FWC Group

BLOG

O impacto da Cloud Computing na Construção Civil

O impacto da Cloud Computing na Construção Civil

 

Quando falamos em Cloud Computing associamos diretamente à tecnologia de ponta que veio para revolucionar e ser uma grande aliada para as corporações, inclusive as que pertencem ao setor da Construção Civil.

 

Há algum tempo, nos canteiros de obras, as redes de arquivos e processos de tecnologia, no geral, eram utilizadas através de uma infraestrutura de TI local, ou seja, todos os servidores e tudo o que eles exigem. Porém, este cenário mudou, e muito!

 

Isso porque muitas construtoras e incorporadoras estão adotando a Cloud como uma solução que permite eliminar boa parte da infraestrutura local e continuar tendo acesso a esses recursos com total segurança e, principalmente, redução de custos.

 

Visto o cenário econômico e competitivo atual, utilizar essa tecnologia em projetos e obras é um grande diferencial para construtoras que buscam eficiência e produtividade. Portanto, é preciso

compreender de forma mais aprofundada como a Cloud impacta a Construção Civil. Confira a seguir:

 

A Construção Civil e a Cloud Gerenciada

 

Através da utilização da Cloud é possível facilitar a operação entre canteiros de obras e escritório administrativo, centralizando todo o gerenciamento da TI em um único Data Center, ou seja, em um local único e extremamente eficaz.

 

Mas não basta contratar apenas um ambiente em Cloud.

 

Qualquer ambiente, seja em Cloud ou não, precisa de gerenciamento, monitoramento e especialistas que saibam arquitetá-lo de acordo com a necessidade de cada projeto. É necessário avaliar o que exatamente será migrado e entender como utilizar a Cloud de maneira inteligente, de forma que possa extrair o máximo desta tecnologia para a Construção Civil. A Cloud Gerenciada traz reais benefícios à Construção Civil pois é uma solução completa.

 

O impacto que a tecnologia trouxe à Construção Civil

 

A Cloud influencia diretamente o gerenciamento do projeto e obras, possibilitando acompanhar as constantes evoluções do setor da Construção Civil, com isso, gera-se novos processos e materiais que facilitam o alcance da produtividade e na redução dos custos.

 

Nesse sentido, podemos concluir que os benefícios da Construção Civil são variados:

 

Na gestão de projetos, como citamos anteriormente, a Cloud colabora com a possibilidade de utilizar sistemas e aplicações de forma remota. O que colabora também para uma gestão financeira mais eficiente, visto que controla de forma mais rápida o fluxo de fornecimento de insumos e materiais, possibilitando uma gestão adequada de mão de obra em cada etapa.

 

Um outro benefício da Cloud para a Construção Civil é o aumento da segurança para o ambiente de TI, com a utilização de antivírus, firewall, criptografia, backups diários e a gestão e monitoramento de banco de dados.

 

Mas não é só isso, quando falamos em redução de custos, com a tecnologia Cloud é possível chegar a uma economia de até 80% com os custos de TI. Isso porque há redução com a equipamentos, mão de obra especializada em TI e outro ativos como energia, espaço e climatização adequada.

 

Estudo de caso – Lucio.

 

Um bom exemplo é o caso da Lucio, que atua há mais de 50 anos em diversas frentes no segmento imobiliário, com mais de 2,2 milhões de metros quadrados construídos e reconhecida pela diferenciação dos seus produtos de alto padrão e valor agregado, que percebeu a necessidade de migrar para a Cloud quando identificaram problemas de desempenho decorrentes de limitações de equipamentos, de hospedagem e de estrutura.

 

“Quando decidimos migrar para a Cloud, foi porque além de problemas estruturais, tínhamos um volume de trabalho muito grande, que despendia de muito tempo e colaboradores para realização de backups e administrar toda a infraestrutura” – Afirma Oswaldo Neto, Coordenador de TI da Lucio.

 

Com a Cloud, esses problemas foram solucionados. Além disso, outros fatores foram essenciais para que a Lucio decidisse pela migração, como: ganho de flexibilidade de acesso através de dispositivos móveis e via navegador, redução do volume de serviço interno, a gestão e monitoramento proativo e maior segurança dos dados.

 

Para a escolha do provedor Cloud eles decidiram pela confiança no fornecedor, que já eram clientes desde 2016. “Optamos pela FWC, pois possuem um atendimento ágil, não costumam dar problemas e atendem proativamente qualquer alteração em nosso ambiente. Confiamos nos serviços da FWC.” Diz Alberto Lucio, Diretor de Tecnologia.

 

“A migração ocorreu de forma rápida e muito assertiva. A equipe, que é altamente capacitada, conseguiu acertar a dimensão de tudo desde o início” – Completa Alberto.

 

Conclusão

 

Contar com um suporte especializado no planejamento é fundamental para as empresas. Com a FWC, por exemplo, a segurança é ampliada devido a utilização dos melhores softwares disponíveis no mercado, além de contar com profissionais especializados que monitoram e gerenciam de forma proativa todo o ambiente. Isso tudo para prevenir qualquer contratempo.

 

Quer saber mais sobre a Cloud Computing e como a FWC pode ajudar a sua empresa? Solicite agora mesmo uma consultoria com os nossos especialistas!