FWC Group

BLOG

Pare de perder dinheiro hoje: veja como a arquitetura em nuvem pode te ajudar!

Pare de perder dinheiro hoje: veja como a arquitetura em nuvem pode te ajudar!

 

Atualmente, a maioria das empresas percebe a importância da TI para suas operações. Ou seja, tecnologias, como, por exemplo, arquitetura em nuvem, acesso remoto, internet, e-mail, CRM, ERP, são essenciais para a operação diária e o sucesso da maioria das empresas.

 

Embora essa importância seja entendida e apreciada, o custo total para adquirir e acompanhar as novas tecnologias é um desafio crescente para negócios de todos os tamanhos.

 

Assim, para a maioria das empresas, o gerenciamento de TI é baseado em um processo muito tradicional.

Logo, isso, geralmente, envolve a compra de equipamentos de tecnologia, a aquisição de serviços de consultoria, o pagamento da instalação e a assinatura de um contrato de manutenção de serviços. 

 

Dessa forma, esse modelo de aquisição de tecnologia geralmente significa um grande custo inicial de capital. Além disso, com custos de manutenção de TI dispendiosos e imprevisíveis.

No entanto, nos últimos anos, isso mudou. 

 

A arquitetura em nuvem: uma saída para redução de custos

Assim, a combinação de tecnologia e demanda do mercado deu origem a conceitos como Software como Serviço (SaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS).

Logo, esses conceitos se fundiram para se tornar algo maior, agora conhecido como “arquitetura em nuvem”. 

Em suma, a arquitetura em nuvem visa a redução de custos de TI. Ou seja, em sua essência, ela envolve a entrega de um conjunto específico e padronizado de serviços de tecnologia prontos para uso. Assim, é possível aumentar ou diminuir a capacidade sob demanda — conheça mais sobre a escalabilidade na nuvem.

 

Dessa forma, isso tudo é pago em um modelo “pay as you go”, ou, em bom português, “pague à medida que usa”.

Ou seja, você paga uma assinatura mensal apenas pelos serviços que utiliza.

Logo, sem ter que, por exemplo, manter uma infraestrutura de TI cara que será subutilizada ou que ficará obsoleta em alguns anos. 

 

Além disso, é preciso levar em consideração que, quando a empresa não possuiu uma arquitetura em nuvem (On Premise) ela ainda precisa arcar com outras demandas. Por exemplo, com a depreciação dos equipamentos e demais periféricos. Ou seja,isso significa: perda de dinheiro!

 

Mas como exatamente a arquitetura em nuvem ajuda sua empresa a reduzir custos? Vamos analisar algumas formas abaixo.

 

5 maneiras que a arquitetura em nuvem reduz os custos de TI

 

O Gartner prevê que o mercado de computação em nuvem crescerá de $ 182,4B em 2018 para $ 331,2B em 2022 — um crescimento de 12,6% em apenas quatro anos. 

 

Definitivamente, porque muitas empresas estão enxergando que a adoção de serviços de computação em nuvem proporciona economia imediata de custos. Logo, sem sacrificar o nível de qualidade e sofisticação da tecnologia implantada.

Continue lendo e veja como a arquitetura em nuvem pode cortar custos em sua TI:

 

1. Menor custo de entrada com a arquitetura em nuvem

 

Pare de comprar tecnologia e inscreva-se em serviços de TI na nuvem prontos para uso. Afinal, a TI tradicional é cara de adquirir. Além disso, complicada de configurar e, muitas vezes, ineficaz e subutilizada. 

 

Da mesma forma, os serviços em nuvem exigem pouco ou nenhum custo inicial e até as licenças de software, sistema operacional, banco de dados, entre outros, estão incluídos no plano.

Assim, tornando o acesso e o uso de tecnologia avançada extremamente acessíveis, fáceis e sem dor de cabeça. 

 

2. Eliminação dos custos de licenciamento

Pare de comprar software e reduza a complexidade do licenciamento e das renovações anuais.

Ou seja, os serviços em nuvem prontos para uso não têm licença de software para comprar nem licenças anuais para renovar. 

 

Logo, isso tudo é de responsabilidade do seu fornecedor de arquitetura em nuvem. Dessa forma, tudo com o que você precisa se preocupar é em pagar apenas um custo mensal que incluirá tanto licenças, quanto possíveis manutenções e, claro, acesso ao serviço.

 

3. Redução de custos com especialistas de TI

Pare de pagar taxas horárias caras por serviços de consultoria e instalação comuns às soluções de TI tradicionais.

Assim, com os serviços em nuvem, não existem taxas de consultoria caras e os serviços são ativados e prontos para uso em horas e dias, em vez de meses e anos.

 

Além disso, você terá à sua disposição uma equipe de especialistas do seu fornecedor de nuvem pronta para atendê-lo sempre que tiver dúvidas ou problemas.

 

4. Redução dos custos de manutenção de TI

 

Pare de assinar contratos caros de suporte e manutenção. Ou seja, a TI tradicional envolve ter que acompanhar a tecnologia que muda a cada 3-6 meses.

Consequentemente, com os serviços em nuvem, sua empresa terá suporte 24x7x365, além de ter em mãos sempre os softwares, infraestrutura e plataformas sempre atualizados. Isso garante a você acessibilidade ininterrupta dos serviços em nuvem mais atualizados. 

 

5. Foco no core business

Apagar incêndio não gera receita. Em suma, a TI da empresa precisa ser mais estratégica e menos operacional para que consiga criar planos e processos que façam o negócio, efetivamente, crescer.

 

Pare de se concentrar na tecnologia e comece a agregar valor aos negócios. Logo, a TI tradicional força seus negócios a se envolverem nos negócios de TI. Assim, os serviços em nuvem oferecem a capacidade de acessar e alavancar tecnologia avançada sob demanda para criar e fortalecer sua vantagem competitiva.

 

Portanto, não há como negar que a TI desempenha um papel importante na operação de qualquer negócio. Definitivamente, mais hoje do que nunca. 

 

Como empresas de todos os tamanhos continuam a confiar cada vez mais em tecnologia. Logo, proprietários de empresas, CEOs, diretores de TI e gerentes de TI estão constantemente sob a pressão de oferecer mais com menos. Desde já, especialmente, no caso de setores altamente regulamentados.

 

A arquitetura em nuvem pode ajudar as organizações que estão enfrentando dificuldades com a TI tradicional, mas desejam aproveitar e maximizar os benefícios da tecnologia avançada com o menor custo total de propriedade.

Quer parar de perder dinheiro? Entre em contato conosco e deixe um dos nossos consultores te mostrar como a arquitetura em nuvem salvará dinheiro para sua empresa!

 

invasão de dados