Tudo que você precisa saber sobre o Metaverso
Conheça a tendência de 2022 que engloba outras tecnologias
Sabemos que de fato, ao longo dos anos, muitas tecnologias irão surgir e nos surpreender. A evolução tecnológica faz parte da vida humana e consequentemente acaba influenciando as rotinas empresariais.
Recentemente, uma das palavras e assuntos do momento é o Metaverso, que ficou em alta desde que o Facebook mudou o nome para Meta. Assim como várias inovações, o conceito do Metaverso é anunciado como um futuro não muito distante da nossa realidade atual.
Apesar de ser uma tendência, o Metaverso precisa da junção de outras tecnologias, como por exemplo a Cloud Computing e ainda está cercado de dúvidas. Por este motivo, a FWC elaborou este material exclusivo que irá explicar cada detalhe do assunto, de modo que você consiga entender a fundo. Acompanhe abaixo e boa leitura!
O que é o Metaverso?
Uma das grandes tendências para 2022 é o Metaverso, que em uma definição simples é um espaço online onde as pessoas utilizam tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada para interagir com conteúdos e com a comunidade em forma de avatares. Ou seja, uma mescla de virtual com influências reais.
A diferença é que atualmente a navegação pela internet é bidimensional, ou seja, é realizada pela tela do dispositivo, e no Metaverso, por ser um ambiente 3D, pode ser acessado por fones de ouvido, óculos ou relógios que estejam conectados. E nesse espaço tridimensional, é possível ter a sensação de estar dentro da internet e experimentando a conexão de maneira mais real.
Ao contrário do que muitos pensam, já se tem diversos projetos e produtos que utilizam o Metaverso, e isso acaba aproximando ainda mais essa tecnologia no dia a dia das pessoas. Com um potencial forte de expansão, essa utopia futurista saiu diretamente das páginas dos livros e filmes de ficcção científica para ir ao mundo corporativo, conquistando um público cada vez maior e abrindo novas fronteiras de mercado.
Com o propósito de criar um universo inteiro com itens e experiências digitais, fica fácil se perder na infinidade de possibilidades que o Metaverso traz, pois, a modelagem 3D, a Cloud Computing e a IoT são alguns dos recursos que estão tornando essa tecnologia efetivamente possível.
A nova realidade
As possíveis formas de se fazer negócio sempre se multiplicam com o avanço da internet e é claro que o Metaverso irá trazer uma nova realidade para o mundo corporativo. Além da comercialização de bens e serviços virtuais, como por exemplo lançar uma linha de roupas virtualmente, assistir filmes, shows e teatros nesses ambientes online, o Metaverso também poderá alterar a nossa vida offline.
A Microsoft visa a criação de um ambiente para modificar a dinâmica do trabalho, que já foi afetada pelo distanciamento social. Videoconferências se tornaram essenciais em tempos de pandemia, mas com uma estrutura binária: ou o usuário está dentro dela ou fora dela. Assim que a reunião acaba, o usuário se desconectada e volta ao isolamento, sem outras interações com os profissionais. No metaverso isso seria diferente: a maneira de trabalhar não estaria restrita apenas naquela videoconferência, você poderá sair da sala de reunião online, porém continuar conectado ao ambiente corporativo, andando pelos corredores e até cruzar com os colegas de trabalho na pausa para o café.
Para outras vertentes, podemos citar o ensino e o entretenimento, que também poderão entrar para esse universo, pois literalmente o usuário poderá “estar na internet”, interagindo fisicamente com objetos virtuais. É válido ressaltar um conceito que ganhou destaque: os “gêmeos digitais” ou “digital twins” no termo original. O conceito designa uma classe de conteúdos que representam, de forma digital, elementos do mundo real. Isso possibilita que carros, e até obras de artes, por exemplo, tenham um clone online.
E isso só é possível pela crescente comercialização dos NFTs, ou seja, itens digitais que comprovam a posse registrada em blockchain, com autenticidade e propriedade. Esse surgimento trouxe para o mundo online a possibilidade de replicar em forma idêntica textos e imagens, criando um valor pessoal e financeiro para esses objetos. Dessa maneira, há muitas formas de negociação para se explorar e certamente as criptomoedas terão um papel importante nesse novo mercado.
Apesar de especialistas afirmarem que os impactos do Metaverso serão a longo prazo, isso irá afetar direta e indiretamente as empresas. Porém, ao mesmo tempo, teremos o surgimento de novos modelos de negócios e reinvenção daqueles já existentes.
Sendo assim, para o progresso da tecnologia, as empresas que quiserem participar dessa economia digital, precisarão focar na experiência do consumidor, de forma segura e sustentável. Além da movimentação de recursos dentro do metaverso, há uma série de investimentos necessários para que ele possa atingir todo seu potencial.
Exemplos de Metaversos
Para a ficção científica, não há nada de novo no conceito do metaverso. Apesar de termos alguns exemplos de como ele funciona, as empresas de tecnologia ainda não exploraram todas as possibilidades que ele oferece.
No mundo dos games, podemos citar como exemplo o jogo Fortnite, que em parceira com a cantora pop Ariana Grande, possibilitaram aos jogadores uma experiência imersiva, onde eles poderiam participar, com avatares, de um show da cantora, simulando a vida real, como se estivessem presentes no cenário. Mas, se engana quem acha que foi a primeira vez que o jogo fez algo do tipo. A verdade é que o fundador da empresa acredita no potencial que essa nova tecnologia possuí e recentemente abriu mão de US$ 1 bilhão para investir e financiar seu projeto no metaverso.
Outro exemplo é a quantia de 50 milhões de dólares que o Facebook destinou para seu projeto dentro do metaverso, o que resultou na contratação de profissionais para integrarem nessa missão. Sem muitos detalhes, Zuckerberg não cita como ele imagina que serão suas redes sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) nesse universo tecnológico, mas se pararmos para pensar, isso irá resultar em uma experiência mais imersiva, de rápido acesso e sofisticada.
Microsoft, Nvidia e Google também estão desenvolvendo tecnologias que englobam hardware e software, que irão permitir criar seus próprios metaversos. A tendência é que cada vez mais empresas começarão a se movimentar para fazer parte desse universo.
O que pode ser feito no Metaverso
Entretenimento
A possibilidade de se divertir dentro do metaverso é real e nesse sentido a forma de entretenimento são muitas, como por exemplo os jogos, que são um grande expoente desse formato.
Conteúdo
A produção de conteúdo é uma outra aplicação que pode ser explorada dentro do metaverso, aliás grandes produtoras veem um alto potencial nesse novo formato de interação. Conteúdos de streaming como a Netflix já executa experiências de imersão 3D, e estúdios de músicas e canais de TV tendem a seguir o mesmo exemplo.
Trabalho
O trabalho remoto se popularizou com o avanço da pandemia e contribuiu para o exercício de atividades profissionais serem executadas nesse universo. A Microsoft possui um metaverso voltado para empresas que se desenvolveu graças ao uso massivo do aplicativo Teams.
Agora que já conhecemos o Metaverso, vamos conhecer sobre a Cloud Computing e como ela auxilia para que essa tecnologia seja efetivamente possível.
A Cloud Computing é um conceito que deixou de ser uma tendência e já virou realidade no mercado corporativo e no dia a dia das pessoas, com um número cada vez maior de empresas fazendo sua adoção, pois seus benefícios são importantes para manter sua empresa ativa em um mercado cada vez mais competitivo.
Trata-se de uma solução que disponibiliza ambientes tecnológicos através de recursos computacionais, armazenamento de dados, hospedagem de aplicações e redes, através de ambientes compartilhados sendo acessado via internet, ou seja, fornecimento de infraestrutura computacional externa ao usuário que faz seu uso de acordo com a sua demanda.
Muitas empresas utilizam a Cloud para aplicar diversas outras ferramentas, pois ela permite um ambiente adequado para o uso de outras tecnologias, como é o caso do Metaverso. A mobilidade é uma das grandes vantagens que se tem migrando para a Cloud Computing, visto que os dados e sistemas podem ser acessados de qualquer lugar pela internet, permitindo que os colaboradores trabalhem de maneira remota, evitando deslocamentos que façam com que eles percam tempo, gerando mais valor para a empresa com as suas atividades.
Ou seja, como uma das características do Metaverso é a mobilidade, a Cloud Computing surge como uma grande aliada. Além disso, nesse universo 3D é necessário a disponibilidade para garantir que sistemas e dados estejam sempre disponíveis para acesso, o que a Cloud também permite.

Segurança no Metaverso
A empresa Kaspersky publicou um guia sobre proteção e segurança dos dados no ambiente do metaverso. Para eles, essa inovação deverá trazer riscos a usuários que não se atentarem aos detalhes.
É de extrema importância que os internautas e empresários saibam como proteger seus dados pessoais e sigilosos de acessos de terceiros dentro do metaverso. Entre as formas de se prevenir é não postando informações de forma pública e deixar seus dados de contatos privado, para assim, ter uma experiência sem risco e segura com a tecnologia.
A cibersegurança dentro desse espaço terá um papel fundamental. Ela é a prática de proteger ativos de informação tais como sistemas, computadores e servidores contra ameaças cibernéticas ou ataques maliciosos. A segurança cibernética deve ser trabalhada em vários níveis desde a segurança das redes físicas e dos aplicativos até a educação do usuário final e deste modo o amparo ao consumidor irá além das realidades que conhecemos. Será tempo de ter responsabilidade sob os dados dentro do metaverso, levando em consideração que as regras de uso do mesmo ainda não estão bem estabelecidas.
Conectividade
Web 3.0: a nova geração da internet
Com a chegada do Metaverso, há especulações de que o mundo está se preparando para a chegada da “Web 3.0” ou até mesmo “Web Semântica”. O Big Data Analytics junto com a Cloud Computing irão permitir que toda informação online esteja integrada, gerando uma captação constante de dados para essa nova geração da internet.
Com isso, os conteúdos que visualizamos diariamente não serão apenas acessados por máquinas e seres humanos, mas serão compreendidos de forma análoga pelos dois. Para simplificar, podemos dizer que a internet ganharia ainda mais força, pois dispositivos inteligentes irão entender o conceito de cada conteúdo ao invés de observá-lo somente como dados ou informações, como é feito hoje em dia.
Ainda que seja somente suposições e teorias, o Metaverso deixa cada vez mais real a consolidação da Web 3.0. Aliás, o próprio fundador do Facebook já declarou que tudo isso refere-se a uma nova forma de navegar na internet, que irá muito além de apenas consumir e produzir conteúdo.
O 5G é uma conectividade que já está em alta na Europa e em alguns países da Ásia, ele representa um aumento expressivo na velocidade da conexão, até 20 vezes maiores do que a conectividade 4G, e uma redução na latência que cai de 35 para 1 a 2 milissegundos. Com uma promessa de levar a internet a locais ainda mais afastados, a nova conectividade irá solucionar o problema que muitas empresas possuem de acesso.
Essa quinta geração de redes móveis também poderá exercer um papel importante na construção do metaverso pois, a mobilidade dessa tecnologia, irá possibilitar a conectividade sem a necessidade de fios e facilitará o acesso ao metaverso de onde o usuário estiver. Alta velocidade e estabilidade no tráfego web são características que definem o 5G e faz total diferença para uma experiência imersiva e sem interrupções.
Conclusão
Podemos concluir que o metaverso é um passo lógico da internet. Mundos virtuais irão surgir e os usuários irão mergulhar nessa experiência. Porém, enquanto sociedade, devemos cuidar das interações sociais e da economia digital para que as ilusões dos mundos virtuais não afetem nossa vida física cotidiana.
Ao fim de todo esse texto e após ter uma boa noção de tudo o que envolve o Metaverso, espera-se que você tenha um bom entendimento de como essa tecnologia funciona e uma ideia de como a sua empresa pode aproveitar dos benefícios que ele vem proporcionando ao mercado.
Ainda assim, se você ficou com alguma dúvida, você tem duas opções: deixar um comentário no campo mais abaixo, pois nossa equipe vai estar de olho e responder qualquer questionamento que seja feito ou, você pode clicar no banner abaixo e falar direto com um dos nossos especialistas sobre as soluções em TI que a FWC pode oferecer para a sua empresa.
Estamos à sua disposição!
