FWC Group

BLOG

Virtualização de servidores vs Cloud Computing: qual a escolha certa?

Virtualização de servidores vs Cloud Computing: qual a escolha certa?

virtualização_vs_cloud

 

Muitas pessoas têm nos perguntado se virtualização de servidores e Cloud Computing são dois termos intercambiáveis. Outros tantos querem saber qual dessas é a melhor solução para a sua empresa.

 

É normal que surjam essas dúvidas, principalmente se você não estiver familiarizado com o funcionamento dessas duas tecnologias. No entanto, embora elas tenham suas semelhanças, não se trata da mesma coisa. A diferença entre elas é tão significativa a ponto de afetar suas decisões de negócios.

 

Neste momento, você deve estar se perguntando como saber qual dentre essas opções é melhor para o seu negócio. A seguir, vamos abordar alguns pontos vai que ajudá-lo a entender a diferença entre virtualização de servidores e Cloud Computing. Assim, você terá embasamento suficiente para tomar a melhor decisão. Confira!

 

O que é virtualização de servidores?

Simplificando, a virtualização é uma solução que cria uma separação entre a infraestrutura física e os aplicativos executados nela. Essencialmente, é uma camada de software que permite às empresas consolidar diversos servidores em um único hardware no qual vários aplicativos são executados.

Além disso, essa tecnologia possibilita a execução de muitas aplicações que requerem diferentes sistemas operacionais no mesmo servidor.

 

Dessa forma, podemos dizer que a virtualização otimiza o uso dos servidores, uma vez que é possível dividí-lo em diferentes unidades lógicas, cada uma atendendo a determinado tipo de serviço.

 

Isso, dentre outras coisas, ajuda as empresas a reduzir custos, visto que diminui a necessidade de compra de servidores. Como consequência, há um impacto em outras despesas como energia elétrica e manutenção.

 

Finalmente, é possível dizer que a virtualização de servidores facilita a realização de backups, uma vez que todos os serviços ficam concentrados em um número de equipamentos reduzido.

 

Qual a diferença entre virtualização de servidores e Cloud Computing?

A Cloud Computing é uma tecnologia que permite armazenar e acessar dados, programas e recursos de computação pela Internet ou qualquer outra rede dedicada. Ou seja, em vez de prover toda infraestrutura de TI, a empresa contrata um servidor especializado para tal e acessa todos os recursos que necessita remotamente.

 

A razão de muitas pessoas confundir as duas tecnologias, reside no fato de que a virtualização é fundamental para potencializar a computação em nuvem. Ou seja, os provedores de solução em nuvem se valem da virtualização para reduzir os custos de sua infraestrutura e, assim, oferecer todos os serviços a um custo acessível.

 

Qual é a melhor solução para a sua empresa?

A virtualização de servidores está fortemente presente na Cloud Computing, mas ela sozinha não cria uma nuvem completa.

 

Somente na nuvem sua empresa pode encontrar benefícios como gerenciamento automatizado, modelo de pagamento conforme o uso, elasticidade, segurança e muito mais.

 

Além disso, com a tecnologia Cloud Computing é possível obter muito mais economia. Ao utilizar aplicações na nuvem, sua empresa deixa de perder dinheiro com compra de servidores, licenciamento de softwares e demais custos de infraestrutura.

 

Assim sendo, concluímos que a virtualização de servidores, sem dúvidas, é uma solução capaz de agregar valor às empresas. No entanto, somente na nuvem é possível encontrar os recursos necessários para aumentar a eficiência reduzindo os custos.

 

Vale lembrar que a nuvem oferece a infraestrutura que os negócios precisam para adotar outras tecnologias em ascendência no mercado, como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial.

 

Como migrar para a nuvem sem esforços?

Agora que você já sabe qual a melhor alternativa para as empresas, certamente você deve estar pensando se é possível migrar para a nuvem sem grandes esforços. A resposta é sim!

Antes de mais nada, você precisa pensar em alguns fatores, tais como:

  • o tipo de nuvem ideal para o seu negócio
  • quais aplicações serão migradas
  • provedor de serviços confiável

A FWC, além de prover serviços de Cloud Computing, pode ajudá-lo em todos esses pontos. Nós contamos com mais de 11 anos de experiência no mercado, equipe especializada, mais de 700 clientes satisfeitos e infraestrutura adequada para lhe oferecer as melhores soluções na nuvem.

 

Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a reduzir seus custos de TI e tornar sua empresa muito mais competitiva.

 

checklist