FWC Group

BLOG

Redução de custos em TI: É possível sem prejudicar o desempenho?

Redução de custos em TI: É possível sem prejudicar o desempenho?

 

A redução de custos em TI é uma estratégia comum nas empresas. Busca-se sempre que a organização seja capaz de produzir e entregar seus serviços com o mínimo de recursos. Na prática, nem sempre o objetivo é seguido, seja por falta de controle ou pelo receio de prejudicar o desempenho do negócio.

 

Ainda há muita crença de que a redução de custos em TI pode impactar negativamente na entrega de resultados. Com isso, muitos gestores acabam abrindo mão da contenção. Garantem a entrega, porém gastam muito mais do que o necessário. Neste artigo, mostraremos como é possível reduzir os custos em TI sem prejudicar o negócio. Confira!

 

5 formas de ter sucesso na redução de custos em TI sem prejudicar o desempenho da empresa

1. Avalie os sistemas utilizados na empresa

A transformação digital ajudou a inserir diversos sistemas no mercado, oferecendo recursos mais tecnológicos, eficientes, ágeis e econômicos. Porém, muitas empresas ainda utilizam softwares obsoletos que causam um impacto maior ao orçamento e não oferecem o potencial esperado.

 

Para isso, fazer uma análise desses sistemas ajudará a identificar quais são necessários e quais podem ser substituídos. Além disso, vai ajudar na redução de custos em TI e aumentar a produtividade, permitindo que atividades sejam automatizadas. Sistemas SaaS, por exemplo, ajudam a simplificar os processos, não influenciam no armazenamento das máquinas etc.

 

2. Proporcionar mobilidade de acesso

O home office estão se tornando cada vez mais comuns, principalmente em empresas de tecnologia. Assim, para que esses profissionais não sejam prejudicados pela falta de comunicação, a empresa deve garantir a acessibilidade fora da empresa.

 

Isso é possível com o uso de sistemas e bancos de dados em nuvem.

 

Esses recursos permitem que o colaborador acesse as informações da empresa de qualquer lugar, por meio de um usuário e senha. Além disso, caso enfrente alguma instabilidade na rede, a companhia pode liberar os profissionais para trabalharem de um coworking, por exemplo.

 

redução-de-custos-em-ti

 

3. Reduza o uso de equipamentos físicos

Quanto maior a empresa, maior é o seu centro de processamento de dados. Ou seja, esses ambientes costumam ser formados por uma série de equipamentos, onde as informações e toda operação da companhia são gerenciadas. O tráfego de dados nesse ambiente é alto, por isso esse deve estar sempre refrigerado, garantindo que a operação será mantida.

 

Tudo isso gera um alto custo para a empresa que precisa fazer manutenções periódicas nos equipamentos. Além disso, precisa arcar com despesas de refrigeração do ambiente e manter uma equipe pronta para lidar com a situação.

 

Grande parte dessa estrutura pode ser substituída pelo armazenamento em nuvem. Assim, não depende de um ambiente físico, pode ser facilmente acessado e controlado, além de mais econômico.

 

4. Invista em Cloud Computing

A Cloud Computing auxilia a empresa na simplificação e na redução de custos em TI de forma geral. Como resultado, esse recurso oferece mobilidade para a companhia, diminui o espaço utilizado para o armazenamento de máquinas, reduz as despesas com a contratação e atualização de softwares etc.

 

A solução permite que a empresa armazene suas informações com maior segurança, pois estarão hospedadas em um ambiente protegido. Ou seja, os backups são realizados de forma automática e frequente, sem depender da intervenção de um profissional.

 

Além disso, a companhia decide quanto pretende usar de espaço e pode aumentar ou reduzir seu armazenamento conforme a necessidade.

 

5. Adote a terceirização como uma prática de redução de custos em TI

A terceirização costuma ser vista como uma estratégia que gera mais custos para a empresa, porém quando outros pontos, além do valor pago, são avaliados chega-se à conclusão de que é um investimento.

 

Ao contratar um prestador de serviços, a empresa elimina a preocupação de ter que lidar com uma série de fatores, entre eles o funcionamento de sua operação. Assim, o prestador de serviços pode ser acionado sempre que uma instabilidade for identificada, ficando responsável por resolvê-la.

 

Além disso, outro benefício é a experiência que esses profissionais costumam ter, lidando com questões críticas de forma ágil e eficiente.

 

A FWC é uma prestadora de serviços especializada capaz de ajudar a sua empresa com a redução de custos em TI. Veja como a Tiisa se beneficiou dessa parceria.