FWC Group

BLOG

Projetos de AI e gestão de Cloud: é possível integrá-los?

Projetos de AI e gestão de Cloud: é possível integrá-los?

 

Atualmente, duas tecnologias despontam como linha de frente no mundo empresarial: a Computação em Nuvem e a Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês).

 

A primeira já é uma realidade! Ou seja,  já está amplamente empregada por empresas de todos os tamanhos. Isso tudo,  graças aos seus importantes benefícios. No entanto, a segunda, por outro lado, representa uma grande tendência para os próximos anos. Mas, afinal, é possível integrar projetos de IA e gestão de Cloud?

 

Porém, ao contrário do que muitos imaginam, Inteligência Artificial e Cloud não são excludentes. Ou seja, do mesmo modo, como a Internet das Coisas (IoT), a nuvem é importante para viabilizar e expandir a AI.

 

Sendo assim, continue a leitura para entender como alinhar projetos de IA e gestão de Cloud e quais as vantagens nesse processo!

 

IA sem a nuvem é difícil

Projetos de IA e gestão de nuvem se relacionam de duas formas principais:

 

Primeiramente, considerando que, os conjuntos de dados que as empresas estão usando para o aprendizado de máquinas não seriam acessíveis, se não fosse a nuvem.

 

Segundo, apenas a nuvem pode permitir que as empresas lidem com a escalabilidade necessária. Assim, ao fornecer serviços com uso intensivo de dados a vários clientes a um custo acessível.

 

Obstáculos para a implementação de AI

Além disso, um dos maiores obstáculos para implementação de AI era a falta de uma plataforma adequada para desenvolvê-la.

 

Resumidamente, embora empresas saibam o que desejam usar, elas não têm como criar um aplicativo para produzir os resultados almejados.

 

Ou seja, a nuvem muda isso. Pois, assim, traz consigo anos de pesquisa e ferramentas que estão disponíveis para os desenvolvedores encarregados de criar soluções de AI. Além disso, muitas das soluções de nuvem já estão preparadas para fomentar o desenvolvimento da Inteligência Artificial.

 

A AI baseada em nuvem é escalável

Atualmente, a tecnologia em nuvem está criando a estrutura necessária para o crescimento das aplicações de AI. Isso inclui:

 

  • hardware otimizado para aprendizado de máquina;

  • interfaces de programação de aplicativos;

  • recursos de reconhecimento de fala;

  • análise de texto e muito mais.

 

Mas esse caminho levará ao sucesso?

Então, as várias APIs de AI que foram disponibilizadas pelos principais players da nuvem. Assim, são excelentes recursos para as empresas começarem e experimentarem essa tecnologia.

 

Porém, se uma empresa deseja que sua AI passe de um estágio de prova de conceito para aquele específico para suas atividades, precisará reunir seus dados e acessá-los, então, em um local central.

 

Assim, sem a nuvem, o custo de manutenção de uma infraestrutura necessária para viabilizar a AI seria altissimo. Ou seja, acima do que grande parte das empresas podem arcar.

 

Portanto, a AI se alimenta basicamente de dados. Nesse sentido, os projetos de AI e a gestão de Cloud podem ser considerados dois lados da mesma moeda.

 

Sinergia entre projetos de AI e gestão de Cloud já é uma realidade

Assim, na década passada, a computação em nuvem passou de uma maneira econômica de armazenar dados e aplicativos a um componente estratégico na condução dos negócios. Então, prova disso, é que essa tecnologia, hoje, é parte integrante do avanço da IA e de outros recursos cognitivos.

 

Ou seja, de fato, uma pesquisa recente da Deloitte descobriu que 49% das empresas que implantaram a IA, hoje, estão usando serviços baseados em nuvem para impulsionar seu uso.

 

Assim, a adoção da nuvem favorece a implementação de novos componentes e tecnologias. Então, a implementação de projetos de AI, nesse sentido, pode ser tão simples quanto executar uma API.

 

Além disso, os provedores de nuvem continuam desenvolvendo ofertas de AI para funções de negócios. Consequentemente, sem grandes custos iniciais. Assim, isso só torna a Cloud ainda mais atraente para as empresas que desejam usar essa tecnologia em seu negócio.

 

Comece sua integração de projetos IA com gestão de Cloud agora mesmo

Atualmente, o mercado global de IA deve gerar US$ 190,61 bilhões de receita até 2025. Acima de tudo, sem dúvida, é um dos mercados que mais cresce no mundo hoje. Ou seja, a nuvem, como vimos, exercerá papel fundamental nesse processo.

 

Por isso, as empresas desejam acompanhar o desenvolvimento tecnológico e permanecerem competitivas. Assim,  precisam começar a investir nessa tecnologia desde agora. Ou seja, migrar para nuvem, nesse sentido, é o primeiro passo para garantir o desenvolvimento e adoção de soluções de AI.

 

Por isso, a FWC está preparada para ajudá-lo na migração para a nuvem. Além disso, ainda ajudar a preparar sua empresa para receber a Inteligência Artificial. Assim sendo, entre em contato conosco agora mesmo e conheça as soluções sob medida que temos para você. Aproveite também para fazer um diagnóstico da sua empresa! Clique no banner abaixo:

 

diagnostico_cloud_computing