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Sua empresa aderiu ao home-office? Saiba como gerenciar a rotina dos seus colaboradores

Sua empresa aderiu ao home-office? Saiba como gerenciar a rotina dos seus colaboradores

 

Segundo dados da Pesquisa Home Office 2018, realizada pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (SOBRATT), 45% das empresas brasileiras já adotam a prática do home-office e 15% avaliam a viabilidade da medida ou  planejam sua implantação.

 

E os fatores responsáveis pelo constante crescimento desse modelo de trabalho são vários e vão desde a busca por melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, até redução de despesas com espaço físico nas empresas ou mesmo preocupação com o meio ambiente e com a poluição gerada pelos congestionamentos de veículos, por exemplo.

 

Mas os benefícios não se restringem a isso. Muitos funcionários que trabalham em casa, afirmam que a mudança permitiu melhorar seu engajamento no trabalho, reduziu a carga de stress, permitiu que eles se sentissem mais confiantes e trouxe ganhos diretos na qualidade de vida pessoal e familiar.

 

Mas, como tudo na vida, o trabalho remoto também tem seus desafios. Isso porque a maioria dos gestores e gerentes ainda não está familiarizada com os novos formatos de gerenciamento de funcionários à distância, o que, num primeiro momento, pode gerar desconfiança e insatisfação.

 

Por isso, contar com as ferramentas certas pode ajudar a otimizar parte do processo e auxiliar na administração dessas questões de forma automatizada e sem desgastes pessoais desnecessários.

 

Confira algumas das nossas sugestões:

Incentive os apps para videoconferência

A solidão é uma das queixas mais comuns sobre trabalho remoto, com funcionários perdendo a interação social que ocorre normalmente em um ambiente de escritório. E os colaboradores mais extrovertidos são os que podem sofrer mais com o isolamento a curto prazo. Por isso, as videoconferências são fundamentais. Abuse das ferramentas de bate-papo por vídeo (como Skype, Google Hangouts e Zoom) e recorra a elas sempre que puder.

 

Foque na segurança

Com uma equipe trabalhando de forma remota, mesmo que os colaboradores estejam instruídos sobre a necessidade de evitar o uso de Wi-Fi público, de garantir que os roteadores Wi-Fi domésticos sejam suficientemente seguros e de verificar a segurança dos dispositivos que eles usam para trabalhar, fica difícil garantir que seu servidor estará 100% seguro. Por isso, busque fechar quaisquer vulnerabilidades que a empresa possa vir a ter e foque em garantir que documentos e arquivos sigilosos permaneçam confidenciais, independentemente de qualquer coisa.

 

Aposte em boas ferramentas

Para ajudar nesse processo de reforçar a segurança dos dados da sua empresa, tornando-o ainda mais simples e seguro, nós desenvolvemos o FWC Connect, que facilita o acesso às ferramentas oferecidas pelo ERP da empresa com as vantagens da segurança dos dados em nuvem e da mobilidade para utilizar o sistema de qualquer local, bastando apenas uma conexão à internet.

 

Além disso, também passamos a oferecer recentemente o FWC Connect Plus, uma solução de conexão remota que atende os protocolos de segurança, visando levar flexibilidade e ainda mais controle para o dia a dia da sua empresa. A ferramenta possui acesso via browser, podendo ser utilizada por colaboradores em qualquer lugar do país e do mundo.

 

Outra vantagem é que a novidade conta com extensões para aumentar ainda mais a segurança dos seus dados, como a autenticação de dois fatores (Two Factor), por exemplo, que registra um código de autenticação dinâmico para cada usuário, e o Advance Control, que possibilita, entre outras coisas, definir as permissões de acesso (como dias e horários de cada colaborador), especificar locais de acesso baseados em localizações geográficas e gerenciar a jornada de trabalho dos membros da equipe.

 

Saiba mais sobre cada uma delas:

 

Two Factor

Fácil configuração

Possui configuração simples e ainda permite que, caso algum usuário perca ou substitua seu dispositivo de autenticação, um novo código seja gerado de maneira rápida e fácil.

 Fácil de usar

A extensão oferece conveniência para os usuários, ao fazer login em aplicativos com o Facebook ou com o Twitter, mas conta com a segurança adicional das senhas dinâmicas.

Camada extra de segurança

Protege do risco de vazamento, fornecendo senhas fortes e sem atritos. Com um único toque, os usuários podem gerar dados dinâmicos e únicos.

Disponível offline

É possível gerar o segundo fator de autenticação a partir de dispositivos móveis de modo offline, ou seja, sem a necessidade de uma conexão de internet.

Advance Control

Conexão Localizada

Determine os países e regiões em que seus usuários terão permissão para acessar o ambiente

Defensor Bruto

Defenda-se dos ataques constantes dos

robôs que tentam adivinhar a senha do seu ambiente.

Permissões

Centralize e organize a lista de permissões de usuários/grupos e de pasta/arquivos,

deixando tudo visível em um único painel

Horas de trabalho

Delimite os dias e horários necessários para as suas operações comerciais. Com isso, acessos realizados fora do horário são bloqueados

E o melhor: essas extensões são opcionais e independentes, podendo ser adquiridas em conjunto ou de forma individual, conforme a necessidade do seu projeto.

 

Para saber mais sobre as ferramentas, entre em contato conosco.