administração de rede;
  • Aumento de disponibilidade dos recursos de TI;
  • Diagnóstico em tempo real de servidores;
  • Visualização em dashboard acessível de qualquer lugar;
  • Histórico de desempenho;
  • Envio de dados para auxílio na investigação ativa ou proativa.

A FWC oferece soluções completas em Database para o seu negócio. Clique aqui para conhecê-las.