FWC Group

BLOG

Redução de custos em TI : como a nuvem pode ser uma aliada?

Redução de custos em TI : como a nuvem pode ser uma aliada?

redução-de-custos

 

Buscar soluções para a redução de custos em TI é uma tarefa constante para grande parte das empresas. Sempre que possível, um novo serviço é contratado para a substituição daquele que deixou de ser vantajoso.

 

A Cloud Computing vem sendo adotada por diversas organizações como uma opção com melhor custo-benefício, pois não oferece vantagens apenas econômicas. Neste artigo, mostraremos como é possível ter redução de custos em TI com a Cloud Computing.

 

O que é computação em nuvem?

A Cloud Computing é um serviço de armazenamento remoto. As informações são salvas em servidores que não estão em um ou diversos Data Centers de provedores que podem ser acessados por meio de internet, login e senha.

 

O serviço é vendido sob demanda, de acordo com a necessidade da empresa. Dessa forma, é preciso pagar uma mensalidade para poder utilizá-lo.

 

Diferentemente dos servidores físicos, a solução em Cloud Computing não exige que a empresa tenha um espaço físico para armazenar suas informações. 

 

Quais são os benefícios que a nuvem oferece para as empresas?

A Cloud Computing oferece uma série de benefícios para a empresa. Entre os principais, podemos citar:

 

Flexibilidade

A Cloud Computing permite que a infraestrutura de tecnologia seja alterada quando for necessário, com poucos processos e mão de obra. A empresa pode aumentar ou diminuir seus recursos de acordo com a sua necessidade. O benefício favorece, principalmente, as empresas que tem picos de vendas ou movimentos sazonais.

 

Produtividade

 

A Cloud proporciona uma maior integração entre as equipes, ou seja, contribuir para uma melhora nos índices de produtividade da empresa. Dessa forma, o ambiente de trabalho é otimizado, com alto nível de colaboração, gestores reduzem conflitos, otimizam a performance de seus times e a capacidade da equipe de atender às suas métricas internas.

 

Além disso, a rotina se torna mais ágil, simplificada, ganha-se em mobilidade, pois as aplicações estarão em um ambiente acessível via web. Assim, os profissionais conseguirão atuar com alta performance evitando erros e tendo como base dados precisos. 

 

Segurança

 

A empresa atua com mais segurança, pois sua infraestrutura estará menos vulnerável a ataques, perdas e falhas no sistema. Assim,  não colocam as informações sensíveis da operação em risco. Com isso, há menos interrupções na produção.

 

redução-de-custos

 

Como a computação em nuvem influencia na redução de custos em TI

 

A infraestrutura física de TI é responsável por uma série de despesas fixas para a empresa. É preciso investir em equipamentos, hardwares, servidores. Assim, também aumenta os custos com energia elétrica, pois é preciso manter os ambientes ligado.

 

Isso sem falar na mão de obra, que precisa estar disponível dentro da empresa para solucionar qualquer problema ou instabilidade. A empresa também precisa destinar uma sala para montar toda a estrutura e ainda não terá garantia de que estará segura.

 

Tudo isso pode ser substituído pela Cloud Computing e a responsabilidade de manter a infraestrutura disponível, em operação, não será mais da empresa, mas do fornecedor contratado. 

 

Um estudo realizado pela IDC mostrou que o uso de nuvem em PME no Brasil é cada vez maior. Cerca de 80% das empresas preferem a solução, por causa da economia que o serviço oferece. Desse total, 10,4% aumentou suas receitas após aderirem à nuvem e registraram 77% de redução de custos de TI.

 

Os serviços em nuvem contratados, em muitos casos, são de empresas nacionais. Segundo a Asia Cloud Computing Association (ACCA), o Brasil está em 8º no ranking de países com os melhores serviços de computação em nuvem.

 

Mas na prática, como é possível ter redução de custos em TI com a computação em nuvem?

As empresas crescem e novos desafios surgem para a área de TI. A necessidade de mais equipamentos ou capacidade dos servidores é um deles. A compra desses recursos exigiria mais investimento, mas com a Cloud Computing você define o que e como quer aumentar, ou seja, somente o necessário. 

 

Mesmo que a empresa precise de mais espaço na nuvem, os custos são menores se comparados com a ampliação de uma infraestrutura física. 

 

O uso da Cloud Computing proporciona mobilidade para a empresa, pois permite o acesso a seus dados de qualquer lugar. Para isso, não é necessário investir em drives ou equipamentos de armazenamento. Tudo está salvo na nuvem.

 

A empresa também pode reduzir o seu efetivo, pois sem uma infraestrutura interna, não será necessário uma grande equipe. Além disso, sempre que houver uma instabilidade, a responsabilidade de resolver o problema é do fornecedor. E isso já está incluso no pacote do serviço. 

 

A redução de custos em TI é uma meta que as empresas almejam alcançar e que será possível com a Cloud Computing. Se você gostou desse conteúdo também vai se interessar pelo Case de Sucesso da Tiisa. Veja como a empresa alcançou a redução de custos em TI