FWC Group

BLOG

VPN: o que é e porque ela imprescindível para a sua empresa?

VPN: o que é e porque ela imprescindível para a sua empresa?

vpn-segurança

 

O home office já é realidade para 55% dos profissionais no Brasil. No modelo de trabalho, o profissional não precisa estar dentro da empresa, apenas ter uma conexão que permita acessar sua rede. Com isso, o uso da VPN é extremamente importante, pois permite que a ação seja realizada com maior segurança.

 

A VPN garante que o acesso à rede interna da empresa seja feito, por um profissional que está em qualquer lugar do mundo, de forma segura. Entenda melhor o que é esse recurso e porque é imprescindível para sua empresa. 

 

O que é VPN?

A Rede Virtual Privada (Virtual Private Network – VPN) é um mecanismo de segurança por onde o tráfego de dados na internet é feito de forma privativa. Todo tráfego realizado por meio de um VPN é feito de forma segura e criptografada. Caso alguém esteja observando o fluxo de dados entre dois pontos de conexão, não poderá acessá-los. 

 

É mais seguro levar as informações de um ponto a outro da rede, sem correr o risco de que cibercriminosos estejam observando e preparando um ataque. A VPN atua como se fosse um firewall protegendo o computador, enquanto os dados trafegam pela rede. 

 

Por esse motivo, é amplamente usada em empresas que permitem a modalidade de trabalho remota. O profissional acessa a rede corporativa com maior segurança, pois ela está protegida de ponta a ponta. 

 

Como uma rede VPN funciona?

O objetivo da VPN é permitir que dois ou mais computadores se conectem de forma segura independente de onde estejam. Para isso, é necessário conectá-los a uma rede de internet e usar um programa ou comando de VPN em cada ponta. 

 

Na hora de acessar a rede da empresa, o computador que está recebendo o acesso identifica o IP da máquina que está solicitando o acesso. A identificação é feita, em grande parte dos casos, por um login e senha do funcionário. 

 

Tipos de conexões VPN

Pelo ponto de vista da topologia da rede, as conexões VPN podem ser divididas em dois tipos: Client to Site ou Remote Access e Site to Site ou Gateway to Gateway. Saiba quais são as características e diferenças desses dois tipos a seguir:

 

VPN Client

Conecta usuários remotos pontuais à rede. Esse tipo de rede é o mais recomendado para empresas que precisam alocar um colaborador dentro da empresa do cliente.

 

Nesse caso, o profissional se desloca para o cliente, com seu dispositivo corporativo. Uma estrutura de VPN Gateway é criada na rede do cliente e um VPN Client no dispositivo do colaborador – para permitir acesso à rede da empresa, com segurança.

 

VPN Gateway

A VPN Gateway conecta uma rede remota à uma rede local e costuma ser utilizada por empresas que precisam interligar unidades de negócios, como é o caso de uma matriz e suas filiais. Para que isso seja feito de forma segura, utiliza-se uma túnel VPN Site to Site.

 

As filiais devem ter uma conexão VPN Client configurada na rede local e o certificado gerado no VPN Gateway da matriz. A conexão é feita de forma segura, fechada pelo túnel VPN e disponibilizada para toda a rede. Assim, não é preciso configurar um VPN Client para cada dispositivo. 

 

Quais os benefícios da VPN para sua empresa?

vpn-segurança

 

Redes corporativas precisam operar com total segurança. Manter os dados sigilosos protegidos é um desafio que pode ser contornado com soluções que permitem a criptografia na troca e envio de informações. Veja como uma rede de proteção privada pode ajudar: 

 

  • Mobilidade: é possível conectar com locais diferentes, como se estivessem no mesmo espaço, com total segurança;
  • Produtividade: diminui a preocupação e os riscos que acabam limitando a produção dos profissionais, aumentando sua produtividade;
  • Economia: uma rede protegida tem menos riscos de perda de dados, com isso não será necessário investir em soluções para reverter danos;
  • Segurança: os profissionais não usarão redes gratuitas, o que diminui os riscos de invasão de cibercriminosos.
  • Escalabilidade: ter uma rede protegida diminui a preocupação, os riscos e possíveis danos causados por ataques cibercriminosos, com isso gestores podem se dedicar a outras áreas estratégicas da empresa. 

O uso da VPN proporciona inúmeros benefícios para as empresas, que vão depender, principalmente, das necessidades de cada negócio. O principal ponto desse serviço é que resolve problemas de conectividade, ao mesmo tempo em que mantém a rede segura. 

 

Gostou do conteúdo de hoje sobre VPN? Então, você vai gostar deste também sobre proteção contra ciberataques! E não se esqueça também de baixar o nosso material rico abaixo: