FWC Group

BLOG

Os 3 maiores desafios da Construção Civil em 2020

Os 3 maiores desafios da Construção Civil em 2020

Depois de passar por um período de desacelaração nos últimos anos, a construção civil volta a ganhar forças no mercado. Segundo o IBGE, o setor registrou um crescimento de 2% no trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Além de ser o primeiro registro positivo da construção civil depois do setor passar por uma fase de vinte quedas consecutivas nos anos anteriores, esse crescimento trouxe novas perspectivas e novos desafios para o setor.

 

Por ser um mercado altamente competitivo e muito conectado com outros setores, é fundamental que as empresas busquem soluções que atendam as necessidades estratégicas e que colaborem com o crescimento.

 

Levando em conta o crescimento registrado esse ano e a previsão de estabilidade prevista para o setor da construção civil no próximo ano, listamos os 3 maiores desafios a serem enfrentados pelas construtoras e incorporadoras em 2020.

 

Confira:

 

Escassez de mão de obra qualificada

Segundo levantamento realizado pela Michael Page, o crescimento registrado em 2019 alavancou as constratações de profissionais da área em 300% no primeiro trimestre.

 

Ainda assim, o volume de profissionais contratados não foi o suficiente para suprir a necessidade de mão de obra para o mercado.

 

A maior movimentação registrada foi para preenchimento de cargos de alto nível hierárquico, localizados na região Sudeste, principalmente em São Paulo, onde se concentra a maior quantidade de construtoras do Brasil.

 

Ainda há muita oportunidade para cargos de alto nível, voltados para otimização da gestão. A dificuldade, porém, é a escassez desses profissionais no mercado.

 

 

 

Gestao de cadeia de suprimentos

A gestão de cadeia de suprimentos será outro grande ponto de atenção para as construtoras e incorporadoras em 2020.

 

Organizar a estratégia de compra e seus custos, a logística de distribuição e a movimentação de materiais utilizados nas obras, está se mostrando um verdadeiro desafio para as empresas do setor, uma vez que são parte fundamental do negócio da construção civil.

 

A não conformidade na cadeia de suprimentos afeta diretamente a obra e a construtora em si.

 

Quando não há uma gestão de ponta a ponta, os materiais podem vir fora do padrão ou sofrer atrasos na entrega, afetando o cronograma estabelecido e prejudicando as vendas.

 

Flexibilidade de acesso e comunicação com obras e filiais

A gestão eficiente de uma obra, precisa de acompanhamento constante do cronograma e de um controle diário dos materiais que são empregados em cada fase. Sem essa gestão, fica impossível manter o controle orçamentário.

 

Ou seja, além da necessidade de supervisão em todas as fases da obra, ainda é preciso alinhar e controlar os fatores contábeis, pois são informações que contemplam a receita e faturamento da empresa.

 

Por isso, a utilização de uma solução que possibilite acesso à softwares de gestão de obra, que forneça maior segurança na comunicação entre todas as filias e empresas que contemplam o setor da construção civil, se faz extremamente necessária.

 

A Cloud Computing está sendo adotada por construtoras e incorporadoras no país inteiro.

 

A solução tem como um dos seus principais benefícios a flexibilidade de acesso, ou seja, todos os colaboradores podem acessar as informações que precisarem de qualquer lugar, inclusive no pátio de obras. O acesso deixa de estar apenas à estrutura física da empresa.

 

A segurança que a Cloud fornece ao setor também é outro benefício desfrutado pelas construturas que já utilizam esse serviço. Os dados armazenados pela empresa ficam nos servidores do provedor Cloud, que possuem os melhores recursos de segurança, gestão e monitoramento.

 

Além disso, ainda fornece alta disponibilidade para que a empresa não sofra com queda de internet e tenham suas operações pausadas até que uma equipe especialista em TI se desloque até o locar para restabelecer o serviço.

 

Conheça mais vantagens das soluções Cloud para a construção civil falando com um consultor especializado da FWC.

 

Com mais de 11 anos de mercado e larga experiência em soluções estratégicas para construtoras e incorporadoras em todo o país, a FWC tem uma equipe pronta para atender a necessidade da sua empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

construção-civil