FWC Group

BLOG

Multicloud: como essa estratégia pode ajudar a reduzir custos?

Multicloud: como essa estratégia pode ajudar a reduzir custos?

 

Atualmente, as empresas se encontram em rápida evolução tecnológica, desenvolvimento de novas demandas de negócios e redução de custos. Por isso, as empresas aumentam a capacidade de resposta para se manterem competitivas no mercado que está mais latente. Assim, diante desse contexto, a estratégia multicloud surge como uma resposta a essas mudanças.

 

Essa afirmação é corroborada pelo estudo realizado com empresas americanas Virtustream and Forrester Consulting. Assim sendo, dos 727 tomadores de decisão das empresas pesquisadas, 86%  possuem uma estratégia mais de um provedor de nuvem.

 

Mas, porque a sua empresa precisa considerar essa solução? Continue a leitura para descobrir!

 

O que é, de fato, uma estratégia multicloud?

O termo multicloud refere-se a qualquer ambiente no qual os aplicativos são implementados por meio de dois ou mais serviços de nuvem. Porém, muitas pessoas ainda confundem esse modelo de arquitetura com a nuvem híbrida. Porém, eles não são a mesma coisa.

 

Multicloud envolve a utilização de serviços cloud providos por mais de um fornecedor. Por outro lado, a nuvem híbrida refere-se a um ambiente que combina diferentes tipos de nuvem (pública e privada). Isso tudo, visando a obter diferentes níveis de controle dos dados de suas aplicações. 

 

Por que tantas empresas usam mais de um provedor de nuvem?

Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que nuvem é tudo igual. No entanto, cada provedor possui suas características e recursos próprios, sem falar na variação dos preços. Da mesma forma, as aplicações em nuvem possuem suas características que, eventualmente, podem tornar um provedor mais recomendável que outro.

 

Assim, cabe a equipe de TI entender as tecnologias usadas para encontrar a nuvem certa para as principais aplicações.

 

Em outras ocasiões, a opção pela multicloud resulta de uma estratégia explícita para evitar a dependência de um único provedor. Por exemplo, uma empresa pode usar o AWS para armazenamento, ter o Oracle Cloud para bancos de dados e outra nuvem privada para aplicativos e dados confidenciais armazenados localmente.

 

Gerenciar várias nuvens pode ser inevitável, pelo menos até certo ponto. Porém, isso não é uma coisa ruim. Além de uma infraestrutura com várias nuvens adiciona novas complexidades, mas também oferece muitos benefícios significativos. Assim, nada melhor do que planejar com inteligência a melhor forma de aproveitá-las.

 

Quais são os benefícios do modelo multicloud?

Dentre as diversas vantagens de adotar uma estratégia multicloud, podemos citar as seguintes:

 

  • Maior flexibilidade geográfica de dados: embora os principais provedores de nuvem tenham Data Centers em todo o mundo, as empresas que exigem que determinados dados estejam localizados em um país específico podem satisfazer mais facilmente esses requisitos por meio de uma estratégia com várias nuvens.
  • Menor risco de se comprometer com um único provedor: investir em vários provedores de nuvem oferece a oportunidade de ter mais opções sobre onde executar suas cargas de trabalho, minimizar o aumento de preço e outros riscos derivados de ter um único provedor.
  • Mitigação de desastres: o uso adequado de várias nuvens ajuda a minimizar os riscos de perda de dados em larga escala ou tempo de inatividade de aplicativos devido a uma falha local em um ambiente de computação em nuvem.
  • Infraestrutura com o melhor de cada categoria: a escolha do serviço de nuvem ideal para cada carga de trabalho permite atender aos requisitos específicos de cada tarefa.

Quais os primeiros passos para adotar uma estratégia multicloud?

Em geral, o primeiro passo é identificar todos os serviços específicos que sua empresa utiliza ou pretende utilizar na nuvem. Então, você precisa contar com profissionais especializados em soluções em nuvem, seja internamente ou através de parceiros como a FWC. Então, basta definir quais os provedores oferecem as soluções sob medida para sua empresa.

 

        Confira aqui!

​​

Mas, os provedores não querem que usem apenas suas nuvens?

Na FWC não é assim. Podemos oferecer acesso às principais modalidades de Cloud pública e privada do mundo (AWS, Oracle Cloud, Ascenty e outras). Por isso, nossa missão é ajudar nossos clientes a obter sucesso usando as tecnologias que melhor atendem às suas necessidades.​

 

Nossas soluções comprovadas são baseadas em anos de experiência, incluindo a operação de infraestrutura em nuvem em grande escala. Nesse sentido, para oferecer segurança e alto desempenho, firmamos parceria com Ascenty, líder em infraestrutura de Data Centers na América Latina. Assim, são 17 Data Centers e mais de 4.500 km de rede de fibra óptica própria conectando sua estrutura aos principais provedores cloud do mundo.

 

Isso significa que estamos bem preparados para ajudar nossos clientes a pararem de se preocupar com a complexidade de gerenciar suas diferentes nuvens. Como visto, podemos ajudá-lo a fazer o mapeamento do serviço certo, identificar a carga de trabalho correta, fazer a migração e ainda oferecemos arquitetura e segurança.

 

Ficou interessado? Então, entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudar em sua estratégia multicloud. E não se esqueça de baixar gratuitamente o nosso ebook sobre mitos e verdades sobre a nuvem!