FWC Group

BLOG

On Premise ou Solução Cloud, qual é a melhor opção?

On Premise ou Solução Cloud, qual é a melhor opção?

 

Esteja você executando um negócio na internet ou operando em um setor mais tradicional, a escolha do modelo de hospedagem certo para as aplicações da sua empresa é uma etapa importante. Nesse sentido, é fundamental escolher o modelo de operação da sua empresa, On premise ou solução Cloud oferecem recursos que se diferem.

 

Portanto, antes de fazer uma escolha, que impactará diretamente nos processos da sua empresa, é essencial que você tenha feito uma comparação completa entre on premise e solução cloud.

 

Nesta postagem, examinaremos as duas opções e os prós e contras de cada uma delas. Acompanhe conosco!

 

On Premise: quais as vantagens?

Sob o modelo de hospedagem local, você executa suas aplicações em seus próprios servidores,  suas instalações são gerenciadas por sua equipe de TI.

 

Enquanto esse modelo vê forte concorrência do crescente número de ofertas em nuvem, ele ainda se mantém no mundo corporativo. Em contrapartida, em uma pesquisa divulgada, no final de março de 2019, pela Gartner, a consultoria frisou a expectativa é que a Cloud Computing cresça em média 6% a 18% ao ano. Ou seja, isso mostra como a Cloud está à frente da estrutura On Premise.

 

Ao mesmo tempo, no modelo local, a execução em seu próprio ambiente permite impor em seus servidores as mesmas regras de implantação, restrições de segurança e processos já existentes em sua infraestrutura de TI.

 

Você também não precisa compartilhar seus servidores com mais ninguém, o que proporciona um melhor desempenho por real gasto em comparação com a solução média de nuvem privada co-hospedada.

 

Toda essa flexibilidade, no entanto, tem um custo e muito alto. Veja abaixo:

 

As desvantagens do modelo On Premise

Sua equipe de TI precisará gastar um bom tempo para configurar e implantar seu ambiente local. E isso é apenas para colocá-lo em funcionamento.

 

Para manter seu ambiente On Premise funcionando sem problemas e com segurança, eles também precisarão monitorá-lo e realizar trabalhos regulares de manutenção.

 

Além disso, todos os problemas de segurança são sua responsabilidade — em tempos de LGPD, é preciso garantir que sua empresa está preparada para lidar com isso.

 

Por último, porém não menos importante, precisamos falar sobre o investimento. Apesar de que, inicialmente, a impressão que dá que investir na nuvem é mais alto é preciso ter atenção um ponto importante. Ou seja, em longo prazo, os custos de manutenção e atualização do modelo local se tornam bem maiores, já que as empresas precisarão investir em alocação do servidor físico e treinamento da equipe de TI para instalar e prestar a manutenção corretamente.

 

Quais os benefícios uma solução cloud via provedora?

Na solução cloud, você contacta a provedora e ela fará todo o trabalho de implantação, manutenção do ambiente em todos os seus processos.

 

A hospedagem em nuvem é cada vez mais popular entre empresas de médio e grande porte que precisam descarregar parte de seu trabalho de TI, mas desejam manter o controle de sua infraestrutura de software.

 

O principal benefício da hospedagem em uma nuvem é que você não precisa configurar e manter infraestrutura adicional em seu próprio ambiente. O fornecedor da nuvem privada hospeda seus dados e garante que tudo funcione sem problemas.

 

Embora a provedora cloud seja responsável pela infraestrutura de hospedagem, você ainda tem a palavra final em tudo. O que é uma grande vantagem! Assim, você pode personalizar totalmente sua instalação, adicionar extensões e escalar seu datacenter conforme as necessidades do negócio.

 

A maioria dos fornecedores permite que você atualize qualquer parte do seu plano de hospedagem (CPU, armazenamento, largura de banda etc.) sob demanda.

 

E a segurança de dados? Como fica?

Precisamos ser bem realista: de fato, na nuvem, os dados da sua empresa ficam bem mais seguros, se comparada ao modelo de hospedagem local.

 

Ou seja, as empresas provedoras de Cloud, que prestam um serviço de excelência, como a FWC, investem muito em tecnologia e em profissionais capacitadas para lidar com as informações dos clientes.

 

Em suma, as empresas que disponibilizam serviços na nuvem são as mais interessadas em garantir que tudo todas as informações dos seus clientes estejam seguras na nuvem.

 

Afinal, qual é o melhor modelo de hospedagem?

Se a intenção da sua empresa é se manter no mercado, crescer, reduzir custos e ainda aumentar a produtividade, de fato, podemos concluir que escolher pelos os serviços de um provedor em nuvem é a melhor opção.

 

Agora que você sabe que contratar uma solução cloud é a melhor opção não perca tempo e muito menos dinheiro! E ainda otimize todos os processos da sua empresa! Entre em contato com a FWC agora mesmo e consulte os nossos especialistas!

 

checklist