FWC Group

BLOG

Segurança de dados nas empresas: qual a importância e como a nuvem pode ser uma aliada

Segurança de dados nas empresas: qual a importância e como a nuvem pode ser uma aliada

segurança_banco_de_dados

 

A segurança de dados nas empresas é um desafio enfrentado pelos gestores e profissionais de TI. Os obstáculos se apresentam, principalmente, nas atitudes dos profissionais.

 

Diversas práticas cotidianas contribuem para que as informações sejam colocadas em risco. Reduzir e até eliminar essas possibilidades é fundamental para que os dados das empresas estejam sempre seguros. A seguir, mostraremos quais são os riscos iminentes e como evitá-los. Confira!

 

4 práticas que prejudicam a segurança de dados nas empresas

Uso de redes públicas

O modelo de trabalho home-office tem se tornado cada vez mais comum. Os profissionais levam seus computadores, com acesso às informações da empresa, para diferentes locais. Ao acessar uma rede pública, por meio de um dispositivo de trabalho, o colaborador pode colaborar com a transmissão e acesso de diversas ameaças.

 

Chats e serviços de mensagens instantâneas

Skype, Slack, Hangouts e WhatsApp são portas de entrada para invasores que querem corromper a segurança de dados nas empresas, caso o colaborador receba arquivos sem uma verificação de antivírus, por exemplo.O envio de um arquivo, sem a devida verificação, é suficiente para que toda a rede seja infectada.

 

Navegação particular

A navegação particular também é uma porta de entrada para o acesso de ameaças. Normalmente, o colaborador utiliza a rede da empresa para acessar:

  • sites não confiáveis;
  • faculdades;
  • redes sociais;
  • e-mails particulares etc.

Esses ambientes não são seguros. Porém, em muitos casos, o colaborador não chega a ser orientado sobre o risco que esse tipo de site representa e continua acessando.

 

Falta de backup de dados

A realização do backup em Data Centers físicos pode ser feito através de um colaborador ou de forma automática. Algumas empresas criam controles para garantir que a ação será realizada. Porém, o processo de verificação não foi feito e/ou não foi feito o processo de restore periódico.

 

A falta de backup pode prejudicar a empresa com a perda de dados que serão fundamentais para a continuidade dos negócios.

 

Qual a importância da segurança de dados nas empresas?

segurança_banco_de_dados

 

Os dados das empresas são todas as suas informações: podem ser financeiras, dados pessoais sobre sócios ou clientes, fórmulas de produtos, etc. O vazamento ou o roubo de qualquer dado confidencial pode prejudicar a economia do negócio, manchar a imagem da marca e a sua reputação no mercado.

 

Garantir a segurança de dados nas empresas é evitar que qualquer informação saia da empresa sem autorização e possa prejudicar a organização. Por isso, investir na proteção dos dados é fundamental e deve ser visto como uma prioridade.

 

Algumas empresas pecam nesse ponto porque imaginam que ninguém estaria interessado em suas informações. Outro erro é reduzir custos, eliminando as despesas com segurança.

 

Além disso, não são apenas os hackers que podem prejudicar as empresas roubando seus dados. Situações climáticas, tragédias ambientais e o roubo ou falhas de equipamentos são tão prejudiciais quanto um malware, pois podem corromper os dados.

 

Recorrer às soluções que limitem o acesso aos dados e atuem com agilidade é a essencial para a proteção dos dados da sua empresa.

 

Como usar a nuvem para garantir a segurança de dados nas empresas?

A segurança em nuvem protege as informações contra roubo, vazamento de dados, exclusão, falha de equipamentos e danos naturais. O serviço funciona com os mesmos padrões de segurança de um Data Center físico, porém é possível operar em escala e continuar seguro.

 

A vantagem da nuvem é que as ações de prevenção, detecção e correção são realizadas com maior agilidade. Além disso, o serviço conta com soluções específicas, como:

 

  • Requisitos regulatórios superiores que oferecem melhores soluções de segurança;
  • Os principais provedores incluem acesso a programas de segurança adicionais;
  • Recursos como a criptografia são utilizados para garantir que o envio de informações não sejam acessados durante sua transmissão.

Outros benefícios também podem ser percebidos com a nuvem. A solução realiza backups periódicos através de ferramentas específicas. Com isso, o risco de não realizar o backup é minimizado.

 

É possível dividir as informações da empresa em nuvens diferentes, evitando que, em caso de ataques, os dados fiquem inacessíveis. Além disso os profissionais autorizados podem acessar o serviço de qualquer lugar, pois o banco de dados não está limitado a um servidor.

 

Contar com os serviços em nuvem proporcionará benefícios que garantem a segurança da empresa e contribuem com o seu crescimento, assim, evitando que a operação seja interrompida.

 

A FWC oferece soluções em nuvem que proporcionam maior segurança para a sua empresa. Conheça os nossos serviços e descubra como podemos ajudar o seu negócio. E não deixe de baixar o nosso material abaixo: