Sua empresa aderiu ao home-office? Saiba como gerenciar a rotina dos seus colaboradores
Segundo dados da Pesquisa Home Office 2018, realizada pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades (SOBRATT), 45% das empresas brasileiras já adotam a prática do home-office e 15% avaliam a viabilidade da medida ou planejam sua implantação.
E os fatores responsáveis pelo constante crescimento desse modelo de trabalho são vários e vão desde a busca por melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, até redução de despesas com espaço físico nas empresas ou mesmo preocupação com o meio ambiente e com a poluição gerada pelos congestionamentos de veículos, por exemplo.
Mas os benefícios não se restringem a isso. Muitos funcionários que trabalham em casa, afirmam que a mudança permitiu melhorar seu engajamento no trabalho, reduziu a carga de stress, permitiu que eles se sentissem mais confiantes e trouxe ganhos diretos na qualidade de vida pessoal e familiar.
Mas, como tudo na vida, o trabalho remoto também tem seus desafios. Isso porque a maioria dos gestores e gerentes ainda não está familiarizada com os novos formatos de gerenciamento de funcionários à distância, o que, num primeiro momento, pode gerar desconfiança e insatisfação.
Por isso, contar com as ferramentas certas pode ajudar a otimizar parte do processo e auxiliar na administração dessas questões de forma automatizada e sem desgastes pessoais desnecessários.
Confira algumas das nossas sugestões:
Incentive os apps para videoconferência
A solidão é uma das queixas mais comuns sobre trabalho remoto, com funcionários perdendo a interação social que ocorre normalmente em um ambiente de escritório. E os colaboradores mais extrovertidos são os que podem sofrer mais com o isolamento a curto prazo. Por isso, as videoconferências são fundamentais. Abuse das ferramentas de bate-papo por vídeo (como Skype, Google Hangouts e Zoom) e recorra a elas sempre que puder.
Foque na segurança
Com uma equipe trabalhando de forma remota, mesmo que os colaboradores estejam instruídos sobre a necessidade de evitar o uso de Wi-Fi público, de garantir que os roteadores Wi-Fi domésticos sejam suficientemente seguros e de verificar a segurança dos dispositivos que eles usam para trabalhar, fica difícil garantir que seu servidor estará 100% seguro. Por isso, busque fechar quaisquer vulnerabilidades que a empresa possa vir a ter e foque em garantir que documentos e arquivos sigilosos permaneçam confidenciais, independentemente de qualquer coisa.
Aposte em boas ferramentas
Para ajudar nesse processo de reforçar a segurança dos dados da sua empresa, tornando-o ainda mais simples e seguro, nós desenvolvemos o FWC Connect, que facilita o acesso às ferramentas oferecidas pelo ERP da empresa com as vantagens da segurança dos dados em nuvem e da mobilidade para utilizar o sistema de qualquer local, bastando apenas uma conexão à internet.
Além disso, também passamos a oferecer recentemente o FWC Connect Plus, uma solução de conexão remota que atende os protocolos de segurança, visando levar flexibilidade e ainda mais controle para o dia a dia da sua empresa. A ferramenta possui acesso via browser, podendo ser utilizada por colaboradores em qualquer lugar do país e do mundo.
Outra vantagem é que a novidade conta com extensões para aumentar ainda mais a segurança dos seus dados, como a autenticação de dois fatores (Two Factor), por exemplo, que registra um código de autenticação dinâmico para cada usuário, e o Advance Control, que possibilita, entre outras coisas, definir as permissões de acesso (como dias e horários de cada colaborador), especificar locais de acesso baseados em localizações geográficas e gerenciar a jornada de trabalho dos membros da equipe.
Saiba mais sobre cada uma delas:
Two Factor
Fácil configuração Possui configuração simples e ainda permite que, caso algum usuário perca ou substitua seu dispositivo de autenticação, um novo código seja gerado de maneira rápida e fácil. | Fácil de usar A extensão oferece conveniência para os usuários, ao fazer login em aplicativos com o Facebook ou com o Twitter, mas conta com a segurança adicional das senhas dinâmicas. |
Camada extra de segurança Protege do risco de vazamento, fornecendo senhas fortes e sem atritos. Com um único toque, os usuários podem gerar dados dinâmicos e únicos. | Disponível offline É possível gerar o segundo fator de autenticação a partir de dispositivos móveis de modo offline, ou seja, sem a necessidade de uma conexão de internet. |
Advance Control
Conexão Localizada
| Defensor Bruto
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Permissões Centralize e organize a lista de permissões de usuários/grupos e de pasta/arquivos, deixando tudo visível em um único painel | Horas de trabalho Delimite os dias e horários necessários para as suas operações comerciais. Com isso, acessos realizados fora do horário são bloqueados |
E o melhor: essas extensões são opcionais e independentes, podendo ser adquiridas em conjunto ou de forma individual, conforme a necessidade do seu projeto.
Para saber mais sobre as ferramentas, entre em contato conosco.