FWC Group

BLOG

Você sabe qual é o impacto da IoT no futuro do Data Center na nuvem?

Você sabe qual é o impacto da IoT no futuro do Data Center na nuvem?

IoT

 

A Internet das Coisas (IoT) vem modificando profundamente as estratégias de TI. Nesse sentido, um aspecto relevante é a necessidade, cada vez mais latente, da adoção de uma solução de Data Center em nuvem.

 

Isso deve-se, em grande parte, ao imenso volume de dados produzidos pelos dispositivos da IoT. No entanto, ao fazer a migração para a nuvem, as empresas acabam tirando proveito de outros benefícios.

 

Continue a leitura para saber mais como a IoT influencia a adoção de um Data Center em nuvem e quais os impactos desta migração!

 

A IoT e as altas cargas de trabalho

Como se sabe, os dispositivos da IoT geram um grande volume de dados que precisa ser processado ​​e analisado ​​em tempo real. Assim, para redes de Data Center, isso significa muito mais tráfego de entrada, visto que a IoT é mais sobre coleta e menos sobre distribuição de dados.

 

Além disso, a maioria dos dispositivos da IoT estão fora do Data Center. Portanto, é crucial que as conexões sejam confiáveis ​​e seguras de ponta a ponta.

 

Naturalmente, muito mais dados significa que muito mais armazenamento precisa estar disponível. Sem falar que, de maneira alguma, os requisitos da IoT permanecerão estáticos. Portanto, a flexibilidade e a escalabilidade são fundamentais.

 

Diante disso, você acredita que seu Data Center local consegue suportar todas essas demandas?

 

Provavelmente não. Para que isso seja possível em uma solução on premise seria necessário altos investimentos de forma contínua, o que acabaria por inviabilizar uma estratégia voltada à IoT.

 

Por outro lado, com o Data Center em nuvem, você consegue adequar sua capacidade de entrega às suas necessidades. Sendo assim,  você paga somente pelo que usar.

 

IoT

Benefícios de uma solução de Data Center na nuvem

Para atender às crescentes demandas da IoT, uma solução Cloud tem se mostrado ideal. Confira algumas vantagens:

 

Balanceamento de dados

Um dos grandes desafios impostos pela IoT é o gerenciamento do balanceamento de dados vindos simultaneamente de diferentes dispositivos. Por isso, é preciso controlar e conciliar o fluxo de dados e demandas de infraestrutura.

 

Nesse sentido, a computação em nuvem traz consigo o balanceamento de servidores virtuais em diferentes equipamentos, de forma automática e transparente, priorizando a disponibilidade de sua estrutura.

 

Flexibilidade e escalabilidade

A Gartner estima que em 2020 já teremos mais de 26 bilhões de coisas conectadas. Ou seja, isso demonstra que a IoT vai crescer a passos largos nos próximos anos. Isso significa que as empresas terão que se preocupar em prover maior poder de processamento e armazenamento a cada ano para atender a essas demandas.

 

Ao adotar uma solução de Data Center na nuvem esse problema pode ser resolvido de forma simples e fácil. Assim, você pode dimensionar seus recursos conforme sua necessidade. Basta entrar em contato com a FWC.

 

Custo

Um dos maiores benefícios do Data Center em nuvem é o custo. Como vimos, a IoT demanda uma estrutura robusta e em constante expansão para conseguir se adequar às suas necessidades.

 

Uma solução em nuvem possui grande elasticidade, tanto em processamento como em armazenamento e largura de banda. Desta forma, sua empresa sempre contará com uma infraestrutura adequada às suas necessidades.

 

Além disso, com um Data Center em nuvem, você não precisa se preocupar com manutenção ou troca de equipamentos.

 

Aliás, em uma solução on premise, a velocidade de crescimento dos negócios e as demandas crescentes por produtividade exigem que as empresas reavaliem sua infraestrutura periodicamente. Ainda, na maioria dos casos, é preciso substituir equipamentos a cada 3 ou 5 anos acompanhando as novas demandas.

 

Assim, além dos benefícios, o retorno sobre o investimento sobre uma solução de Data Center na nuvem se dá em pouco tempo, em virtude da grande redução de custos.

 

Agora que você já sabe da necessidade de adotar uma solução de Data Center baseada em nuvem, não perca tempo e comece a planejar sua migração agora mesmo. Entre em contato conosco e conheça as soluções sob medida que temos para sua empresa.