Visando o futuro: As tendências tecnológicas para 2022
Empresas que aliarem essas tecnologias com as necessidades dos clientes estarão à frente do mercado
O cenário digital de 2022 está cada vez mais próximo e com isso, as empresas precisam estar capacitadas para enfrentar essas mudanças e isso inclui todas as equipes, pois, essas inovações podem fazer a diferença em diversos outros setores, como por exemplo: RH, Financeiro, Vendas, Marketing e Atendimento. Em decorrência da pandemia, desde o ano passado (2020), a forma de observar os negócios, analisar e incorporar inovações e tendências tecnológicas mudou e a realidade é que hoje, essas tecnologias chegam ainda mais rápido do que a maioria das organizações conseguem prever.
Mas, se você chegou até esse artigo é um bom sinal! Aqui começa o primeiro passo para sua empresa se preparar para 2022 e sair à frente da concorrência. Vamos lá?
O que é inovação tecnológica?
A inovação tecnológica deve ser levada em consideração para as empresas que querem se destacar no mercado, com ela, é possível encontrar oportunidades mais lucrativas e benéficas. Esse termo significa usar a tecnologia ao seu favor para desenvolver melhores produtos, serviços e processos através de ferramentas e técnicas. Vale ressaltar que todos esses fatores precisam ser úteis e estarem de acordo com as necessidades dos seus clientes, pois assim você não só garante a melhoria na experiência deles como também gera ganho de produtividade e uma cultura organizacional fortalecida.
Agora que já temos uma breve introdução sobre o conceito acima, acompanhe abaixo as principais tendências tecnológicas para 2022 e tenha uma visão para o futuro!
Inovações como a Inteligência Artificial e o Machine Learning já são amplamente utilizados em diversos segmentos. De acordo com o IBC Brasil, 25% das empresas brasileiras de grande porte já utilizam essas duas tecnologias para melhorar seus processos e posicionamento de mercado. Tanto que, a IA já está sendo usada para nos ajudar a enfrentar as mudanças climáticas, explorar o espaço e desenvolver tratamentos para o câncer, fatores esses que deixam ainda mais claro o potencial dessa tecnologia que soma esforços para automatizar os processos, deixando-os mais produtivos e proveitosos.
A IA generativa é uma outra vertente que ganha força, pois sua usabilidade serve para uma variedade de atividades, como por exemplo a criação de código de software, e segundo o Gartner, espera-se que em 2025 a IA generativa seja responsável por 10% de todos os dados produzidos, menos de 1% hoje.
Streams
Como vimos acima, a utilização de inteligência artificial na vida humana parecia algo improvável, porém, isso se tornou parte do nosso cotidiano em várias áreas. Outro reflexo dessa evolução é o Streaming, que está nessa lista de tendências, pois possibilita a troca de informações instantânea, a comunicação e permite que o usuário conheça novas pessoas, vantagens essas que vem ganhando cada vez mais força. Esse formato nada mais é que uma transmissão de vídeo à qual outros usuários se conectam e possuem diversos formatos interativos, como por exemplo: streaming de internet de coisas (camêras monitoras), streaming dedicados a eventos e também a transmissão de gaming. Importante ressaltar que essas transmissões de vídeos estão cada vez mais frequentes pelas redes sociais também, como no Facebook, Youtube, Instagram e TiktTok, algo que só tende a crescer e se multiplicar ainda mais com a vinda da tecnologia 5G que você pode acompanhar no tópico abaixo.
Outro fator que vai influenciar diretamente ainda mais empresas é a chegada da tecnologia 5G no Brasil. Conectividade que já está em alta na Europa e em alguns países da Ásia, o 5G representa um aumento expressivo na velocidade da conexão, até 20 vezes maiores do que a conectividade 4G, e uma redução na latência que cai de 35 para 1 a 2 milissegundos. A conexão 5G vai impulsionar ainda mais esse ponto. Com uma promessa de levar a internet a locais ainda mais afastados, a nova conectividade irá solucionar o problema que muitas empresas possuem de acesso.
Com as transformações digitais acontecendo, é claro que se tem um aumento no fluxo de informações, fator esse que faz as empresas priorizarem a privacidade e segurança dos dados. Deste modo, investir em mecanismos de proteção e armazenamento de dados é indispensável, além de obter maturação digital, será necessário promover maior transparência quanto à utilização das informações coletadas. A integração flexível e resiliente de dados também deve ser levada em consideração, para isso surge a tendência de data fabric, que melhora dinamicamente o uso dos dados com uma análise inclusa e reduz esforços em até 70% no gerenciamento de dados.
A Cloud Computing é uma solução que disponibiliza ambientes tecnológicos através de recursos computacionais, armazenamento de dados, hospedagem de aplicações e redes, através de ambientes compartilhados sendo acessados via internet, ou seja, fornecimento de uma infraestrutura computacional externa ao usuário que faz seu uso de acordo com a sua demanda. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da IDC, em 2021 o investimento em nuvem vai ultrapassar a casa dos U$ 3,5 bilhões aqui no Brasil, o que representa uma evolução de mais de 45% em relação ao ano de 2020. Entre as principais tendências para o próximo ano está o aprimoramento constante desse tipo de tecnologia, proporcionando novas oportunidades para profissionais especializados em Cloud Computing, outra fonte importante é que o Gartner prevê que as plataformas nativas da cloud servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas digitais até 2025.
Com esse artigo, esperamos que você tenha uma base para se preparar para o próximo ano, e lembre-se: a escolha de ferramentas adequadas irá possibilitar um crescimento rápido e inteligente da sua empresa e disso nós entendemos, pois, a FWC – Inteligência em Cloud, está há mais de 13 anos projetando resultados e provendo soluções em TI para seus clientes. Qualquer dúvida, estamos à disposição!