FWC Group

BLOG

Por que a cloud pode revigorar a TI verde e transformar a sua empresa?

Por que a cloud pode revigorar a TI verde e transformar a sua empresa?

 

A TI verde é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Preocupadas com sua responsabilidade socioambiental, as empresas vêm buscando meios de usar a tecnologia de forma mais eficaz, reduzindo, assim, os impactos ambientais e também seus custos.

 

Em suma, a TI verde é um conceito amplo, que envolve a adoção de hábitos de reciclagem, o uso de equipamentos energicamente eficientes e um gerenciamento efetivo do uso de energia.

 

Nesse sentido, a computação em nuvem pode ser uma grande aliada das empresas. Continue a leitura para entender o porquê!

 

Por que a TI verde é importante para sua empresa?

Atualmente, a área de tecnologia da informação exerce um papel vital para as empresas. A transformação digital é uma realidade e uma necessidade para todos os negócios que desejam se manter competitivo.

 

Para isso, é muito importante contar com recursos de TI aprimorados. As empresas que optam por fazer isso localmente, acabam gerando um aumento significativo do número de equipamentos e dispositivos, o que significa um crescimento exponencial do consumo de energia.

 

Assim, cresce a preocupação acerca dos impactos ambientais que isso pode causar. Para você ter uma ideia, hoje o setor global de TI consome 3,6% da eletricidade do mundo e responde por aproximadamente 1,4% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2).

 

Por esse motivo, é de suma importância que as empresas busquem alternativas de TI verde, como a computação em nuvem. Assim, além de reduzir os danos ao meio ambiente, é possível se beneficiar de uma redução de custos significativa.

 

Como a nuvem pode revigorar a TI verde?

Se, por um lado, a TI faz parte do problema do aumento das demandas de energia e as emissões de carbono, por outro, a TI verde é a chave da solução.

 

Ao combinar responsabilidade social, uso inteligente de recursos e inovação tecnológica, é possível abordar algumas das soluções tecnológicas que podem tornar muitos setores mais eficientes.

 

Nesse sentido, a nuvem pode ser considerada uma das principais impulsionadoras da TI verde. Essa tecnologia ajuda as empresas a reduzirem drasticamente sua infraestrutura de TI local, ao passo que moderniza a operação e ajuda a aumentar a segurança da informação e a produtividade, dentre outros benefícios.

 

Confira algumas das formas como a nuvem tem ajudado a revigorar a TI verde!

 

Métodos eficientes em ações

A computação em nuvem foi projetada de maneira inteligente para manter o consumo de energia nos níveis mínimos possíveis. Ao mesmo tempo, o uso de recursos é controlado com eficiência para exigir o mínimo da natureza.

 

Virtualização de recursos

A virtualização é uma das bases das computação em nuvem. Com isso, do ponto de vista da eficiência de recursos, é necessário menos equipamentos para executar cargas de trabalho. Como consequência, há uma redução proativa do espaço do datacenter, bem como do descarte de lixo eletrônico.

 

Do ponto de vista de eficiência energética, com menos equipamentos físicos conectados, um datacenter consumirá menos eletricidade.

 

Uso eficiente de equipamentos

A multilocação é um recurso que pode ser aplicado em diferentes tipos de nuvem e permite um uso otimizado dos equipamentos, o que ajuda a reduzir significativamente os impactos ambientais.

 

Organizações diferentes (nuvem pública) ou muitas unidades de negócios diferentes dentro da mesma empresa (nuvem privada) se beneficiem de uma infraestrutura comum baseada em nuvem.

 

Tudo isso é feito com o máximo de segurança, visto que são criadas máquinas virtuais que ficam logicamente isoladas. Na prática, isso significa que é impossível que os dados de uma empresa sejam acessados por outra, mesmo estando armazenados no mesmo equipamento físico.

 

Além disso, na nuvem é possível automatizar o gerenciamento de carga de trabalho. Isso significa que os dados e requisições são balanceados entre os servidores a fim de evitar instabilidades. Dessa forma, reduz-se a necessidade de infraestrutura extra.

 

Com o uso otimizado, a necessidade de hardware e, consequentemente, o consumo de energia e o descarte de equipamentos são reduzidos significativamente.

 

Planos que incentivam o uso mais eficiente dos recursos de TI

Na nuvem, diversos serviços são cobrados conforme o uso. Dessa forma, as empresas são incentivadas a consumir apenas o que precisam e nada mais.

 

Essa prática conduz a um uso muito mais consciente dos recursos de informática e, consequentemente, contribuem para a redução de custos e, principalmente, dos impactos ambientais.

 

Adote uma estratégia mais ecológica, Migre para a nuvem AGORA MESMO

A contribuição da nuvem para a TI verde tem sido incrível. Devido a essa tecnologia, hoje em dia, qualquer empresa pode adotar práticas de TI mais eficazes e contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

Se sua empresa ainda não adotou essa estratégia, não perca mais tempo! Entre em contato com a FWC e permita que nossos especialistas apresentem uma solução sob medida para o seu negócio!

 

checklist