FWC Group

BLOG

Recuperação de desastres: a sua empresa está preparada?

Recuperação de desastres: a sua empresa está preparada?

recuperacao-desastre_homem

 

O que você faria se sua empresa fosse vítima de uma inundação, incêndio ou de ciberataques, como ransomware? Todos esses são desastres em potencial para um negócio, e sua empresa precisa estar preparada para responder de forma rápida. Qualquer um desse tipo de incidente pode ser capaz de tirar empresas de operação para sempre. Além disso, podem gerar a perda financeira para aquelas que não possuem um plano de recuperação de desastres adequado.

 

Muitos especialistas defendem que não é uma questão de “se”, mas “quando” irá acontecer algum desastre que afetará seu negócio. Por isso, é importante que você se perguntar, ao menos, o seguinte:

 

    • Minha empresa possui uma solução de recuperação de desastres?
    • É confiável?
    • Em qual periodicidade preciso efetuar backup?
    • Quanto tempo eu preciso para restaurar o backup?
    • Por quanto tempo meu negócio pode ficar “fora do ar” e sobreviver?
    • Qual é o custo financeiro do tempo de inatividade para o meu negócio?
    • Quando ocorrer um desastre, existe uma cópia fora do local?

Assim, se conseguir responder todas essas perguntas de forma assertiva, então sua empresa está minimamente apta para lidar com um desastre. Caso contrário, você precisa começar a se preocupar agora mesmo. A seguir, confira algumas dicas de como se preparar para recuperação de desastres!

 

Avaliação de riscos na recuperação de desastres

Uma avaliação de riscos é uma parte importante do planejamento de recuperação de desastres e de continuidade de negócios. Por isso, consiste em um documento que descreve ameaças potenciais que sua organização enfrenta, sejam elas naturais e/ou feitas pelo homem.

 

Essas ameaças são avaliadas pela probabilidade de ocorrência e multiplicadas pelo efeito na operação. Sendo assim, o resultado é um valor que você pode usar para determinar seu nível de proteção contra uma ameaça.

 

No entanto, sua avaliação de risco deve incluir possíveis danos que os eventos possam causar, a quantidade de tempo necessária para restaurar operações e medidas preventivas ou controles que possam reduzir a probabilidade de ocorrência desses incidentes.

 

Backup de dados

Os dados de sua empresa podem ser perdidos, corrompidos, comprometidos ou roubados por falha de hardware, erro humano, hacking e malware. Como consequência, a perda ou corrupção de dados pode resultar em interrupção significativa do seu negócio, o que se traduz em importantes perdas financeiras.

 

Por isso, o backup e a recuperação de dados devem ser parte integrante do seu plano de continuidade de negócios e do plano de recuperação de desastres.

 

O desenvolvimento de uma estratégia de backup de dados começa com a identificação de quais dados que precisam ser preservados. Depois, você precisa decidir qual estratégia será adota, local ou na nuvem.

Saiba mais sobre segurança aqui!

 

reducao-custos-segurança

 

Recuperação de desastres: local x nuvem

O backup em nuvem e local serve a mesma função de gerenciamento de dados, que é vital para todas as organizações. No entanto, a solução em nuvem oferece vantagens que precisam ser levadas em conta, tais como:

 

    • Escalabilidade. A nuvem é ilimitada em relação à capacidade de dados que você pode armazenar e restaurar. Além disso, essa flexibilidade garante que sua empresa sempre terá suas necessidades atendidas, independentemente do volume de dados.
    • Recuperação rápida. O armazenamento em nuvem é um método externo que armazena dados longe do alcance de calamidades naturais que podem destruir seus dados. Assim, o backup online garante a segurança dos dados e permite a rápida recuperação dos negócios em caso de incidentes.
    • Acessibilidade. Ao usar o backup na nuvem, você tem a garantia de disponibilidade rápida de dados sempre que precisar, pois as informações estão disponíveis online. Então, você poderá acessá-los em diferentes dispositivos, em qualquer lugar, de forma rápida e fácil.
    • Segurança. Se você utiliza backup local precisa se preocupar com questões adicionais como roubo ou danos das mídias físicas. Além disso, é preciso contar com um local para armazenamento fora das dependências da empresa. Por outro lado, se você contar com um provedor de backup em nuvem, não será preciso se preocupar com essas questões, pois seus dados serão armazenados em servidores externos, que atendem a rigorosos padrões de segurança.
  •  

recuperacao-desastre_homem

 

Recuperação de desastres ideal

Como você pode ver, o backup é essencial em qualquer estratégia de recuperação de desastres. Atualmente, a solução em nuvem tem se mostrado muito mais vantajosa para as empresas. Para contar com todos os benefícios, você precisa contratar um provedor que ofereça segurança e soluções adequadas para seu negócio.

 

Por isso, é importante contar com um provedor que comprove rigoroso padrão de segurança, por meio de certificações, e que conte com uma infraestrutura adequada.

Também é essencial que ele ofereça soluções sob medida para a sua empresa. Isso inclui, dentre outras coisas,  fornecer diferentes tipos de nuvem, para que você escolha qual o mais adequado para seu modelo de negócio.

 

Além disso, sua empresa deve contar com um provedor que possua know-how em soluções em nuvem e que ofereça atendimento 24x7x365. Assim, você contará com suporte adequado a qualquer momento, para que sua empresa não venha a sofrer com interrupções.

 

Agora você já sabe um pouco mais sobre como garantir uma recuperação de desastres eficaz para sua empresa. Se você gostou deste conteúdo, também irá gostar de saber como a nuvem pode ser uma aliada na segurança de dados. Boa leitura!